quinta-feira, 31 de julho de 2008

Poder continua a morar no Olimpo...

Polémico ou não e depois de toda a triste história - em todas as suas vertentes - sobre o desaparecimento da Maddie, tinha que ler este livro.

MaddieDuas conclusões tirei:
1. Como defende Gonçalo Amaral, confirmei a convicção, que já tinha, de que Maddie morreu na noite do seu suposto desaparecimento. Terá caído, e assim morrido acidentalmente, ao tentar transpor uma janela do apartamento onde se encontrava a passar férias, morte esta encoberta pelos pais por terem receio de serem acusados por negligência em termos de vigilância e, assim, ficarem com as suas vidas destruídas, tanto profissional como particularmente.

2. Igualmente grave e em outro aspecto, o comprovar a possibilidade de pessoas - como neste caso os pais - quando detentoras de fortes ligações com o poder conseguirem manipular a verdade ao ponto de a encobrir, como foi o caso.

Rapidamente e logo após a conclusão da leitura deste livro, veio-me à memória a também tristemente célebre odisseia da Casa Pia que, por certo, irá ter um final idêntico, ou seja, encerramento do caso por razões idênticas.

E este são casos que, por serem tão gritantes, se tornam mais visíveis...imagine-se agora todos os outros que nem sequer sonhamos...

A vida continuará sempre a ser assim... dois pesos, duas medidas... "justiça" apenas para alguns... o poder, esse, continua a morar no Olimpo...

9 comentários:

Alexandre disse...

Lembro-me bem da noite em que foi noticiado o desaparecimento de uma criança no Algarve: foi na rádio e seriam umas 10 horas da noite! Não sei porquê tive o pressentimento que não tinha sido desaparecimento mas sim... aquilo que Gonçalo Amaral relata no seu livro... e o passar dos meses e dos «factos» tendem para isso mesmo. Mas quem sou eu para acusar alguém? SE deixassem as pessoas trabalharem como deve ser talvez o caso já tivesse sido deslindado mas parece que sempre se levantaram outros interesses...

Um abração, Shelyak!!! Até breve!!!

Vitória disse...

Esse assunto incomoda-me, sinceramente acho que foi tudo uma tanga a criança foi morta e enterrada, nao li o livro mas sei que o pensamento do autor anda nessa ordem.

Beijo nino

Ácido Cloridrix HCL disse...

Pois é amigo Shelyak,,,, esse caso e muitos outros dão-nos q pensar,,, até por vezes pensar se não será que o crime compensa mesmo.
A verdade da mentira ou a Mentida das verdades mentirosas que nos entram pela casa dentro e nos rodeiam o quotidiano!!!
Abraço, HCL

DESIRE disse...

E os crimes de determinadas classes sociais acabam sempre por terminar em "arquivamento" após meses de investigação, páginas e páginas de notícias...para redundarem em nada. Falta o caso Casa Pia, para termos um retrato realista da (in)justiça portuguesa.
A montanha pariu um rato...

Maria José disse...

Fica um sentido sentir de que falta sempre mais...

Bia disse...

Infelizmente, nem sempre a justiça impera !! Não li o livro, mas concordo com a teoria defendida nele! Lamentavelmente, é mais um caso arquivado e com direito a chorudas indemnizações.. tal como o caso da "casa Pia" .. :(

miminhos.. atrevidos!

Ácido Cloridrix HCL disse...

Muito agradecidos pelas pertinentes participações anteriores, agora convidamos-te a participar em mais um desafio sobre Sexo.
Desafio: Faça a sua “Bucket List” sobre Sexo. Liste as 5 coisas ou fantasias sexuais que gostaria de fazer, no que respeita a sexo, nesta vida, antes de morrer. Para quem pretenda aceitar o “desafio”, sugerimos se concentre sobre a questão e responda antes de ler os comentários dos outros intervenientes. Gratos antecipadamente pela participação,,,, HCL e H2Oh!
Link: http://sexohumorprazer.blogspot.com/2008/08/faa-sua-bucket-list-sobre-sexo.html

Cristina Paulo disse...

ainda não li o livro, mas pelo que já ouvi quer de pessoas que eram, quer através dos media, vai totalmente de encontro áquilo que sempre pensei sobre este caso.
Aliás, a desresponsabilzação dos pais neste drama todo pareceu-me algo extremamente inacreditável desde o início...
Quantoao tema da Casa Pia é outro como tantos, em que sendo os envolvidos quem são...a única coisa a sperar é que uns pobres bodes expiatórios apareçam e fica tudo na mesma.
É este o nosso Portugal...e é este o nosso Mundo. O pior de tudo...é que somos nós, cada um de nós, que os constroi...
Bjos meus

Unknown disse...

Não li o livro. Acho que me ia revoltar ainda mais...

Beijinho*