domingo, 27 de junho de 2010

iPhoda.se para o fumar!!! Dia 11

E vou continuando com a minha odisseia, com uns dias mais fáceis, outros mais difíceis.  Ontem foi dos dias difíceis: por razões que não são relevantes para aqui, fumei duas cigas mas, curisosamente, o sabor já não foi tão bom como quando fumava ( ahhhhhhh agora gostei desta! dizer “como quando fumava” ! ).

Não se pode dizer que as coisas estejam a correr mal de todo. Em 11 dias, fumei, ao todo, 3 ciga(rrilha)s. Tenho continuado a mastigar as tais gomas de nicotina a uma média de 3 por dia.

Ginásio – leia-se exercício físico – ainda não recomecei, o que é bastante importante em alturas destas. Mas vou lá sim.

E continua a valer a pena o esforço…

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Somos bons ou não?

Nisto é que o Zé Portuga é bom…

smile_teeth

Coreia

 

Confesso que até fiquei com pena deles, jogadores, e não do tal presidente maluco, Kim Jong-il. Nem sei o que ele irá fazer aos jogadores…

Curioso e interessante ler o que se vai passando na Coreia do Norte depois dos 7-0. Ler aqui

iPhoda.se para o fumar!!! Dia 7

Pois é… esta luta não tem sido fácil e ontem à noite mais difícil se tornou. Estava com a cabeça um bocado aos saltos, aborrecido, e porque  tinha um dente avariado não podia mastigar as tais gomas. As duas coisas juntas  fizeram com que desse a mim próprio umas tréguas e lá fumei uma ciga. Em 6 dias, fumar uma ciga não me parece muito mau. Não o deveria ter feito mas também não quero ser demasiado fundamentalista. Estava habituado a fumar umas 10 a 15 cigarrilhas café creme por dia e esta paragem radical não está a ser nada fácil.

Hoje estou de novo de pedra e cal e a continuar cheio de força para me continuar a aguentar.

A quem me tem deixado comentários em apoio a esta luta, o meu merci smile_regular

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Recordar Saramago…

 

“Não merecemos a vida,

as religiões foram e  continuam a ser

instrumentos de domínio e morte”

.

José Saramago, Jornal “O Globo”, 17 de Janeiro de 2009

 

Nota: Tenho educação católica. Sou baptizado, com catecismo, crisma, profissão de fé, mãe catequista, etc, etc, etc.

domingo, 20 de junho de 2010

iPhoda.se para o fumar!!! Dia 4

E depois de um bom almoço e com um café na mão, vi-me a olhar em todas as direcções à procura da minha caixa de cigarrilhas, a pensar “e agora uma bela cigarrilha com o café. Onde estará a caixa das cigas?”.

E foi nesta altura que me lembrei: “iPhoda.se!!! Já não fumo!!! Puta de ideia a minha!!!”

 

E pensei: Aguenta-te!!!

 

E aqui continuo a aguentar-me. Agora e neste caso, vim aqui escrever para me distrair e ganhar força assim.

 

iPhoda.se mesmo!!!

sábado, 19 de junho de 2010

iPhoda.se para o fumar!!! Dia 3

 

Nicorette_19Jun10

E hoje no terceiro dia depois de ter tomado aquela decisão de macho estilo “ foda-se! não tens vontade própria? Grrrrrrrrrrr”…

Raio de ideia a minha! Mas agora está a ser aguentar. Ontem foi bem complicado e principalmente a seguir ao jantar. Estive ocupado durante o dia o que deu para me ir distraindo mas à noite, depois do jantar, foi  bem chato. A tal vontade de pegar numa cigarrilha intensificou-se mas aguentei-me. E resolvi ir para a cama mais cedo e de copos praticamente nada pois ainda puxam mais.

No dia 1 mastiguei uma goma, ontem duas e hoje uma apenas até agora pois já estava a ficar bem aflito. Antes tinha tomado uns bons sumos e seis fatias de bolo de chocolate. Agora começo a perceber porque dizem que quando se deixa de fumar normalmente a consequência é engordar. Só que não posso deixar que isso aconteça e por isso tenho que esquecer a preguiça e voltar ao ginásio regularmente.

Meu peso normal são 65 kgs e hoje ao pesar-me contava com 75 kgs! Fogo! Um verdadeiro exagero! Sempre usei o mesmo número de roupa ao longo dos anos. Nunca comprei números acima quando engordava. Sempre que sentia a roupa a ficar apertada, aí ia dose reforçada de ginásio e dieta. E não vai ser agora que vou mudar de comportamento. Principalmente numa altura destas.

