segunda-feira, 23 de julho de 2007

Amizades herdadas e escolhidas


Às vezes dou comigo a pensar como é curiosa e engraçada a forma como os nossos conhecimentos, relações, whatever, têm evoluído, no seu todo, desde que existe a net, incluindo os blogs.

Quando me questiono se as relações iniciadas pela net (e para facilitar vou-lhes chamar netianas para não chamar virtuais, palavra de que não gosto nada e nem acho que corresponda à realidade) serão, em regra, mais fortes que as iniciadas no real, acabo por concluir pela positiva. E porquê? Bom, a) Afinidades b) Cumplicidades c) Inversão dos critérios de selecção d) Nosso mundo actual

A) Afinidades
Claro que, no real (assim lhes vou chamar os conhecimentos travados na vida do dia-a-dia, lá fora, ditos reais e não second life) vamo-nos ligando uns aos outros pelas primeiras impressões, sem então conhecermos as afinidades de cada um e que vão sendo expostas gradualmente ou mesmo não de todo; por outro lado, não é todos os dias que se conhecem pessoas novas pelo que o ritmo de descobertas é bastante mais lento do que no mundo netiano; por aqui, a "oferta" é descomprometida, quase infinita e descomplexada, uma vez que estamos cobertos pelo anonimato. Expormos os nossos gostos, desejos e tudo o mais torna-se muito fácil 
- comportamento gera comportamento - não criando assim barreiras  que, no real, acabamos por levantar. E porquê? Porque se concluirmos mais tarde que, afinal, a pessoa com quem falamos não era quem esperávamos ou pensávamos, é muito fácil de resolver com um delete, um ignore e fim de "relação".
Passada esta fase, então, aí já se sentirá algo de muito forte mas ainda estaremos apenas na partilha da mente e nada mais. Verdade que a nossa imaginação tende a voar e projectar imagens da pessoa com quem falamos de acordo com os nossos gostos mas isso será outra fase...
B) Cumplicidade
Aqui, e já passada a fase das afinidades descobertas, partilham-se segredos, intimidades mais ou menos ousadas, sente-se uma presença constante, independentemente das horas ou dos dias, que reconforta principalmente naqueles momentos em que estamos down and out. Além disso, falamos apenas quando assim o queremos, sem pressões e numa liberdade total.
Como será possível não sentir uma cumplicidade crescente com tanta coisa boa sem, em regra, ter paralelo no real?
C) Inversão dos critérios de selecção
No real, olhamos para alguém desconhecido e, prioritariamente, fazemos o nosso julgamento em função do físico, do aspecto; caso nos desperte a atenção, avançamos para a descoberta do que está por detrás do aspecto; se gostarmos, continuamos, caso contrário, acabou-se.
No caso da net, a situação é bem diferente e de ordem inversa: existem já uma afinidade e cumplicidades comprovadas, que são ligações bastante mais fortes do que as originadas pelo simples aspecto; e, mesmo este, caso não corresponda em pleno à imagem que havíamos construído, pode passar a sê-lo, aos nossos olhos, suportado e impulsionado pelas tais afinidades e cumplicidades que anteriormente foram criadas.
D) Nosso mundo actual
Pelo que disse nos pontos acima, é natural que, com o tempo, podemos vir a assistir a uma evolução curiosa em termos da origem do número de amizades que temos vindo a criar ao longo dos últimos tempos.
Assim como se diz que a família não se escolhe, herda-se, também o mesmo se passa com as amizades; temos as amizades herdadas, dos tempos do liceu, da faculdade, de há anos atrás, e temos também as escolhidas, as actuais. E como se diferenciam? Bem... as herdadas vêm de uma época em que as personalidades não estão ainda bem definidas e que, com o tempo, se vão modificando e seguindo caminhos diferentes; fica sempre alguma ternura, claro, em nome dos velhos e bons tempos. Mas os nossos "Eu" de hoje, esses, os que seguiram os seus caminhos, passam a procurar, naturalmente, almas idênticas com quem nos possamos sentir completamente à vontade e identificar para partilhar tudo o que nos vai nas nossas profundezas - sem qualquer vergonha ou receio e porventura idênticas - como afinidades e/ou intimidades.
Se olharmos ao nosso redor, hoje, agora, e pensarmos no nosso círculo actual de amizades, constituído por:
a) pessoas que conhecemos, no real, sem ter tido origem na net,
b1) pessoas que conhecemos, no real, mas com origem na net,
b2) pessoas que conhecemos na net e sem passar ao real,
qual será a relação/peso entre o número de pessoas que conhecemos com origem na net, tenham ou não passado ao real, (b1+b2), comparativamente com os outros, sem origem na net (a)?
Provavelmente, podemos ficar admirados...:)

