domingo, 21 de dezembro de 2008

Natal...

 led-christmas

Sei que pode parecer um cliché mas o natal, de há tempos a esta parte, acabou, para mim, por perder grande parte do seu significado. Tive uma educação católica, tendo passado por todas as fases de uma educação tradicionalmente religiosa: primeira comunhão, missas dominicais, crisma, profissão de fé. Só que a vida, no seu todo, tem me vindo a mostrar que as coisas não são tão lineares como supostamente o deveriam ser. Falo da igreja em sim - constituída por homens  - assim como da sociedade em geral, plenas de hipocrisias. Não tenho por hábito falar de três temas que já sei serem carregados de subjectividade e, por isso, dispensáveis de opinar - religião, política e futebol - mas, como toda a regra tem a sua excepção, hoje é o dia da excepção.
Não gosto de ter data marcada para exercícios e demonstrações de amor ao próximo para, no dia seguinte, tudo voltar à normalidade, ou seja, a selva onde habitamos e da qual permanentemente nos tentamos resguardar.

Percebo que as pessoas, nesta altura do ano, deixem vir ao de cima o que têm do seu melhor, impulsionados por uma tradição, história e marketing, triologia esta suficientemente poderosa para os fazer cantar e espalhar a palavra amor (a palavra, não o sentimento), mesmo nos corações mais empedernidos. É como que um exorcismar anual de todos os seus pecados. Faz-me lembrar, há anos, quando o tabaco entrangeiro era um luxo em portugal, um fulano que, durante os 12 meses do ano, andava sempre à crava de cigarros. No natal, comprava um maço de marlboro e oferecia aos amigos, os quais ficavam sensibilzados e não resistiam ao seu pedido de um cigarro durante todo o resto do ano, recordando este gesto isolado "comovente".

De forma alguma condeno toda esta prática natalícia. Apenas a registo e compreendo. Mas haja liberdade para as diferentes formas de sentir. Como a minha. Sem acusações.

Para as pessoas que senti perto de mim durante o ano e que o exteriorizaram especialmente nestes dias de festa, deixo aqui o meu reconhecido agradecimento, gostando de poder retribuir tal sentimento em dobro, se possível... Para elas e também para todos os outros, como condição humana que são, manifesto meus desejos de paz, amor, saúde e tranqulidade, não sem acrescentar o seguinte...

Temos sempre a tendência de querermos o que não temos...
O meu forte desejo é que todos encontrem a felicidade no que têm...

Um presente que aqui deixo, em formato de música. 
Enjoy...

Notinha: se a minha mãe visse este post, dava cabo de mim! :)))

31 comentários:

Su disse...

----------assim é------------------
sem mas.............
sem mais............

jocas maradas .sempre

gabrielle disse...

Meu querido, este texto esta muitíssimo bem conseguido, e decerto nem a tua mãe seria capaz de o contradizer, quando muito, tentaria complementá-lo com algumas noções básicas que nascem da fé e são, por isso mesmo, invioláveis!

O Natal como festa do amor (sentimento muito maior que a palavra) só faz sentido se não o transformarmos na festa estéril e vazia para que a sociedade nos encaminha - o Natal material da "economicidade" comezinha.

Quando se vive todos os dias em plena liberdade de consciência, sem ódios nem rancores, sem preconceitos nem racismos, sem mentiras nem enganos, sem injustiça e com bondade, não precisa de exames de balanços anuais a não ser para contar bênçãos (o que também é importante).

Um dia para celebrar o nascimento do Jesus Menino é a cereja no topo do bolo de quem acredita... ou apenas mais um dia de festa (ou não) para o resto da humanidade.

Eu, no entanto, penso, que todas as oportunidades para espalhar mensagens de Paz e de Fraternidade e socorrer quem precisa devem ser benvindas. Muitos de nós, vivemos encarcerados num egoísmo escravizante, numa mágoa constante, numa cegueira atroz que não nos permite ver a humanidade do OUTRO, e precisamos destes pequenos/grandes sinais para despertarmos para o essencial: a nossa condição HUMANA.

Uma das minhas actividades de preparação do Natal, consistiu na angariação de fundos para um hospital pediátrico que atende gratuitamente os mais desfavorecidos, esta causa meritória merece apoio incondicional ao longo de todo o ano, quem dera eu tenha semeado raízes de partilha que floresçam e dêem frutos durante todo o ano, caso tal não aconteça, ficará a semente, e das boas sementes nascem bons frutos, ainda que não me caiba a mim colhe-los - é mais uma crença minha!!!

