quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Dia Mundial da Criança– 1 de Junho - como nasceu

O Dia Mundial da Criança faz hoje 61 anos. Foi comemorado pela primeira vez em 1950, no seguimento de uma proposta da Federação Democrática Internacional das Mulheres (ONU) para a criação de um dia dedicado às crianças.

O mundo estava a recuperar da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e muitas crianças haviam ficado orfãs. Outras eram obrigadas a trabalhar desde muito cedo para ajudar as suas famílias. Foi para tentar resolver este problema que a ONU criou, em 1946, a UNICEF (Fundação das Nações Unidasa para a Infância), uma agência que ainda hoje defende os direitos das crianças.

Depois da comemoração do primeiro Dia Mundial da Criança, a Assembleia-Geral das Nações Unidas recomendou a vários pasíes, em 1954, a instituição de um dia dedicado às crianças, com o objectivo de promover o bem-estar das crianças no mundo, bem como os ideais e objectivos da Carta das Nações Unidas.

A 20 de Novembro de 1959 foi então assinada a Declaração dos Direitos da Criança, uma lista com dez direitos e liberdades “com vista a chamar a atenção dos pais, enquanto homens e mulheres, das organizações voluntárias, autoridades locais e  Governos nacionais, para o reconhecimento dos direitos” das crianças.

No mesmo dia, em 1989, foi assinada a  Convenção dos Direitos da Criança, um documento mais completo de protecção às crianças, que se viria a tornar lei internacional em 1990.

Em Portugal, é hoje assinalada uma carta de compromissos entre a Cruz Vermelha Portuguesa, Fundação do Gil, Assistência Médica Internacional, entre outras, revelou o jornal Público.

O objectivo é “contribuir para a defesa e promoção dos direitos sociais, culturais, económicos, civis e políticos das crianças e jovens”.

 

  • Artigo foi transcrito do jornal “Metro” no Dia Mundial da Criança, 1 de Junho 2011.

6 comentários:

S' disse...

:) fiz um post parecido no dia da criança. Gostei :P

S' disse...

se por apelativo queres dizer "blog de gaja" :D

eu vou seguir.

Shelyak disse...

Ahhh não não... Não faço distinções entre blogs de gajos e gajas...
Para mim são todos iguais, salvo seja!
:)

Um brasileiro disse...

oi. tudo blz? estive por aqui. muito bom o texto. gostei. apareça por la. abraços.

8=====D BIG BULGING BRIEFS AND WET BIKINI HUNKS ********** CLICK HERE ********** disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
8=====D BIG BULGING BRIEFS AND WET BIKINI HUNKS ********** CLICK HERE ********** disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.