sábado, 17 de julho de 2010

iPhoda-se para o fumar!!! 1 Mês

E hoje faz um mês que tudo isto começou! Embora difícil, as coisas vão-se tornando mais controláveis, digamos assim. Os espaços de tempo em que não vou pensando no tabaco vão-se dilatando o que é muito bom sinal (agora que estou a dizer isto estão a dar-me umas saudades de fumar uma cigarrilha… grrrrr).

Ginásio tem sido uma constante praticamente diária (agora tem mesmo que ser ritmo apertado) nesta luta do “deixar de fumar ser sinónimo de ganhar peso”. Tenho mantido os 74 kg. Portanto, já é bom peso não aumentar. Aguentar agora e dentro de dias começar a baixar.

Engraçado esta coisa do deixar de fumar. Para além da necessidade fisiológica – nicotina – sabemos que a componente psicológica é bem forte também. Uma vez dominada a primeira, a segunda continua a prevalecer e a incomodar bastante. Tenho pensado bastante nisso, tudo é comando pelo cérebro e portanto tudo passa pela força de vontade.

Ontem, a propósito disto, aconteceu-me uma coisa gira que me deixou a pensar no que acabei agora de dizer: tinha feito uma série de pesos com os braços até à exaustão em que as últimas “sobe desce” foram já daquelas tipo a fazer uma cara de “aiii uiiii grrr hhhhemmmm”. Ou seja, a doer até dizer chega. No fim, peguei na toalha e no telemóvel. Por décimos de segundo, fiquei a olhar para o telefone na mão sem entender o que se passava pois o peso do telefone era equivalente ao de uma pena, ou seja, sem peso. Claro que deu logo para perceber que o cérebro ainda vinha formatado para um outro conceito de peso (8 kg em cada mão). É como a dor, os seus sinais são interpretados pelo cérebro (há doenças de insensibilidade à dor em que os sinais da dor em locais do corpo não chegam ao cérebro e por isso este não os consegue identificar. Ou seja, podem estar a cortar-nos um braço sem sentirmos qualquer dor ).  E aí veio-me logo à cabeça: Porra, esta coisa do fumar é mesmo uma questão de vontade e cérebro a comandar… Com força de vontade, tudo se consegue…

E vou continuando nesta saga…

2 comentários:

shakermaker disse...

Ora viva!

Desejo-te boa sorte nessa tua saga.

Já pensei em deixar de fumar de vez, mas a minha táctica há uns anos para cá tem sido reduzir drasticamente. Um maço de tabaco chega-me sempre para 2 dias e às vezes para 3, por isso talvez um dia largue de vez. Para já, não quero. Gosto de fumar.

Um abraço...
shakermaker

http://shakermaker.blogs.sapo.pt

Stargazer disse...

Hang in there. Deixei de fumar há mais de 10 anos, fumava um maço e meio (em noites quentes, quase dois) por dia.

Ainda hoje tenho momentos em que me apetece, mas quando vejo as pessoas escravas do seu vício, ainda mais agora no ridículo que a meio de um jantar romântico alguns se levantam só para fumar, sinto-me realizada por ter feito o meu vício meu escravo.

Um beijo e coragem! Vais ver que daqui a 3 meses não te lembras!