48 comentários:

_E se eu fosse puta...Tu lias?_ disse...

Concordo plenamente com as tuas palavras.
As 1ªs afinidades, posteriores cumplicidades em dias actuais. Cuja vantagem é o ver além da aparência, da imagem e pela liberdade de abertura que "netialidade" oferece. Uma desvantagem: o tempo perdido em horas de ar fechado...

**********************************************************************

R. disse...

e muitas vezes dou por mim a falar de alguns de vocês...por alguma razão há-de ser,porque estão,de uma maneira ou de outra,sempre presentes :)*
obrigado por isso..beijinho para ti friend ;)

Nanny disse...

As amizades "netianas" ou "blogosféricas" são de uma intensidade e desenvolvem-se com uma rapidez impressionantes!

Muitos de nós, sem nunca nos termos visto, temos uma amizade e um lugar no coração uns dos outros, que é sinceramente espantosa... um verdadeiro "case-study".

Ainda não esqueci o brilhozinho nos olhos com que alguém, que me viu pela 1ª vez no lançamento do livro do Rafeiro, me disse: - A minha felina...

Beijinhos

Anónimo disse...

E tudo muito bonito mas e so no virtual porque no dia a dia estas pessoas sao muito diferentes no virtual sao o que queren m.m

Ácido Cloridrix HCL disse...

Amizades são sempre amizades,,, poucas, unicas, raras e boas em nossas vidas,,,, todos os restantes não passarão de ser "conhecidos" que passam a velocidade cruzeiro e desaparecem como fumo por vezes,,,, mas as amizades,,, decerto essas ficam para a eternidade,,,
HCL

Feitiozinho disse...

Alguem me disse um dia que a vida é como um enorme comboio, em que as pessoas vão entrando e saindo nas diversas paragens... umas seguem ao nosso lado quase até ao final da linha, outras apenas estão durante uma ou outra estação... Penso que no mundo netiano as coisas são bastante identicas, as relações são realmente mais faceis, não há nada para nos impedir de dizer aquilo que pensamos mas a verdade é que nem sempre o que somos corresponde ao nosso "real ser" e assim encontramos amigos que viajam ao nosso lado, que nos ouvem e acompanham em fases mais escuras e sorriem nos nossos momentos mais comicos, amigos que por vezes queremos encontrar no tal apeadeiro... As amizados podem ser encontradas em qualquer lugar, quem as rotula de virtuais ou reais somos nós :)

Joana disse...

