quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

IPad - fantástico

 

Não é de hoje que estou rendido à Apple. Já vem de há bastante tempo e espanta-me como é possível um só homem, Steve Jobs, com todas as suas qualidades e defeitos – como todo o Homem – um génio, tenha vindo a ter a capacidade de mudar o mundo a este ponto. Em Portugal, a expressão da Apple ainda não é muito acentuada mas por certo que é demais conhecida, merecendo respeito. Uma capacidade de inovação digna de inveja, tornando o que aparentemente pode ser difícil como fácil.

Há tempos que estou para mudar para o Mac e produtos afins da Apple. Já o tenho feito  mas, falando do computadores, ainda não aconteceu por razões diversas. Não faltará muito.

Desta vez, apresentou o IPad, um produto lindo que espero comprar quando se encontrar em venda.

Vejam…


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Cama: dormir juntos ou separados ?

 

Uma coisa bem curiosa… segundo um artigo da New Science e teste realizado na Universidade de Viena, feito a oito casais, sem filhos, e durante vinte dias, foram questionadas as vantagens e desvantagens de um casal dormir junto, na mesma cama. Para isso, dormiram juntos 10 dias, na mesma cama, e outros 10 dias em quartos separados.

Conclusões:
Dormir acompanhado pode reduzir, temporariamente, as capacidades mentais, sobretudo tratando-se do sexo masculino. Quando se partilha a cama, o sono é mais agitado, constantemente ameaçado pelos ruídos do outro, pela gestão da temperatura ideal e, claro, pela luta pelo edredon ou cobertores. Mas enquanto as mulheres parecem ter um sono mais profundo, os homens, coitados, dormem aos solavancos e os maus resultados são visíveis no seu desempenho no dia seguinte: estão mais rabugentos, mais stressados e têm piores resultados nos testes de aptidão intelectual.

Todos eles tinham um monitor no pulso e a obrigação de, na manhã seguinte, deixarem medir os seus níveis de cortisol (hormona do stress), responderem a um questionário e sujeitarem-se a uma série de exercícios.

A conclusão foi a de que as cobaias de ambos os sexos passam uma noite mais agitada quando dormem juntos do que quando dormem separados. As mulheres admitem que dormir sózinhas as deixa mais descansadas mas  os homens, embora digam que dormiram melhor com a sua parceira (medo de represálias ?), são desmentidos pelos resultados científicos. Para justificar a resistência que o sexo feminino tem ao regime de cama partilhada, os investigadores alegam que elas podem estar programadas para um sono interrompido, nomeadamente porque amamentam ( coisa estranha, não é ? – nota minha).

E agora, perante isto, que dizer ? Naquelas noites de festa, acho que dormir juntos será, sem dúvida, “obrigatório”. E nas outras e com o tempo ? Não sei mas parece-me que juntos é bem melhor…

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Igreja e relações sexuais – casamento gay

 

Mais uma a juntar à Igreja Católica mas que no fundo não causa espanto, infelizmente. A propósito do casamento gay. Não me cabe defender da justeza ou não do casamento gay. Não é isso que aqui pretendo discutir pois é um tema puramente subjectivo.

Foi publicado um livro “E porque não?” que defende o não casamento gay, em que um dos co-autores é o Padre Gonçalo de Almada.

Então, diz ele:

«Uma pessoa que tem esta tendência e opta por viver de acordo com essa tendência, é uma pessoa que exclui o matrimónio e, portanto, exclui também aquilo que é próprio do casamento. Na moral cristã, as relações sexuais só fazem sentido no contexto do casamento e no incentivo da família e na complementaridade da própria vida».

Ou seja, quer ele dizer que relações sexuais só para a procriação e, portanto, estão vedadas aos homosexuais !

Não é novidade esta posição da Igreja, já assumida antes e em vários casos, nomeadamente na não utilização do preservativo.

Até quando a Igreja Católica irá deixar de estar cristalizada no tempo?

Nem comentários consigo fazer…

sábado, 2 de janeiro de 2010

Sociedade a caminhar para o individualismo ?

 

Já tinha uma ideia sobre a taxa actual de casamentos e divórcios e sobre a qual aqui escrevi há tempos – Casamentos, divórcios e ainda desigualdades.

Só não tinha ideia – que acaba por ser lógico ou não – que as coisas estavam como estão, isto sem qualquer tipo de crítica ou julgamento.

Uma notícia que li sobre uma afirmação de um escriturário da 2ª Convervatória do Registo Civil do Porto, que dizia:

“Mais de metade das crianças registadas são filhos de pais solteiros ou divorciados”.

Reflexos de todo um estilo de vida da sociedade tão diferente do passado…