sábado, 18 de junho de 2011

sexta-feira, 17 de junho de 2011

iPhoda-se para o fumar!!! Ano 1

E hoje faz 1 ano que deixei de fumar. 17 Junho 2010. Um ano muito difícil, naturalmente, e que tem sido uma luta muitas vezes diária contra este terrível tentação. Claro que com o passar do tempo esta luta vai-se tornando progressivamente mais fácil mas, ainda assim, não deixa de ser uma luta. Várias vezes a recaída esteve à vista mas continuo a aguentar-me.

Recaídas? Não sei se se pode chamar recaídas mas tive duas que se traduziram em, numa vez, fumar uma cigarrilha e numa outra ter fumado duas, desta vez quase uma a seguir á outra. Isto no mês seguinte, praticamente, a ter deixado de fumar. E em ~duas situações de grande stress.

Alterações comportamentais que senti no meu dia-a-dia:
1) beber menos alcool  - o que é bem difícil nas saídas à noite – pois já sei que o alcool potencia o desejo de fumar.
2) maior auto-controlo nas alturas de stress para assim não entrar em pressão que, normalmente, me fazia recorrer ao tabaco como efeito calmante.
3) necessidade de frequentar ginásio para reduzir vontade de fumar e também para não me deixar engordar.
4) sem dúvida que me sinto bem melhor, no global, assim como as pessoas que estão ao meu redor.
Este ponto 4 não implica que tenha passado a fazer qualquer descriminação quanto às pessoas que fumam. De forma alguma. Podem continuar a fumar à minha frente pois o esforço que tenho feito para deixar de fumar consegue aguentar bem o desejo que sinto ao ver-me confrontado com alguém perto de mim a fumar.

 

E hoje, por acaso ou não, vi num jornal o seguinte:

____________________________________
Os ex-fumadores têm melhor aspecto

Acabe com a pele cinzenta e as manchas amarelas nos dedos, e tenha dentes mais brancos e cabelo mais brilhante!
Deixsar de fumar é, simplesmente, o mais eficaz tratamento de beleza que há na Terra.

Os ex-fumadores são imparáveis
____________________________________

E tenho que me agarrar a alguma coisa, não é?

Winking smile

 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Dia Mundial da Criança– 1 de Junho - como nasceu

O Dia Mundial da Criança faz hoje 61 anos. Foi comemorado pela primeira vez em 1950, no seguimento de uma proposta da Federação Democrática Internacional das Mulheres (ONU) para a criação de um dia dedicado às crianças.

O mundo estava a recuperar da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e muitas crianças haviam ficado orfãs. Outras eram obrigadas a trabalhar desde muito cedo para ajudar as suas famílias. Foi para tentar resolver este problema que a ONU criou, em 1946, a UNICEF (Fundação das Nações Unidasa para a Infância), uma agência que ainda hoje defende os direitos das crianças.

Depois da comemoração do primeiro Dia Mundial da Criança, a Assembleia-Geral das Nações Unidas recomendou a vários pasíes, em 1954, a instituição de um dia dedicado às crianças, com o objectivo de promover o bem-estar das crianças no mundo, bem como os ideais e objectivos da Carta das Nações Unidas.

A 20 de Novembro de 1959 foi então assinada a Declaração dos Direitos da Criança, uma lista com dez direitos e liberdades “com vista a chamar a atenção dos pais, enquanto homens e mulheres, das organizações voluntárias, autoridades locais e  Governos nacionais, para o reconhecimento dos direitos” das crianças.

No mesmo dia, em 1989, foi assinada a  Convenção dos Direitos da Criança, um documento mais completo de protecção às crianças, que se viria a tornar lei internacional em 1990.

Em Portugal, é hoje assinalada uma carta de compromissos entre a Cruz Vermelha Portuguesa, Fundação do Gil, Assistência Médica Internacional, entre outras, revelou o jornal Público.

O objectivo é “contribuir para a defesa e promoção dos direitos sociais, culturais, económicos, civis e políticos das crianças e jovens”.

 

  • Artigo foi transcrito do jornal “Metro” no Dia Mundial da Criança, 1 de Junho 2011.