sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sigilo Bancário – séria problemática !

 macacaRir
A tal funcionária do Montepio pensando na problemática do sigilo bancário…

 

Local: Banco Montepio, Praça de Londres, hoje.

Eu: Queria depositar €50 euros na conta de “fulana tal” (dei nome completo), se faz favor.

Funcionária: Qual o número de conta ?

Eu: Não sei. “Fulana tal” pediu-me para depositar este valor na sua conta e já não é a primeira vez que o faço mas em outra dependência, bastando para isso o nome completo.

Funcionária: Se não me der o número da conta, não posso fazer o depósito.

Eu: Mas porquê ? Pode ver o número da conta através do nome.

Funcionária: Nunca ouviu falar de sigilo bancário ? E se o senhor apenas quisesse saber se “Fulana tal” tinha conta neste banco ? Tem que me dizer o número da conta.

Eu: Devem estar todos loucos !  (mas a pensar que o que deveria ter feito era pôr-me a rir dela, à sua frente).

E vim-me embora.

Fui a outra dependência do Montepio onde, claro, bastou dar o nome e fazer o depósito.

Sem comentários.

6 comentários:

t3resopolis disse...

Reportando-me (1780 )á Revolução Industrial.. em que a máquina substituiu a mãozinha de obra, essa senhora tirou a especialidade em "máquina de complicar" ninguem pode ser impedido de fazer um deposito na conta de um terceiro, e muito menos tem obrigação de trazer consigo o numero de conta.. o que a senhora deveria ter feito se tivesse 2 dedos.. era um talão manual com carimbo e uma assinatura de alguem que vincule a instituição..
Essa agora..defina-se sigilo bancário

Fyi: existe um livrinho.. que dá pelo nome de "livro de reclamações" ... e mais não digo..

beijo

Red Light Special disse...

Tenho a mania de me armar em advogada do diabo... tendências mais avermelhadas cá da casa.
;)
Pois cá para mim essa senhora deve já ter tido um problema (sério) qualquer à pala do tão empolado sigilo bancário e gata escaldada... vira funcionária menos competente.
Ou então tinha o gerente do balcão por perto sendo este quem impõe certas regras e é na verdade o menos competente.
Ou quiçá somente se levantou da cama nesse dia com o pé esquerdo... e foi incompetente de todo.
E por acaso até vou fazer essa pergunta a um certo inspector bancário que conheço e perguntar a pertinência da resposta, fiquei curiosa.
;)
Red kisses to u!

Shelyak disse...

T3resopolis,
Pois existe livro de reclamações mas nem me lembrei disso.
Tens razão!
:)

Red Light
Olá menina! Então vê e depois diz-me alguma coisa, sim?
ps: ainda em estado de choque por teres o teu blog incluído na tal lista?
Beijinho!

Anónimo disse...

tadinha da funcionária.tão exímia e cautelosa enós a pensar mal dela :)

obrigada pela visita, voltarei pois já te adicionei ;)

Red Light Special disse...

Voltou a advogada do diabo e ... tcharannnn...
(soltem-se os rufos dos tambores que esta merece):
A funcionária pelos vistos e para surpresa minha, tem toda a razão. Falei com um inspector bancário e com uma bancária com muitos anos "de casa" (noutro banco) e ambos disseram que ela é que está correcta. Explicaram os porquês, que são vários, e exemplificaram situações hipotéticas de segundas intenções associadas a um depósito só com o nome da pessoa em questão.
Uma delas (e básica) é o facto de acontecer com frequência haver duas pessoas com o mesmo nome e nesse caso depositar na conta errada. Só isso já é uma grande responsabilidade para o funcionário (e uma imensa carga de trabalhos caso algo corra mal).
Um segundo exemplo foi-me dado dentro da questão do sigilo bancário: imagina que te estás a separar da tua mulher (nem sei se és ou não casado, é só para exemplificar...), o divórcio está a ser litigioso, vocês não estão de acordo, etc... . Se estiveres casado com ela em comunhão geral de bens, ou até de adquiridos, podes tentar com pequenos depósitos "só de nome" descobrir se ela tem ou não contas particulares noutros bancos, metes um advogado ao barulho e vais buscar metade do dinheiro que ela tem nas hipotéticas contas bancárias que são "só dela". Nessa situação o sigilo bancário é completamente quebrado. Pelo que me foi dito isso não seria uma estreia.
E outros bla bla bla's técnicos e teóricos que me foram transmitidos por ambas as pessoas.
Por isso, cá fica o meu pedido de desculpa à senhora que pensei eu se tinha levantado com o pé esquerdo da cama nesse dia... afinal ela sim é a profissional competente.
(continuo a entender que tenhas ficado aborrecido... eu também ficaria... mas a razão afinal existe)
Beijoca para ti e bom fim-de-semana!

t3resopolis disse...

deixem-me apenas acrescentar isto.. a informação sobre quantas contas e onde elas existem, pode-se facilmente saber por um técnico via judicial, (sigilo bancário no escambau) como disse e bem a Red,e continuo a dizer, ninguem é obrigado a saber a conta de um terceiro para efectuar um depósito, e SMO um bom profissional embora em presença do sigilo bancário levado ao extremo teria resolvido a questão verificando se o nome existia nos seus ficheiros, e teria recebido o depósito ainda que fosse apenas manual (com carimbo do Banco)teria ficado com o contacto do depositante para o caso de alguma duvida, o cliente passaria a porta com a nitida sensação de que alguem se preocupou em lhe resolver o problema.... e mais não digo.