terça-feira, 17 de julho de 2007

Perdoai-me, Senhor, porque pequei...

O desejo não é cego mas cega.


Assim conta Lie Tsé:
Um homem que vivia tendo o ouro por única paixão, uma manhã vestiu-se, penteou-se e correu para o mercado. Foi junto da banca de um cambista de ouro, apoderou-se bruscamente do ouro que lá se encontrava e fugiu.Apanharam-no, perguntaram-lhe:

- Como foste capaz de te apoderar deste ouro em público?

- Em público? - disse o homem - Quando me apoderei deste ouro não via ninguém. Só via o ouro...

18 comentários:

Joana disse...

Que palavras tão sábias, querido shelyak,fico atordoada com as tuas palavras:)...sempre boas...sempre sensatas.
beijocas doces

Zenith disse...

Muito bonito. Chama-se a isso ter o olhar singelo. Ele tinha-o, mas mal direccionado.
Tenho um desafio para ti lá no tasco.
Aquele Abraço

Anónimo disse...

A primeira frase que me surgiu ao teu provocador post foi:
"nem tudo o que luz é ouro!!!

Mas falemos de desejo, de certo esse é o objectivo da tematica .

O desejo é um conjunto de emoçoes que nos motiva nos dá vida e impulsiona .
A concretização desse desejo pode conduzir a comportamentos
a que tu designas de "pecado".
Trata-se no texto descrito claramente de um Impulso.
Assistimos hoje em dia a muitos comportamentos impulsivos.
A satisfação imediata dum desejo, gera insatisfação.
Daí a necessidade de "subir a parada"até á cegueira total.
Nesse patamar do desejo vale tudo, até roubar!!!para o alcançar.

Quando era menina meus pais tinham parcos recursos.
Mas minha mãe levava-me a mim e a meu irmão pelas ruas da cidade todas as tardes de domingo em fato apropriado .
O passeio era invariavelmente o mesmo.O objectivo do passeio, caminhar e contemplar todas as montras de brinquedos.Minha mãe ensinou-nos que no futuro iriamos ver muita coisa que nos deslumbrava , mas teriamos de fazer escolhas.Só muito pouco do que veriamos estava ao nosso alcance.Palavras sábias as de minha mãe.

Os meus olhos ainda hoje sorriem com as bonecas que admirei sabendo que nunca iriam ser minhas.
Desejos inalcançaveis aceites em paz.
E se eram lindas as bonecas das montras da minha infancia !

Isamar

R. disse...

É que é mesmo assim...o desejo fora de controle pode cegar,assim como o amor,a paixão,a inveja,os ciúmes...os sentimentos elevados ao extremo por vezes dão mau resultado...

mas errar é humano,e algumas vezes,olho para o céu e digo baixinho: perdoai-me Senhor porque pequei...

beijinho grande

Francisco del Mundo disse...

Sabes o que é bom: quando esse ouro é uma pessoa...;)
Abraço

Anónimo disse...

Francisco
Pelo sorriso da tua escrita já pecaste!!!:)

Justine disse...

Já aqui foi dito quase tudo...mas abençoados o que encontram o ouro, é um sentir unico esse de só se pensar nele, senti-lo,beija-lo, abraça-lo e, peço desculpa mas tem que ser, fode-lo!

Anani disse...

Giro é pensar nesta metáfora ao contrário: quando damos tanta importância a coisas "pequenas" que as "grandes" nos passam completamente ao lado. E hoje em dia há um fascínio tão generalizado pelas coisas "grandes", que quem gosta das "pequenas" é... um tesouro...
Fazes um gajo (neste caso, uma gaja) pensar! E depois saem coisas encriptadas... :-D

CS disse...

Eu não posso deixar de dizer que... AMEI esta versão do La Boheme! Que arrepios...

Beijinho

Alexandre disse...

Se não houvesse ouro a história do mundo seria diferente, embora o Homem logo inventasse algo equivalente.

