terça-feira, 19 de agosto de 2008

A Paciência

 zen

Um homem de notável reputação tinha um criado com uma cara atroz e um carátcter impossível. Não podia receber uma ordem sem ficar imediatamente encolerizado, sentava-se grosseiramente à mesa, servia mal, dava encontrões aos convidados e deixava o patrão à sede. Todas as reprimendas o deixavam indiferente e só serviam para agravar a desordem e a negligência do seu serviço. À noite ressoava pela casa o barulho dos seus passos, da louça que partia. Acontecia deitar galinhas para o poço e amontoar molhos de silvas no caminho por onde o seu patrão devia passar. Não se podia contar com ele para nada.

Os amigos do patrão aconselharam-no a desembaraçar-se daquele criado insuportável e a admitir outro.

- Mas porquê - respondeu o patrão, sorrindo - Devo ao meu criado uma grande mercê, pois ele fez de mim um homem melhor. Sim, ensinou-me a paciência e todos os dias me ensina mais. E este bem permite-me suportar todos os outros incómodos da vida.

(Conto persa)

 

...rebolo-me todo com esta versão. experimentem pôr o som bem alto, deixem-se ir e vão chegar ao céu na terra...

16 comentários:

Canuca disse...

Ter paciência é uma virtude, confesso que n sou muito paciente e que me salta a tampa com alguma facilidade, se bem que estou a melhorar, acho que é da idade, torna-nos mais sábios em relação a certas coisas ;).

Bjo

DESIRE disse...

As características desse homem ultrapassam a paciência...
Fogo...
Bjs prometidos

VitoriaSecrets disse...

Humm essa musica ;)

Rafeiro Perfumado disse...

Desculpa lá, mas talvez tenha sido por isso que os Persas entraram em declínio. Dar umas vergastadas no criado com as silvas era pouco! Abraço!

PS: estou a exagerar, bastava forrar-lhe a cama com elas

Pearl disse...

Hoje estou sem nenhuma mesmo talvez amanhã!
Tambem gosto muito da musica!

beijinho

Mateso disse...

Notável! Mas quem consegue? E sobretudo com alguém de semelhante jaez por perto. Mesmo só em conto com fim moral, todavia a mensagem é linda e faz pensar mas... uma coisa é pensar outra, não será , fazer?
Gostei.
Bj.

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Precisamente por não sermos pacientes é que essa caracteristica surge em contos e em objectivos dados como virtuosos...não se vê nenhuma história deste género a contemplar a atitude do criado, talvez porque sejamos mais a imagem dele e não a do patrão.
Vergastá-lo com silvas? Ele ainda podia gostar :)

Marta Vinhais disse...

Confesso que não tenho muita paciência...Opto por ficar calada e afastar-me, mas talvez fosse melhor fazer como o criado deste conto e partir a loiça...
Interessante, como sempre a tua escolha...
Obrigada pela visita...
Beijos e abraços
Marta

Sexhaler disse...

A musica é divinal... Obrigada, é uma caricia para quem cá passou só para deixar um beijo de saudades.

Maísa disse...

Ter paciência sim, ter esse exagero de paciência, never. Não dá com o meu feitio.
Obrigada pelas visitas.
Gosto do teu blogue. Vou linkar-te.
:-)))))
Beijinho.

Nikky disse...

Gosto da ideia da "adversidade" fazer sobressair (com a nossa ajuda) o melhor de nós.

Casal do Arrocha disse...

Música linda...
Passando pra dizer que temos um mimo pra ti em nosso blog!
Bjs.

. disse...

Nossa é ter paciência demais, dizem q paciência é uma grande virtude do ser humano, mas sei não
paciência tem q ter seus limites.


Bjus.

Jade.

Peach disse...

oh shey eu se tivesse um empregado assim, nunca aprenderia a ser paciente!

Aliás é algo que falta a muita gente, a mim inclusivé... :)))paciência!

beijosssssssssss migo

Bia disse...

O que tem esse patrão a mais... tenho eu a menos... :D

Também gosto muito o original... mas, está está melhor, sem dúida! É mais intensa... viva!!

miminhos.. atrevidos!

carpe vitam! disse...

não sei porquê, tenho esta impressão que ouves o Oceano Pacífico...