olá amigo sheleack.....palavras muito precisas, como sempre!!
bem mais uma vez deixaste me a pensar!!
amizades reais versus netianas?
complicado!!mas uma coisa posso garantir valorizo as duas, só vejo uma pequena diferença a presença fisica..os amigos reais e friso aqui, reais e verdadeiros, têm sempre uma expresão fisica, seguida de movimentos significativos, que nos olham, quando precisamos, de forma carinhosa, cúmplice e solidaria, gestuculam mostrando as suas intençoes e dão nos as mãos e os braços nos momentos mais díficieis.
os amigos netianos, também estão presentes no nosso dia à dia, com palavras amigas,sábias (como as tuas:D)precisas, solidarias, palavras animadoras, conselhos, faltando aqui apenas o factor físico..para tornar tudo mais completo (aqueles que mais nos indentificamos)mas que para mim também se criam vinculos fortes e amigos!!
ufa!!quase que escrevi um post!!:D
como tu, meu caro e sábio amigo, sem dúvida um amigo netiniano...que me acompanha..por isso para ti, ja sabes:), aquela beijokita doce,na tua bocheha, em sinal da nossa amizade, netiniana:) mas amiga!!

CS disse...

A minha posição em relação a tudo isto é um pouco céptica. O que eu acho é que a internet é apenas um ponto de partida. Com as devidas vantagens e desvantagens, mas apenas um ponto de partida. Nesse sentido é tão válido como qualquer outra forma de conhecer pessoas, seja através de amigos, à noite, no supermercado, whatever. Eu já conheci pessoas pela internet, e já tive inclusivé relacionamentos amorosos que daí advieram.
Mas não acredito que exclusivamente pela net, a relação possa passar da mera afinidade. É verdade que a tal inversão de critérios de que falas, facilita todo o processo. Mas se não se der o proximo passo, a coisa acabará por esmorecer. Claro que me podem dizer que na "vida real" as relações também esmorecem... É certo. Mas o que se passa na prática e vão me desculpar a frieza... é que por muito que eu simpatize como muitas das pessoas com quem me "cruzo" por aqui, são aqueles com quem eu rio, choro, bebo copos, grito, convivo, oiço, converso... que são os meus Amigos. Eu até os posso ter conhecido pela net e ter sentido logo uma grande empatia, mas não acredito que só pela net se consigam criar verdadeiras raízes.

Beijinhos!!

Heidi disse...

Não sei se é um "regresso", mas é sem duvida um "novo principio"!
Aparece!!

Obg pelo carinho e pelas palavras sp simpáticas!

Bjs de Prazer
Heidi

MARIA MERCEDES disse...

Amizades virtuais versus amizades reais...Confesso que nos últimos tempos tenho feito mais amizades na Net do que no dito país real. Falta por vezes a componente física, mas como dizes no post, às vezes até é uma bênção...

Conheço-te nem há um mês e já sinto um grau de cumplicidade contigo, quase impossível na realidade quotidiana, e no entanto não te conheço pessoalmente (leia-se a pessoa). Se calhar até já nos cruzámos numa livraria, num bar ou cruzámos um olhar lado a lado parados num semáforo, quem sabe?

Por isso, meu querido (desculpa a intimidade, mas ao fim de 15 dias na Net já somos bastante íntimos...), só pelo facto de te sentir no ciberespaço a minha inclinação vai para as amizades netianas!

beijos netianos

pecado original disse...

Netianas… algumas (e julgo que bom amigos - exactamente porque só tenho contacto pela net)
Mas 95% das amizades que tenho são reais.

Mas as amizades é aquilo que queiramos que seja… sempre.
;)um beijo

Shelyak disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Shelyak disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Shelyak disse...

Pelo que me apercebi através das vossas opiniões/comentários,talvez não tenha colocado a pergunta/questão final de forma suficientemente esclarecedora, pelo que o fiz agora e a bold.
Bem estou curioso no resultado e, provavelmente, muitos de vós ficarão igualmente admirados com a conclusão...:)

BF disse...

Boa... gosto desta reflexão.
Artigo com o qual estou de acordo.

A questão c)- Pessoas que conhecemos na net e sem passar ao real são a maior fatia de todo o meu bolo. No entanto tenho meia duzia de bons amigos que passaram à real. Já tive também desilusões reais de amigos virtuais. E, só não tenho mais porque continuo a tentar sempre preservar o máximo a minha pessoa e não passo facil para as amizades reais.