O ouro é ostentação, vê-se em especial as pessoas da província - homens e mulheres - ostentarem fios, pulseiras ou relógios de ouro.

Por mim... odeio o ouro!!!

Um abraço!!!

Gi disse...

Consegues sempre fazer-me sorrir com as histórias que aqui deixas.
Gosto de metáforas :) ...

Contamos sempre com a nossa esperteza e muitas vezes esquecemo-nos da esperteza dos outros. Descuidos :)

Um beijinho e noite feliz

Unknown disse...

Não imagina como é agradável para mim vir aqui. E a música que toca é tão bonita. bjinho*

MARIA MERCEDES disse...

Tudo é relativo, tudo é uma questão de ponto de vista, ou do observador, não achas?
Lembra-me a citação, "A justiça será feita quando o justiçado puder dizer como terá de ser feita a justiça" (GORO de TIVULOI)

bjs

Anónimo disse...

k obcessao doentia!fogo!beijoca!

Francisco del Mundo disse...

isamar, pecador de mulheres me confesso...:)
Beijo

Shelyak disse...

Joana,
Quando me deparo perante histórias destas, pouso o livro de imediato e fico a pensar em tanta coisa que nos acompanha no nosso dia-a-dia...e tento compreender se estamos sós no mundo ou não, quando entramos em devaneios similares...

Zadabucadeu,
Já lá fui ao teu cantinho ver... aiiiiii :)

Isamar,
Sei que não deveria falar de pecado mas fi-lo pensando mais na nossa cultura, numa perspectiva de um desejo que, quando nos assalta, deverá ser controlado, embora dependa de tantas condições exteriores à nossa pessoa; tem sempre tudo a ver com as relações interpessoais...

Vertigo,
Bingo !!!!!!!!! :)

Francisco,
Tão certo que estás!!! :)

Justino,
São momentos tão excitantes...:)

Anani,
Pois estas "histórias" que aqui partilho fazem - pelo menos a mim - pensar e muito... tento que sejam pequenas contribuições para que todos nós nos vamos conhecendo um pouco melhor e assim afastar os tais nossos fantasmas (adorei esse post, o dos fantasmas)...

Cookie,
Foi precisamente o que senti a primeira vez que ouvi esta versão do La Boheme... um arrepio...e não parei até encontrar e aqui tinha guardada para um post.
Mas pus logo nas playlists e aí, fiquei um bocadito perdido, sem saber se havia ser na Portugal ou World! intérprete portuguesa, estilo português mas música francesa... ufffff! complicação! :) acabou por ficar na playlist Portugal. Será que deveria ser na World?

Alexandre,
Pois ouro, nesse aspecto, também não me diz nada; agora, no outro que sabes e que deu para entender por estes comentários...aiiiiiiiii :)

Gi,
Verdade o que dizes mas quando o desejo bate forte, são tantas as vezes que cegamos... fomos feitos assim... e o mundo roda, continua a rodar, nem sei se em busca da perfeição (e qual o critério de perfeição?)...
Vamos vivendo sim e bem...:)

Libelinha,
Simpatia tua e digo o mesmo sempre que te leio... e a música, como disse antes, dá mesmo um arrepio!

Excitações,
Grande verdade... quando falei em pecador, falava em termos genéricos mas claro que tudo depende, aliás como comentei umas linhas acima... entendemo-nos bem :)

Catworld,
E são boas, por vezes, tais obsessões, principalmente quando não afectam negativamente terceiros mas, por definição, sendo cega, nada vê....
Que coisa esta!!!! :)

ContorNUS disse...

Retribuo o elogio, gostei do que aqui encontrei.Palavras partilhadas com sapiência.

Este conto recorda-me o livro "Tertúlia de Mentirosos" de Jean-Claude Carrièrre

;) voltarei

mar disse...

Gostei deveras deste teu cantinho.

Danças? Ou é pecado??