Participei já em várias festas de Natal, e coloquei em cada uma delas o presépio em primeiro plano - garanto que foi sempre bem recebido!

De resto, cuido da minha família como posso, e preparo o melhor ambiente que consigo: com humildade, na verdade, na transparência e na pureza de intenções, isto é Natal! Não obstante eu não ter comprado, ainda, um único presente. Nem ter agradecido, ainda, àqueles que mais amo, terem partilhado a sua vida comigo. Mas algo me diz que ainda vou a tempo...

Obrigada... Santo Natal... Um beijo.

P.S. - linda a música :)

AnaMar (pseudónimo) disse...

Belo desejo este último...mas não correremos o risco de nos acomodarmos e de deixarmos de desejar? E de sonhar? De procurar o que não temos?
O Homem ambiciona sempre mais...É natural na espécie.
Quanto ao Natal, este ano não sinto espírito natalício...O mesmo que relembro da infância, de fantasia e paz e fraternidade.

Cada vez vejo um Natal comercial, hipócrita a servir de justificação para a "sopa dos pobres".

Então, num acto muito meu, de rebeldia para quem me conhece, cada ano que passa o meu Natal vai ficando diferente, adaptado ao que resta da minha infância e de verdadeiro espírito de amizade, paz pela qual luto todos os dias.

Este Natal não ofereço presentes. Só tenho para dar o meu carinho em amizade e amor que vou expressar através dos tradicionais Cartões de Boas Festas.

Aqui deixo os meu votos do melhor Natal possível, para TODOS.
Um beijo

Sensualidades disse...

quando encontramos a felicidade queremos logo ir a procura dela outra vez, o conforto nao esta em ser feliz mas na procura da felicidade

Jokas

Paula

Mateso disse...

Porém... aqui vai..
Um Feliz Natal com toda a felicidade do mundo ....pese todo o resto.
Bjinho

Anónimo disse...

Eu fui educada da mesma maneira que tu, e sinto e penso de igual modo, com a agravante de ser mulher.

Penso que és capaz de saber como te compreendo!

Porque odeio a mentira e a traição resolvi terminar um casamento de 38anos para voltar a ser feliz, seja de que maneira for.

Quanto ao Natal, para mim já foi fantástico, actualmente não pactuo com a loucura da troca de presentes, que só é boa para o comércio, porque as manifestações de carinho fazem-se sem dia marcado. Odeio hipocrisia!

Adorei a musiquinha de Natal que escolheste.

Beijo

Peach disse...

Desde que o meu pai morreu na noite de natal, por negligência médica... o natal deixou de fazer sentido...no entanto...

Um feliz natal para ti cheio de prendinhas boas e gostosas, junto das pessoas que mais amas.

Desculpa andar tão afastada dos comentarios, mas tenho andado cheia de trabalho e com coisitas pra fazer ;)

beijossssss
voltarei em breve

Pearl disse...

Shelyak lindo o teu ultimo desejo...

desejo-te um feliz Natal com tudo de bom para ti e os teus!

beijos

Vitória disse...

Desejo-te exactamente o mesmo.;P

Boas Festas.;)

Beijo

O Profeta disse...

Sabia apenas que era um pequenino naquela longa noite
No celeste um luminoso sorriso me chamava
Lançou-me aos olhos raios de deslumbrante luz
Era a minha prenda, uma brilhante…Estrela Alva…

Um Mágico Natal para ti querido amigo que ao longo deste ano me visitaste. Que a Estrela Alva te ilumine neste Natal.

Abraço

O Profeta disse...

Sabia apenas que era um pequenino naquela longa noite
No celeste um luminoso sorriso me chamava
Lançou-me aos olhos raios de deslumbrante luz
Era a minha prenda, uma brilhante…Estrela Alva…

Um Mágico Natal para ti querido amigo que ao longo deste ano me visitaste. Que a Estrela Alva te ilumine neste Natal.

Abraço

Anónimo disse...

Mas não se pode, simplesmente, gostar do Natal pela festa que é? Por ser um pretexto para estar com a família de quem gosto, receber os poucos presentes que tenham para me dar e dar os muitos que tenho para as crianças, comer coisas boas, e estar feliz? É por isto que gosto do Natal.
Em termos de tradição e Deus e Jesus e tal, nada me diz, até porque não tive educação alguma acerca.
O Natal é um pretexto, nada mais, para ter uma festa no ano, a juntar aos aniversários de todos os que compõem a família mais chegada, com a diferença que não há nenhum que seja o centro das atenções, somos todos (e, principalmente as crianças).
Bom Natal para ti!