Mas adoro estas minhas saídas nocturnas pelos bares virtuais, pelas tertúlias e bailaricos,

Fiquei a pensar

Beijos
BF

Francisco del Mundo disse...

Gostei de tal forma que amanhã posto sobre isto... Mais uma vez, obrigado por me pores a pensar...:D
Beijo

belakbrilha disse...

Uma boa reflexão!
Sobre as diferentes amizades/afinidades.
Este mundo da net, é um mundo do qual, sem se conhecermos visualmente, conhecemos de alguma forma a essência do outro, pelo sentir; pelas palavras; pela companhia que essas mesmas palavras nos dão;pela angústia; pela partilha; pelas emoções, boas ou ruins...por tantas e tantas coisas...que nos aproximam ou distanciam!
É verdade!
Um texto que me fez pensar sobre!

Obrigada por isso!

bjs

Mateso disse...

Respondendo directamente á pergunta. Obviamente falamos com mais pessoas a um nível de sentimentos, de pequenas confidências. Mas será ,que eu ao escrever, o que sinto e penso no momento, me dou inteiramente a conhecer?
Uma parte talvez, o todo nunca.
Ora, é notório que a facilidade para fazer amizades será maior aqui. Apenas se dá a conhecer o lado que achamos por bem. O outro que nós, nem sempre somos ou queremos ser conscientes ,fica algures no quotidiano da labuta.
Sou quase novel no mundo da blogesfera. Acho-a uma delícia. Mas prezo sinceramente os meus amigos , aqueles que me foram conhecendo ao longo da vida, que me disseram não, quando quis ouvir sim. Esses, são os amigos. Estão sempre lá e não são só solicitude...ou.. sei lá...
Aqui , naturalmente deverá existir também bons amigos, tenho a certeza, sobretudo amigos da alma. mas certamente existirão outros menos especiais. A blogesfera é um lugar ainda mágico... mas.a verdadeira vida é tudo menos isso. Será o nosso refúgio.. certo. O possivel adro de algumas relações mas.. não será tudo.
A blogosfera aproxima mas também separa... e amizade é gizada nessa folha em branco.
Beijinho.

Joana disse...

caro sheleak, pondo a pergunta desta maneira...o peso das relaçoes(reis versus netinianas), sem dúvida que as reais têm um valor mais significativo, a presença das pessoas, expondo as suas emoções fisicamente é para mim mais sentido.
um julgamneto mais completo das amizades netinianas só seria , para mim concretizadas quando as conhecesse pessoalmente, poderia a vir admirar-me ou de modo positivo ou negativo...não sei, eu gosto de estar com as pessoas, senti-las, conviver..estar fisicamente com elas
beijocas doces para ti!

Maria Ostra disse...

Boa reflexão.
De facto, os e-friends, por muitas razões, (as que referiste) tornam-se importantes e até pode ser uma forma de se dar o passo para conhecer (as) pessoas por detrás do nick name. Não esquecer, como alguém já referiu, que na net podemos SER tudo aquilo que quisermos: até o super-homem ou o coelhinho da páscoa. Na net, a"realidade" é muito fruto da imaginação...
Considero, principalmente, que é uma forma de enriquecermos o nosso mundo, aquele que "existe"... Sei lá..

_E se eu fosse puta...Tu lias?_ disse...

Mesmo nunca tendo passado a real...talvez seja maior a fatia (mesmo!)... mas repara que qualquer um só mostra o que quer... a net não desvenda se não quisermos defeitos, amuos ou feitios...

Mesmo assim eu adoro! É um escape a novos olhares...******

Anabela disse...

Antes de mais, parabéns pela análise à amizade netiana. Gostei muito e concordo com aquele ponto, o da inversão de critérios de selecção. Já tinha pensado nisso, confesso...

Mas, Shelyak coloca uma questão...
Se as amizades da net proliferam mais que as reais...?

