domingo, 13 de setembro de 2009

Teimosia

 

Volante 

Teimosia
nome feminino

1.qualidade de teimoso
2.qualidade do que não muda facilmente de opinião ou de atitude; pertinácia
3.característica do que não desiste facilmente; insistência
4.teima; birra

 

Engraçada a associação de ideias que por vezes fazemos… neste caso, por um simples olhar para o bocado de pele que  se ia soltando no volante (grrrrrrrrrrrr um peugeot relativamente novo e já assim!!! mas isso são contas de outro rosário). Começou por se ter formado uma pequena bolha, sem razão aparente, para se ir alastrando até ao ponto em que agora se vê. E se tivesse tentado resolver logo que a bolha apareceu, o volante não estaria agora neste estado.

E lembrei-me (estou maluco não estou ?) da teimosia, em si, quando entendida como no ponto 4 (teima; birra) e da qual algumas pessoas não são dela capazes de se livrarem. Por vezes, por um pequeno nada mas também dependendo muito do interlocutor/a, pode descambar numa discussão com consequências tantas vezes imprevisíveis ou mesmo irrecuperáveis.

Mas como digo e quase todos sabemos, em regra, um teimoso (ou teimosa) não sobrevive sózinho. Precisa de um outro para dar largas a esta “brilhante” qualidade. Por mim, não me tenho na conta ser teimoso. Quando tenho a certeza de alguma coisa, expresso-a e, se for aceite, muito bem. Se não, muito bem na mesma. Cada um na sua. Eventualmente e se entrar em dúvida perante uma certeza idêntica à minha da parte contrária, posso ir certificar-me se estou certo ou errado e, posteriormente e conforme o resultado, comunicá-lo à tal parte contrária (se eu achar que vale a pena pois tem pessoas que nem esse trabalho valem).

Será que a teimosia, como sinónimo de teima ou birra, estará associada a uma necessidade de auto-afirmação ?

7 comentários:

Carla disse...

não me considero teimosa, mas persistente...muito persistente, com espírito de sacrifício mesmo. No que toca à tua pergunta, penso que sim, a teimosia quando sinónimo de "teima ou birra" é uma necessidade de auto-afirmação de alguém, pelo menos é o que penso.

Beijinho e bem vindo de novo, é bom ler-te novamente.

dermatologistested disse...

não é auto afirmação! não é auto afirmação!não é auto afirmação!!! não é! não é! não é! :))))

t3resopolis disse...

já nos fazias falta..
aceito teimosia. (é o meu pior defeito) eu sou assim, mas depois se provo que tenho razão, não venham com síndrome de calimero
aí não há pachorra..

t3 abraço.

Anónimo disse...

Penso que divida em 3 Teimosia, Teima e Birra:
Teimosia é alguém que não sai da sua posição e não é capaz de ouvir ou repensar ou dar-se ao trabalho de admitir ou não que tem razão.
Uma teima é parecido mas diferente pois pode ter muitas teimas mas não ser teimoso de raiz.
Birra é outra coisa, birra é alguém "mimado" e por vezes só tem sucesso com quem o deixa ser assim e pode-se corrigir...
Agora o verdadeiro teimoso não há quem o mude ou corriga ai ai!
Bjs Ivi :)

Anónimo disse...

Desculpa mas esqueci de acabar quando perguntas se a teimosia está associada a auto-afirmação, penso que não, no geral a teimosia pode ser um reflexo de educação, imaturidade de personalidade e até de insegurança.
Auto afirmação é realmente parecido mas quem se auto-afirma por vezes nem é teimoso...mas sem dúvida se se tenta auto-afirmar também é inseguro e pretende liderar para conseguir seus objectivos.
Tudo vai parar ao mesmo ponto Imaturidade!
Bjs Ivi

AnaMar (pseudónimo) disse...

De auto, não sei, mas de afirmação, fará de certeza :-)

Vontade de disse...

Eu acho que a teimosia pode ser uma grande burrice... se por sermos teimosos perdermos oportunidades. :)