sábado, 31 de outubro de 2009

Corrupção… faz parte da condição humana…

 

Estive para iniciar este post com “E mais uma desilusão…” mas depois pensei melhor e achei melhor não o fazer. Afinal, não foi mais uma desilusão mas sim uma constatação de facto e uma contínua certeza de que a condição humana é, em regra, tão fraca… e falo do mais um caso de corrupção, “Face Oculta”, em que várias pessoas pertencentes a cargos públicos e, por consequência, a partidos políticos, estão envolvidos. Neste caso, até falamos do PS mas até podia ser qualquer outro. É PS porque é o que está agora no poder. E os outros partidos nem comentam muito esta situação pois sabem que têm telhados de vidro. Quando são eles a estarem no poleiro, fazem a mesma coisa. E por todos eles saberem disso, calam-se em casos destes.

Lembro-me de uma série da BBC há uns anos, Yes Prime Minister, sátira à política, em que, quando qualquer escândalo vinha ao de cima no governo, a consequência imediata era “abra-se um inquérito”. Pretendia-se assim acalmar a opinião pública. Só que, como no vida real, os resultados desses mesmo inquéritos nunca eram conclusivos.

Processos como Casa  Pia, Portucale, Submarinos, Apito Dourado, os ligados ao poder local (este fim de semana soube-se de outro, um vereador da Câmara do Porto que queria €400.000 para favorecer uma empresa para ganhar um concurso), BCP, BPN e BPP, Freeport, entre outros, têm vindo a ser indentificados mas, depois e no fim, nada se conclui. Acabam por se safarem quase todos. Só os pequenos é que sofrem.

Não admira que existam tantas empresas, fundações e institutos para todos os gostos. São necessárias para empregar todos aqueles que não têm lugar no governo e também – não esquecendo – os dos outros partidos. Um acordo tácito existente no mundo da política.

E depois vêm-nos dizer que todos devemos votar… que é um dever…

Uma tristeza mesmo… só concluo, como já o fiz há  muito tempo, que assim é a condição humana… seja em Portugal ou outro país. E se existem alguns em que a corrupção é menor, é apenas fruto do grande controlo existente. Infelizmente, parece que só com algo parecido com um 1984 do George Orwell poderá ser possível impedir tais abusos e, mesmo assim, os que estão nas chefias enchem-se sempre…

Uma tristeza mesmo…

3 comentários:

Anónimo disse...

Quando li a notícia a 1ª coisa que me ocorreu foi: Pronto, lá vai a comunicação social deixar descançar o caso freeport por uns tempos.....
É impressão minha ou a corrupção deste gabarito está a aparecer tão banalizada e pouco penalizada no nosso país que o sentimento do individuo comum já nem é tão indignatório como deveria ser?

Abraço

dermatologistested disse...

o ser humano é mesmo o pior dos animais,e... convicta, de que todos temos um preço, só que uns são mesmo supérfluos e baratinhos!!!!

DoisaboresEle disse...

A cadeira do poder deve afectar o cu de muita gente...e infelizmente não é só essa parte do corpo que fica afectada...

Beijos