Pois, depende do tempo que se passa efectivamente na net.

Acredito que haja muita gente a viver mais para um pc, do que para o mundo real. De contrário, dir-me-ão alguns "ah, e tal, é por força do trabalho, que é utilizada essa ferramenta..." pois...

... folgo em saber que neste pais, muito se trabalha eheheh (como pode confirmar, são horas de almoço, logo, posso comentá-lo!) :)

Contra mim, falo:
Tenho algumas amizades netianas. Poucas. Continuo a preferir o real. Que fazer?

Bem-haja

Marta Vinhais disse...

Olá, interessante como sempre o teu post.
No meu caso, tenho boas amizades que começaram na net e depois desenvolveram-se pessoalmente.
Encontrei a afinidade e a cumplicidade de que falas nessas pessoas.
Obrigada pela partilha.
Beijos e abraços
Marta

TenTaTion disse...

Olá..
Bacana demais esse texto..
Concordoi muito com vc...
Ahh..
Deixei um desafio pra vc no meu blog.
Bjus

Gi disse...

Preservo a minha intimidade tanto para os conhecidoa como para os desconhecidos. Prefiro pecar pela omissão do que mentir e aqui, tal como na vida real as pessoas gostam de mostrar aquilo que não são. Só mostram a parte que pensam ser aceitável, política ou socialmente correcta ou pior ainda de forma a agradarem aos dono do espaço, fazerem parte do grupo , cada vez mais há uma crise de identificação e as pessoas querem , têm necessidade de pertencer a uma tribo.

Do tempo que estou na net conheço pessoalmente 2 pessoas , não descuro a possbilidade de conhecer mais mas não faço questão. Eu e uma série de pessoas já fomos enanadas por alguém que nem o nome nem a fotografia, nem profissão, nem história de vida, nem sequer idade eram verdadeiros. Isso ensinou-me a ficar de pé atrás.
A tua análise está correcta, a blogosfera tem isso tudo mas a grande parte dos meus amigos está cá fora. E digo mais , muitos nem compreendem como acontecem este tipo de relaccionamentos. Devemos ser todos uma cambada de quotas :)

Sabes que mais? Eu consigo sentir a falta dos que me visitam, consigo alegrar-me com as suas partilhas , entristecer-me com as suas dores mas penso sempre que se precisarem de mim como amiga oq ue tenho eu para lhes ofereer senão um ombro ou um lencinho virtual? Há alturas em que um colo faz muita falta ...

A minha percentagem é de 1% para aí :)

beijinhos

P.S. - tens que me dizer porque é que fico sempre presa no teu blogue quando cá venho.

P.S.S. - outra coisa que tem engraçada a net ... e por aqui se vê oq ue é este mundo (que não difere muito do de cá de fora - aqui há uns dois anos eu escrevia num espaço que agora não interessa estar a referir. Um dia escrevi um texto (lá escrevia :)e fiz a comparação entre a nossa vida e uma viagem de comboio. Aqui há uns tempos em 4 ou 5 blogues onde fui o tema eram comboios , lembrei-me do que tinha escrito e repeti a dose, pelo menos a ideia geral. Imagina a graça que agora não achei ao ler a feitizinho e ver que alguém lhe disse o que eu escrevi lol... como posso levar a sério tanto do que se diz e do que se escreve? Achoq ue este é o comentário mais longo que alguma vez fiz em blogues :)

Beijinhos

PSSS - Acho que há muita ficção neste meio :)

Calimera disse...

Bom tema.
Pois eu acho que amigo, amigo é aquele que nos dá o ombro para nos confortar é aquele que nos sabe criticar e não o que abana sempre a cabeça e concorda com rtudo o que dizemos.
Certo é que pode acontecer que os netianas :) podem até ser sinceros e nos ajudar em algum momento mais complicado...
Ou seja tinhamos aqui pano para mangas :) melhor ainda a discussão do sexo dos anjos. Opss :)
Bjis

MARIA MERCEDES disse...

