terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Cama: dormir juntos ou separados ?

 

Uma coisa bem curiosa… segundo um artigo da New Science e teste realizado na Universidade de Viena, feito a oito casais, sem filhos, e durante vinte dias, foram questionadas as vantagens e desvantagens de um casal dormir junto, na mesma cama. Para isso, dormiram juntos 10 dias, na mesma cama, e outros 10 dias em quartos separados.

Conclusões:
Dormir acompanhado pode reduzir, temporariamente, as capacidades mentais, sobretudo tratando-se do sexo masculino. Quando se partilha a cama, o sono é mais agitado, constantemente ameaçado pelos ruídos do outro, pela gestão da temperatura ideal e, claro, pela luta pelo edredon ou cobertores. Mas enquanto as mulheres parecem ter um sono mais profundo, os homens, coitados, dormem aos solavancos e os maus resultados são visíveis no seu desempenho no dia seguinte: estão mais rabugentos, mais stressados e têm piores resultados nos testes de aptidão intelectual.

Todos eles tinham um monitor no pulso e a obrigação de, na manhã seguinte, deixarem medir os seus níveis de cortisol (hormona do stress), responderem a um questionário e sujeitarem-se a uma série de exercícios.

A conclusão foi a de que as cobaias de ambos os sexos passam uma noite mais agitada quando dormem juntos do que quando dormem separados. As mulheres admitem que dormir sózinhas as deixa mais descansadas mas  os homens, embora digam que dormiram melhor com a sua parceira (medo de represálias ?), são desmentidos pelos resultados científicos. Para justificar a resistência que o sexo feminino tem ao regime de cama partilhada, os investigadores alegam que elas podem estar programadas para um sono interrompido, nomeadamente porque amamentam ( coisa estranha, não é ? – nota minha).

E agora, perante isto, que dizer ? Naquelas noites de festa, acho que dormir juntos será, sem dúvida, “obrigatório”. E nas outras e com o tempo ? Não sei mas parece-me que juntos é bem melhor…

2 comentários:

Helena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dermatologistested disse...

juntos também me parece melhor... :)