domingo, 14 de fevereiro de 2010

Idades…

E se uma mulher, ao sentir-se apaixonada por um homem, lhe perguntar a idade e receber como resposta “tenho 500 anos”, qual seria a sua reacção ? Por certo que iria pensar que o homem era louco. Mas é o que se passa na série que deu na TV e filme depois chamado Os Imortais /Highlander. É a história de um homem que, por uma razão diversa, se tornou imortal em 1536, vivendo ainda nos nossos dias. Pertencia a uma classe muito restrita de homens que, tendo-se tornado imortais, só podiam ser mortos por outros imortais cortando-lhes a cabeça com uma espada.

Bom, a verdade é que depois da tal reacção inicial de incredulidade e da explicação dele, o choque dela era enorme, nem que fosse apenas pela situação anti-natura. Ah! Neste caso, o homem mantinha sempre o seu corpo no mesmo estado. Não envelhecia. Como seria – interrogava-se ela – viver com alguém com 500 anos ? O seu comportamento seria igual ao considerado como normal, sentir-se-ia intimidada por ele ter um passado já tão longo e assim desfasado do seu ? Será que os interesses e modo de ver a vida seriam diferentes ? A verdade é que lá iam andando. Só tinha a parte dramática de ele ter que ir assistindo ao envelhecimento delas ao longo dos anos enquanto ele continuava sempre igual.

E isto a propósito das “novas” idades biológicas a que hoje se assiste, muitas vezes desfazadas das mentais. Os 30’s passaram para os 20’s, os 40’s para os 30’s, os 50’s para os 40’s, os 60’s para os 50’s, etc. E já bastantes vezes, não recuar 10 anos mas mesmo mais. Uma vez foi-me dito: nem todos podem mentir na idade mas sim e apenas os que podem. E é uma grande verdade.

Os casos das pessoas que se sentem bem, sempre cheios de força, como se sentissem imortais mentalmente, por vezes torna-se bem complicado pois sentem-se deslocados perante as suas idades biológicas. E com a sociedade, plena de inveja, a chamá-los loucos. Por isso e não raras as vezes, sentem-se “obrigadas” a ocultarem ou mesmo mentirem sobre as suas verdadeiras idades de BI. Principalmente quando se relacionam com pessoas bem mais novas. Porque se sentem bem mais próximas delas do que de pessoas com idades idênticas.

Está certo fazerem-no ? Não, não está certo mas a sociedade assim tantas vezes o impõe embora tudo esteja a mudar, lentamente…

No caso de relações homem-mulher com grandes diferenças de idade, independentemente do elemento de maior idade ser o homem ou mulher, é curioso ver como a sociedade reage em regra: os mais velhos estão em crise de meia-idade; se forem os mais novos, é porque se estão a aproveitar dos mais velhos, materialmente, ou então e se calhar tiveram problemas na infância. Ou ainda e ambos serão freaks ou pervertidos. Esquecem-se que amor não escolhe idades.
Enfim, polémicas semelhantes a um número indeterminado de situações que saiam fora das rígidas e falsas regras das várias sociedades deste mundo que têm uma coisa em comum: todas dizem “faz o que te digo e não o que eu faço”…

10 comentários:

Stargazer disse...

Não me digas que te apaixonaste por alguém sem ser pela Vida???

Bjs (apaixonadamente jovens)

Stargazer

Shelyak disse...

Stargazer,
Como em praticamente todos os meus posts, falo sobre temas em geral.
:)

Stargazer disse...

eu sei, estava a meter-me contigo. Afinal este post publicado no dia de São Valentim convidava a isso!

Sinto-me como descreves, super jovem (pelo menos de espírito e no prazer da descoberta)!

Bjs,

dermatologistested disse...

gajo chato!!!agora deixaste-me a pensar na idade... só me apoquenta porque seguramente já vivi mais de metade da minha vida, devo ter pulmoes caquéticos e quiçá figado com crise de meia idade...pois... já conheci gente que era mais velha que eu e agora é mais nova... milagres da tecnologia! :) mas mente-se porque??? Hum... acho que a mentira da idade é mesmo para mentir ao próprio, falta de maturidade do neurónio! quanto a homens e mulheres, todos sabemos que aí como em quase tudo, a sociedade é muito mais permissiva com o genero masculino...idoso que fornique ainda é macho, idosa que fornique é demente e rídicula...
até aos 500 anos??? não queria... mesmo com corpo firme e hirto e o tico e teco a funcionar...uma vida será o q.b, o dificil será saber vive-la.
beijo maturo!

Unknown disse...

É a hopocrisia no seu mas alto esplendor! Esconder a idade do BI talvez fosse desnecessário se a sociedade se demonstrasse mais compreensiva...
(Adorava essa série!!!)

Beijinho :)

S* disse...

Hummm... curioso. :)

Quanto a idades, não garantem nada. mas 30 anos é uma boa idade...

S* disse...

Hummm... curioso. :)

Quanto a idades, não garantem nada. mas 30 anos é uma boa idade...

Anónimo disse...

A idade mental muitas vezes não acompanha a idade registada no BI, é certo. Mas um homem andar com uma miúda que pode ser sua neta, só pode significar:
1- dá mais facilmente, em tudo, a volta à neta que a uma mulher da sua idade, pois a outra coitada ainda não tem tarimba para perceber e obedece de olhos fachados;
2- não está para ter "trabalho" a engatar uma mulher da sua idade porque dá mais trabalho, é preciso arte e imaginação e elas não vão lá com 2 cantigas como as netas, apesar de também terem uma mente jovem;
3- não há nada como mostrar à sociedade que ainda não envelheceram apesar da idade e socorrem-se das netas e amigos destas para suportarem este seu complexo.
Não queres esconder que estás a ficar mais pesado, cansado, rabugento, surdo, complicado... tudo bem, disfaça!!!!

DoisaboresEle disse...

É tudo inveja de gente mal formada!!!
Desde quando é que o amor tem idade???
Beijosss

Vontade de disse...

Parece-me uma história muito interessante. O amor não escolhe idades... mesmo.