Red Light Special disse...

Que o Natal seja sempre que o Homem o quiser, e que esse desejo aflore aos nossos corações o ano inteiro e não com datas marcadas!
Todavia, se com data marcada o desejo de fazer o bem e partilhar amor com o próximo for verdadeiro, acredito que mais vale uma vez por ano do que nunca.
Eu pessoalmente não me contento com uma data só... vejo que tu também não.
Beijos meus para ti***

Anónimo disse...

Encontrar a felicidade no k se tem...

reflexão expresso:

dois posts num curto espaço de tempo....( sabes k gosto de os ler...) logo tou feliz! obg!

até tava capaz de te desejar um "santo" natal, mas seria provocatório...

ego natalicio da marialterego

Unknown disse...

E, no entanto ainda hoje ouvi alguém dizer "Fogo... eu tenho tudo!"
Incrível como, mesmo tendo tudo, nos falta sempre um bocadinho de alguma coisa.

E vou para a caminha com excelente música de fundo... Obrigada :)

beijo

O Sousa da Ponte - João Melo de Sousa disse...

Votos de Bom Natal.

DoisaboresEle disse...

Somos uns eternos insatisfeitos...E queremos ter sempre mais e mais e mais...
No dia em que conseguirmos olhar simplesmente para o que somos e não para o que temos...então aí seremos felizes.

um bom Natal e um óptimo 2009.
Beijos saborosos

Anónimo disse...

Um bom natal para ti e para a tua família. Vivendo a felicidade nas pequenas coisas que temos e que vamos sonhando.

Jokas

Fenix disse...

Feliz Natal e Próspero 2009!

Abraço
Fenix

ACP disse...

As mães têm dessas coisas, n entendem q os tempos são outros, q já n gostamos de andar com os olhos fechados a fingir...

Qto à tua relação com a igreja... como eu t'entendo!

E para concluir, mto obrigada, gostei mto do teu voto natalício:
"O meu forte desejo é que todos encontrem a felicidade no que têm..."
Basta isso para sermos felizes! :)

Beijinhos e 1 Santo Natal

Patrícia Manhão disse...

FELIZ NATAL!!!

e muuuuuiiiitttttooooossssss beijos

JT disse...

Grande verdade, todos querem o que não têm ;) Grande Abraço e Bom Natal

Sofá Amarelo disse...

O maior abraço, meu irmão!!!

Que o NATAL traga essas coisas que só a imaginação alcança!

Um forte abraço do

Sofá Amarelo!!!

Maria Manuela disse...

Bem, eu não sou o melhor exemplo de como nesta altura sobressai o melhor das pessoas. Aliás, acho que é nesta época que toda a minha impaciência, frontalidade e falta de paciência atingem o ponto...

Quanto a ti, desejo-te um Natal doce.

Aquele abra e beijo

Leonor disse...

Um Natal muito feliz.

Beijinhos

t3resopolis disse...

Ufff... já acabou...
Raios, que altura do ano mais terrivel,
Agora.... iiiiuuuupppiiiiiii

ANO NOVO ...que venha Ele...

beijinhos, ainda a cheirar a canela

Fresquinha disse...

Pois é mesmo um cliché. Muito na moda hoje em dia. E sabes que toda a gente que não gosta nada do Natal, passou o Natal com a família ????

:-)

Poi, o Natal é um cliché de que se gosta.

Luís Galego disse...

Gostei deste quase manifesto...Parabens e subscrevo na integra...

Sarah disse...

O que a vida nos vai ensinando... Apesar de compreender o "quase manifesto" (como alguém disse mais acima), nesta quadra Natalicia faço votos para que tu e outras pessoas que sentem como tu deixem entrar a chama que permite que o verdadeiro Natal não morra nunca! O verdadeiro Natal está dentro dos nossos corações ;)
Beijinhos doces

P.S. como já tens outros posts, não me devem cair em cima por causa deste coment um tanto lamechas eheheh

Shelyak disse...

Sarah,
De lamexas nada tem. Apenas são diferentes formas de ver as mesmas coisas, talvez...
Beijinho para ti!
:)))

Sofá Amarelo disse...

Meu irmão, aqui vai o maior abraço do ANO... e que se estenda por 2009!

do

Sofá Amarelo!!!