Como já tinha sugerido, actualmente tenho feito mais amizades netianas do que reais. Espero que as amizades netianas, mais cedo ou mais tarde, se tornem um pouco mais reais. Por vezes temos que alargar o nosso mundo, senão ele encolhe!

Deixei-te um desafio para ti no Excitações...! Faz dele o que quiseres...

beijos bem reais

Maria R disse...

Ora eu cá penso o seguinte: As amizades reais são de facto de grande importância! Cm alguém já por aqui disse, nada como apertar a mão de alguém num momento de dor ou de alegria, nada como um olhar a um amigo daqueles que sabe logo em que estamos a pensar só de nos conhecer o tal trejeito... Mas em nada isso tira o brilho às amizades que criamos por aqui, na net. Por isso escolhemos uns poucos como nossos preferidos, por isso sentimos a sua falta quando estão algum tempo sem postar ou comentar... Se afinal n sentíssemos a falta dessas amizades de que pessoas que muitas vezes não passam a ser fisicamente conhecidas, n criávamos os blogs, pra nos mostrarmos ao mundo e apelar àqueles com quem temos as tais afinidades e cumplicidades de que falas, assim como uma bela flor abre e estende as suas pétalas coloridas e perfumadas pra chamar os insectos de que precisa para ser polinizada...Todos precsamos uns dos outros.

E tb fico sempre presa neste blog. Das duas uma: ou tens isto mto carregado, ou as tuas pétalas têm cola tudo! Beijinho

Anónimo disse...

Ola...

Artigo super interessante e actual...
Concordo plenamente, em especial com o ponto C, porque quando existe afinidade e cumplicidade entre as pessoas fica muito mais facil transpor as barreiras de aspectos fisicos (caso existam).
Na verdade, tenho para mim, que as relações de amizade atraves da net, podem ser muito mais saudaveis e duradouras que as reais.

Parabens tanto pelo tema como pelo texto...
Beijo
Vity

Anónimo disse...

concordo muito contigo!mas temos mais pela net!muitos mais!e sao mais bonitas estas amizades qd verdaeiras!e mundo maravilhoso, onde falamos, desabafamos, perguntamos, ouvimos sem racismos!beijoca!

*Um Momento* disse...

Bem...
Já me vais conhecendo um pouco
Eu por aqui vivo uma "realidade" incrivel...
Louca ou não ..."sinto " o momento
Tenho Amigos ( leste bem) que nunca vi , ou ouvi
Mas estão no meu coração
Esta é a realidade
O sentir não exige presença...
Um beijo enorme em TI (*)

Noitinha serena ... a sorrir:))

Cöllybry disse...

Neetianas, inovação, gosto mais...
Cpmplicado isto da amizades nos dias de hoje...

Gostei muito deste texto sobre o tema...

Doce beijo

Eärwen disse...

Mais uma vez meu amigo, colocas um texto para refletir...
A amizade para mim é um sentimento nobre. Ser amigo é uma arte, seja no real ou na net(adorei a tua expressão “netianas”).Ainda não pensei no diferente peso que existe entre elas, mas confesso que tenho bons Amigos netianos... Acredito que isso se deva por conhecermos primeiro o interior e depois o exterior.

Pérolas incandescentes de carinho amigo.

Eärwen

Alexandre disse...

Um dos melhores textos/reflexões que tenho lido nos últimos tempos sobre o novo mundo que são os blogues - alguém os comparava há tempos aos chats e eu não posso discordar mais - um blog nada tem a ver com os chats nem sequer com hi5 e companhia! Porque um blogue exige muito de nós, não é apenas um local para despejarmos fotos ou pensamentos de outrem. A minha vida mudou desde que me aventurei por estas andanças, e tenho amizades de todos os níveis que tu falas, com uma grande redução do primeiro item, aqueles amigos que nada têm a ver com a net.

