sábado, 6 de outubro de 2007

Depressa se vê que são muitas as armadilhas no caminho da lógica...

Hoje volto a um livro, para mim, fabuloso, Tertúlia de Mentirosos, que reúne contos filosóficos do mundo inteiro, agrupados temáticamente.
Hoje, conto-vos dois deles no campo da lógica e armadilhas que por vezes ela encerra.
Caminhar à chuva
Um homem - conta uma tradição chinesa - caminhava lentamente à chuva.
Um outro, que ia a passar depressa, perguntou-lhe:
- Porque não andas mais depressa?
- Lá à frente também chove - respondeu-lhe o homem.
O remédio inútil
Uma outra história europeia apresenta um homem de certa idade, marido de um mulher sensivelmente mais nova do que ele. Um dia vai ao médico queixar-se. Faltam-lhe forças. Já não consegue satisfazer a mulher e pede um reconstituinte. O médico fez-se rogado e consentiu por fim em dar-lhe uma injecção.
O homem volta para casa em estado de grande erecção. Infelizmente, a mulher não se encontrava em casa. A criada diz-lhe que ela tinha saído, mas não especificou a hora de regresso.
Muito embaraçado pelo seu estado e sem saber como se acalmar, telefonou ao médico.
- A injecção funcionou muito bem - diz ele - Mas a minha mulher não está! Só está a criada em casa.
- Então - diz-lhe o médico - vá para a cama com a criada!
- Mas para a criada - replicou o homem muito enervado - não preciso de medicamento!
Os dois relógios
Uma história inglesa: um homem traz dois relógios, um em cada pulso. Cada qual marca um hora diferente.
Um dos amigos admira-se: - Para quê - pergunta-lhe - ter dois relógios se não marcam a mesma hora?
- Se assim não fosse, porque havia de ter dois?

A montra
Um homem que ia a passar no bairro judeu de uma cidade viu uma montra cheia de despertadores, relógios de sala e de pulso. Como justamente precisava de consertar o seu relógio de pulso, entrou e viu-se em presença do comerciante, a quem deu parte do seu desejo.
- Lamento - disse o comerciante - mas nada posso fazer pelo senhor.
- Então porquê?
- Porque não sou relojoeiro.
- Não é relojoeiro?
- Não. Sou um rabino especializado em circuncisões. Sou circuncisador.
- Mas então, se não é relojoeiro, porque tem na montra tantos relógios?
- Ora - diz o rabino - que quer o senhor que eu lá ponha?

O homem choroso
Um homem de lendária riqueza acaba de morrer. Levam o caixão para o cemitério, com grande cortejo.
Está lá um homem a chorar muito.
- Porque chora? - perguntam-lhe - É da família?
- Não. É por isso.

27 comentários:

Francisco del Mundo disse...

Adoreiiiiiiiiii... ahahahahahah
Abraço

Gi disse...

Já me deram essa resposta ... :o)
Eu ando nos intervalos da mesma :)

Beijinhos, resto de bom fim-de-semana.

Mateso disse...

É verdade, é giro, é isso mas que é chato lá isso é...
Um beijinho

MARIA MERCEDES disse...

Batem levelevemente, como quem chama por mim...será chuva? Será gente?

responde tu, porque a tradição já não é o que era...!

beijinho

osbandalhos disse...

A riqueza de uma mente profunda deixa-me sempre comovido.

Maria Francisca disse...

Adoro caminhar à chuva...até porque quem anda à chuva molha-se...se é que entendi o que querias dizer...sei que entendi!
besito

Abssinto disse...

Nunca me importei grande coisa com a humidade da chuva nos meus flancos.

abraço

R. disse...

eheh ;)

beijossss

eudesaltosaltos disse...

é um prazer delicioso passar aqui e ler-te... :) bj gd

Calimera disse...

ehehehe
Gostei muito, principalmente o remédio inútil... Bem.... :) :)
E há ainda Mulheres que sonham um dia ter um criada..... na na na

Beijinho grande

helena disse...

hehehe estava mesmo a precisar de me rir... gostei da dos 2 relogios pois me fax lembrar um amigo, ele tb usa 2 relogios, rsrs
Beijo

Milupa disse...

Ah ah ah ah! que riso! estão muito fixes!

Viva aos quilinhos a menos!


Beijos sentidos e parabens pelo sentido de humor!

vf disse...

Algumas destas "lógicas armadilhadas" já conhecia.Deixo-te mais uma que possívelmente já conheces, mas que acho que retrata muito bem a mulher no geral.
Um homem só precisa de três medidas quantitativas para fazer feliz uma mulher: recordar-lhe o quanto ela foi importante no passado,admitir o quanto ela é especial no presente e afirmar o quanto ela será indispensável no futuro!
O segredo é este, é só descobrir qual a quantidade para a que se quer!

Boa semana
Bjocas

Silêncio © disse...

Eu sou a ave rara que adora andar a chuva...

Adoro sentir os pingos a molhar-me o rosto e a escorrerem pelo pescoço...

Um Beijo Molhado

Lucy disse...

Perfeitooo
beijoooo

O amor é fodido disse...

:))))))))))))))))

beijos

O amor é fodido disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sabina disse...

Interessante..mas mais interessante seria ver qual é a interpretação que cada um dos teus leitores dá a cada umas das pequenas histórias...

Um excelente exercício...acho que iríamos ter grandes surpresas.

Beijos

Anónimo disse...

"Se assim não fosse, porque havia de ter dois?"

Sem duvida... pq só ter um???
Se ambos marcam tempos diferentes?
Fusos horários distintos..
Sensações dispares!
Padrões ... e texturas indidualizadas...
Dualidade...
Why Not?...

t3resa.

luafeiticeira disse...

Bem escolhidas.
beijos

Vitalis disse...

São estórias engraçadas... mas algumas dão que pensar :)

*Um Momento* disse...

Li cada um desses trechos e finalizei-os a todos com um sorrir rasgado
Contudo todos eles me deixaram a pensar...
Adorei:))

Beijo de bom dia
:)))

PS: Tenho uma cestinha cheia de miminhos no meu cantinho que gostaria imenso de partilhar contigo , um a um com muito carinho
(*)

Maria Ostra disse...

:D
Um post muito bem disposto, sim senhora!

Anónimo disse...

de corrida, só para deixar um olá!

**:))))

Anónimo disse...

Recomendo o "Challenging Lateral Thinking Puzzles", ou então a Bíblia..."Lateral Thinking" Creativity Step by Step do Edward de Bono.

A lógica torna-se ilógica no pensamento lateral! Viciante!

HNunes disse...

Lol... Ahahahahah. Fabuloso
Após ausência para reorganizar a vida vim ver como estava a tua casa.
Ainda bem que está fabulosa.
Já agora o "África minha", encheu-me as medidas. Por minutos viajei até S.Tomé (meu país querido).
Bjos

XupaNuPipi disse...

Façom ideia do que o rabino poderia pôr na montra, lolol...
Um abraço musical :-))