Ahhhhh! E um dos efeitos secundários destas pastilhas são soluços! E tenho-os tido sempre que mastiguei cada uma destas 4 gomas até agora. Chato mesmo! Mas estou-me a aguentar. Até agora, nada de cigarilhas e a respirar limpinho. Muito bom mas bem fodido que está a ser.

Cabrão de vício este!!!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

iPhoda-se para o fumar!!! Dia 1

A noite (de sono) não tinha sido muito boa. Tinha jantado bem e continuado melhor depois de uns copos e cigarrilhas a acompanhar. Quanto a estes últimos, foram um abuso mas cujos reflexos se fizeram sentir durante a noite de sono. Bem maus. Má disposição e pulmões aparentemente entupidos. Lembrei-me de que já duas noites antes a coisa não tinha corrido muito bem.

Há tempos que vinha já a sentir algumas dificuldades em respirações profundas e espaçadas, principalmente à noite, aquando do sono. E sabia claramente que a culpa era do tabaco. Mais disso tinha a certeza quando, depois de sair do ginásio, a respiração era sempre completamente diferente. Parecia que tinha feito uma limpeza geral aos pulmões. O ar entrava e saía facilmente como se de um luxo se tratasse! Até me fazia lembrar a força do Asterix e Obelix  quando a construírem os edíficios a pedido da Cleópatra para o César!

E eu, estúpido e apesar de saber tudo isso, talvez uma meia hora depois, lá pegava numa cigarrilha e estragava tudo. A partir daí, o tal ar que havia entrado tão facilmente nos pulmões há meia hora atrás, e que contribuia para a tal sensação de nos sentirmos donos do mundo sempre que saímos de uma sessão puxada de ginásio, desaparecia.

Sei que o cheiro a tabaco não é coisa muito boa embora tivesse tentado minimizar com a substituição dos cigarros por cigarrilhas. Melhorava mas não muito. Admiti que as cigarrilhas fizessem menos mal que os cigarros o que realmente acontece, mas a merda é toda a mesma: seja ela mais ou menos, não deixa de ser merda!

E aborrecia-me comigo mesmo por me cansar demasiado sempre que corria um bocado mais do que o supostamente normal. Ia-me lembrando também dos cancros de pulmão, doenças afins e, sobretudo, da qualidade de vida.

Até que ontem pensei: Chega!  E fui-me mentalizando que poderia ou deveria voltaria a pegar em tabaco. Na altura não sabia se tais intenções seriam apenas sonhos ou pesadelos.

Os dois dias antes foram passados a reflectir no que fazer e se o tal momento que tanto andei a adiar havia ou não chegado. E tomei então daquelas decisões tipo “1 de janeiro” mas que, neste caso, queria que fosse definitiva.

Optei por guardar para mim, a princípio, tal decisão para, no caso de querer voltar atrás, ser bem mais fácil e não ter que dar parte de fraco! :) A única coisa que disse, um bocado mais tarde foi : “Tenho que ir à farmácia comprar duas coisas. Uma delas é daqueles comprimidos que dizem haver para ajudar a deixar de fumar”.  Lembro-me que disse isto um bocado a medo e como que não dando grande importância. A ideia era, claro, o não querer comprometer-me com o que havia acabado de dizer.

E lá fui à farmácia. A segunda coisa que comprei foram mesmo os tais comprimidos. Mesmo a pergunta que fiz ao farmecêutico foi gira, sempre com o tal ar de suposto  descomprometimento: “Olhe, parece que existem uns comprimidos para ajudar a deixar de fumar. Como é isso e como funciona?” Aí, ele foi buscar uma coisa que não são comprimidos mas sim gomas que têm nicotina impregnada, de nome Nicorette. Têm duas dosagens: 4 e 2 mg.  Começa-se com 4 e, mais tarde, passa-se a 2 mg. Recomendou-me mastigar 3 por dia. Cada embalagem tem 30 gomas. Se mastigasse 3 gomas por dia, uma embalagem daria para 10 dias.

E lá me vim embora da farmácia com as gomas com 4 mg de nicotina no saco plástico, juntamente com a primeira coisa que tinha também comprado. A pensar se iria ter uma conversinha com o Gigante Adamastor no Cabo das Tormentas sobre esta porra do “iPhoda-se para o fumar!!!”.

Mastiguei uma goma. Foi mesmo esquisito. Um gosto estranho. Mas neste dia 1 estou a aguentar-me sem pegar em tabaco. E é melhor ir dormir cedo para ver se dá para acabar o dia mais depressa em “smoke free”. E aqui vou eu rapidamente!

Complicado vai ser amanhã e dias seguintes. A ver vamos como será… Se tiver alguma recaída e fugir ao Cabo das Tormentas, prometo que não faço batota e venho aqui confessar-me…