E espero que isto seja apenas o princípio...

Um forte abraço!!! E parabéns pelo texto!

Gi disse...

Tenho um peqeunos desafio para ti no meu cantinho. Estás à vontade para não responder se assim o entenderes. Beijinho e bom fim de semana

Maria Ostra disse...

Um cavalheiro, é o que és! :))

Brain disse...

Shelyak,

Passaste no meu espaço e deixaste a tua marca.
Não podia deixar de fazer o mesmo.

Não por uma questão de retribuição,
Mas sim por uma questão de gosto,
Gosto pelo conteúdo deste teu post.

Bastantes pessoas conheci na net,
Nomeadamente através do meu blog.
Algumas passaram ao real, outras não.

Mas no fundo, o que penso efectivamente interessar, não será tanto o rácio que referes, mas antes o tipo de relacionamento.

E digo-te, que as pessoas que me conheceram via blog, conhecem muito mais de mim, do que a esmagadora maioria das outras.

E para mim,
Como estou certo,
Para ti também,
Mais importante que a quantidade,
Será a qualidade.

Abraço.

Ci Dream disse...

vim retribuir a tua visita...:)

beijos incomuns da ci

...HOJE.SOU.A.PAULA disse...

Começo por te cumprimentar e agradecer as tuas palavras no meu cantinho actual (sim, por já conto seis!!!)

Não sei como chegaste até mim, mas muito satisfeita fiquei por me fazeres chegar aqui.

Confesso que não conhecia o teu espaço, mas posso dizer-te que fiquei rendida.

Estive cerca de uma hora a ler-te. Não me falhou um post. Um puxava o outro e cheguei ao fim.

Tens uma forma muito aberta de expôr os temas que abordas. Sem pudor, receios ou perconceito vais-nos dando a conhecer um pouco de ti e isso é muito bom.

Optei por não comentar todos os posts, embora alguns deles me deixassem com "água na boca" para o fazer, mas estou apenas a fazer um breve intervalo nas férias, para matar saudades e deixar uma beijoca a todos os amigos netinianos (já aprendi contigo).

Acredita, já o tenho dito muitas vezes, e isto para não deixar de comentar este teu post, já fiz mais amigos na net, do que na minha vida real.

Concordo em pleno com a aboradagem que fazes e as conclusões que tiras.

Deixo-te uma beijoca e se não te importares da minha companhia, no meu regresso cá voltarei.

cheiodetesao disse...

Bom dia shelyak.

Esta é a minha primeira visita ao teu blog e o teu último post merece-me o seguinte comentário, ou constatação, ou reflexão, qualquer coisa, enfim...

Conto hoje, entre os meus amigo(a)s de quem gosto de verdade, pessoas que conheci por causa a internet, mais propriamente por causa dos blogs (no universo deste meu blog que tu conheces, não conheço ainda ninguém, pessoalmente).

Tal como na vida real, deve haver aqui de tudo: pessoas que se assumem tal como são, outras que fingem ser aquilo que não são, de modo a mais facilmente granjear amizades e festinhas no ego...

Que a internet e os blogs, particularmente, alteraram a vida de muita gente... AH! Disso não duvides!

Um grande abraço, voltarei com mais vagar para ler um pouco mais daquilo que escreveste.

Só mais uma achega: pelos comentários que escreves aqui e ali e que vou lendo, só posso dizer que és uma pessoa "netiana" (bem visto) que eu teria todo o gosto em conhecer! Quem sabe, um dia a oportunidade aparece!

Um abraço.

cheiodetesao disse...

À laia de PS:

Li o teu post abaixo deste e não posso deixar de te dizer o seguinte: não consigo ler PC, não porque o veja em bombas de gasolina (para mim isso é irrelevante) mas sim porque o homem escreve mais livros do que copos de água bebe, de certeza.
Dificilmente "acredito" num escritor que escreve tanto, tanto...
Mas, como é óbvio, posso estar enganado e, se assim for, aqui ficam as minhas desculpas ao senhor.

cheiodetesao disse...

