quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Descanso parcial…

Ultimamente tenho andado a tratar muito mal este meu blog mas nem sempre se tem a cabecinha disponível para andar por aqui. Acho que são fases, como todos nós temos relativamente a tudo na vida.

Deixo-vos com umas coisas curiosas que deixam ver como este mundo, ou melhor, a condição humana, é tão estranha…

1. Tribunal nos USA

Cinto de segurança
Acidente de viação no Estado do Texas. Uma rapariga, de 23 anos, conduzia um Honda a alta velocidade. Ao seu lado acompanhava-a uma amiga de 20 anos, sóbria. O carro acabou por embater contra um poste de electricidade, caiu para um lago e a condutora  morreu de imediato. Os familiares da vítima mortal pediram uma indemnização à marca de automóveis japonesa por fabricar um cinto de segunrança “difícil de desapertar por um condutor alcoolizado debaixo de água”. Surpreendemente, o Supremo acabou por dar razão aos pais da vítima mortal.

Café a fever
Uma mulher do Estado de New Jersey entornou o café bastante quente no seu colo, numa das suas inúmeras idas ao McDonald’s. Resultado: acabou no hospital com queimaduras de terceiro grau. O tribunal norte-americano deu razão a esta cidadã norte-americana e conceceu-lhe uma indemnização correspondente a dez mil euros. O juiz considerou que a empresa deveria ter tido cuidado na temperatura da bebida.

2. Bairro Alto – Lisboa

A partir do próximo fim-de-semana, e por acordo entre os comerciantes locais+juntas de freguesia e a Câmara Municipal de Lisboa, os bares e restaurantes no Bairro Alto vão passar a estar abertos até às 3h00 e não 2h00 como até agora. Ainda tentaram até às 4h00 mas, por enquanto, ainda não deu. Vão ser igualmente criadas 15 novas esplanadas. Restaurantes passam a estar abertos a partir das 12h00. Um reforço policial gratuito para os comerciantes vai acompanhar estas novas medidas.

3. Isaltino Morais – Autarca de Oeiras

Foi condenado a 7 anos de prisão e perda de mandato de Presidente da Câmara por todas as negociatas que fez “debaixo da mesa” em proveito próprio. Vai recorrer, claro o que lhe vai dar uma grande margem de manobra. Já disse que ia concorrer novamente à presidência da cãmara.

Os concorrentes de outros partidos já disseram que, durante a campanha, não vão comentar esta condenação… Pudera, digo eu… têm todos telhados de vidro… uma vergonha…

Só Marques Mendes, em 2005, quando na presidência do PSD, rejeitou estas vergonhas não deixando que Isaltinho e o maluco do Valentim Loureiro se candidatassem pelo PSD. E mais… propôs um decreto-lei que impedisse os políticos envolvidos na justiça – acusados de ilegalidades – se pudessem candidatar a tais lugares. Claro que a Assembleia, a princípio, concordou – para não dar muito nas vistas – mas o certo é que nada fez para andar para frente com tal decreto-lei.

Gostava de estar vivo daqui a uns 200 anos para ver se o sistema político actual ainda estará então presente. Será que iremos parar ao 1984 do George Orwell ou outro modelo político qualquer que impeça todas estas vergnhas ? Duvido muito… A condição humana é como é e nunca haverá grande volta a dar…

Felizmente que – e espero que assim continue a ser – continuarão a existir excepções que confirmem as regras…