Não resisti!

Cavalo à solta é, sem dúvida, um dos mais belos poemas que "apareceram" nas nossas cantigas. E, se bem me lembro, chegou por causa de um festival da canção, não foi? E creio que nem ganhou...

Parabéns pelo que me parece ser um escolha que vais fazendo...

E,

Não podes pôr, ali mais abaixo, "La Traviata"?

E o

"Concerto 1042" de Bach?

*Um Momento* disse...

Hum...
Voltei
Acho que respondi á pergunta da 1ª vez que te respondi
Mas contudo volto a dizer-te que passo imenso temo a "falar" com pessoas desconhecidas do meu mundo real.
Jamais os vi ou ouvi , no entanto passamos horas na conversa, na risada e o mais importante em confidências
Gera-se uma Amizade incondicional e acaba a sentir-se muitas vezes a falta dessas pessoas quando por algum motivo estão ausentes.
O peso é bem maior em relação á tua 1ª alínea
Contudo , jamais esqueço os meus Amigos do meu dia a dia :))
(*) de bom fim de semana

Shelyak disse...

Bem que gostaria de vos agradecer individualmente os vossos comentários mas por terem sido em número tão elevado, seria difícil fazê-lo sob pena de me repetir em alguns casos; agradeço-vos bastante terem partilhado a vossa opinião e que, digo-vos, não me admirou muito...

Comigo, tem-se passado algo semelhante... A minha grande questão passava pelos amigos, reais ou não, que conhecemos através da net e esses, são, no meu caso e sem dúvida, em muito maior número do que os tais "herdados", da minha adolescência assim como os que vim a conhecer depois.
Pelas afinidades, partilha, cumplicidade e mesmo intimidades - porque não? - que aqui tão facilmente se criam, as ligações que vamos desenvolvendo com origem na net e pelas razões que tentei descrever no texto do post, são, na minha opinião, bastante mais fortes...

Beijinhos para as meninas e abraços para os homens, isto sem qualquer descriminação machista, claro! :)

cheiodetesao disse...

Claro...

:)

Anónimo disse...

Amigos reais ficaram e o são há muito tempo, à cerca de 2 anos começei a conhecer os amigos na net e tu foste um deles, aliás dos poucos que conheci que ficaram mesmo reais, o balanço é positivo na net pois eu achava este mundo era estranho e agora entendo que aqui falamos mais profundamente com as pessoas e excluindo os amigos reais e verdadeiros esses que conhecemos muito bem, os amigos da net tantos homens como mulheres fiquei a conhece-los muito melhor que talvez na vida real :)
Bjs
Meforever

Bia disse...

É um pouco tarde para comentar, mas mais vale tarde que nunca !!!;)

Concordo com todas as alineas aqui expostas, sendo que a minha preferida é a C ...

Eu sou bastante timida, e a net ajuda-me a falar abertamente sobre questões que normalmente não falo ;)

Infelizmente não posso opinar muito, porque apesar de ter alguns conhecimentos bons da net, apenas uma passou para a vida real e não me arrependo. É tal e qual aquilo que mostrava através da net... não houve falsidade e ainda hoje somos grandes amigas!!


Já que gostas tanto... beijinhosss


miminhos... atrevidos!

carpe vitam! disse...

é uma tema sobre o qual já me debrucei também, de uma forma completamente diferente, mas que toca nos mesmos pontos aqui focados:
http://provocame.blogspot.com/2009/03/temet-nosce-essa-coisa-de-conhecer.html

é claro que já tive alguns dissabores, mas a maior parte têm sido excelentes experiências. Creio que também tem muito a ver com a nossa postura na rede.

Será que já alguém se pôs a estudar isto exaustivamente?