quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O meu Truman Show

Gaiola dourada... rotina despreocupada... um bom dia, boa tarde, boa noite, que, diariamente, misturo com um sorriso de plástico e que desejo a todos que comigo se cruzam, dia após dia; nada me falta e tudo me falta, ; penosamente, ano após ano...
Os minutos, as horas, os dias, os anos, estranhamente artificiais, repetidos. Será que o mundo é isto? Será que a Vida não passa de um acordar - deitar, troca de bons dia-tarde-noite, ditos sob o deslizar de pesadas engrenagens oleadas e silenciosas ? Não acredito! Terá que haver muito para lá deste pequeno espaço onde vivo...
Sinto que estou a ser controlado, numa gaiola dourada. Não quero. Quero sim fugir, para as minhas ilhas Fiji. Fujo mesmo que, para isso, tenha que passar o cabo das tormentas. Tenho medo? Sim, tenho, mas mais medo tenho de ficar nos bons dias, boas tardes, boas noites, de todos os dias...
E entro no meu veleiro e sigo pelos mares, para as minhas ilhas Fiji... sempre em frente... Apanho tempestades, a frágil embarcação volta-se, quase que me afogo, resisto, volto à luta e sigo em em frente. Até que chego ao fim do mundo. O veleiro embate contra uma parede e imobiliza-se. A partir dali, é o vazio, o desconhecido, a incerteza. Bato naquela parede, desesperadamente. Sem resultado. Será que tudo acaba aqui? Não acredito. E procuro novamente, em todas as direcções.
No meio daquele mar, encostado à parede do fim do mundo, encontro um caminho que me leva a umas escadas e uma porta onde tem escrito "saída". "Saída"? penso eu... fico a olhar, imóvel... e agora...? que faço...? vim até aqui... agora não vou parar... vou sair sim...para onde? não importa. Eu quero... e vou...
É nesta altura que ouço uma voz vindo do céu, como que um trovão... quem é? aí entendo...é o meu criador, que tem controlado os meus passos, a minha vida...
Não vás, diz-me ele... volta para trás, para a tua gaiola dourada... não sabes o que está para lá daquela porta...
Fico, por momentos, imobilizado, confuso, com algum medo. Olho para o meu passado, penosamente igual, e penso no futuro. Não o quero assim não. Quero ser eu a procurar e a viver a minha vida.
Abro a porta e saio para entrar para as minhas ilhas Fiji, algures...
O mundo que assiste, à distância de um televisor, rejubila. Queria estar no meu lugar. No entanto, mantém-se acomodado nos seus bons dias, boas tardes, boas noites, sempre iguais. Rejubilam por mim. Minutos depois, mudam de canal. É mais cómodo.
Já longe, mais tarde, na minha suposta liberdade, nas ilhas Fiji, interrogo-me: e será que, mesmo aqui, terei um outro destino traçado por um criador, este sim, perfeito, e ao qual não posso fugir? Onde será, afinal, o fim do mundo...?
(O meu Truman Show...que pode ser de todos...)

18 comentários:

Anónimo disse...

Navegar em direcção ao desconhecido, traçando um rumo que vai mudando ao sabor dos ventos, das correntes e, porque não, das tempestades, é estar vivo. Sem deuses e sem paredes...

Somos nós os deuses. Somos nós os produtores dos programas que os "pantufas" vêem...

Queres vir?

bons ventos para ti

Shelyak disse...

Vamos nessa, B...
Um belo abraço para ti! :)

Anónimo disse...

Há muito mais mas, muito mais...
Somos nós que construímos nossa vida, a sorte e o azar podem acontecer mas há algo mais, é a nossa essência,os nossos sonhos, os nossos objectivos, as nossas fantasias tudo poderá ser uma viagem de sonho quando acreditamos... em nós!
Tanto me fez arrepiar este post mas tão facil foi entender e chegar a uma conclusão.
Ser!
Um abraço
Foreverme

BlueVelvet disse...

Eu já fugi dos bons dias, boas tardes e sorrisos de plástico há muito tempo.
Mas paguei um preço muito alto.como se diz." Não há almoços grátis"
Quanto às gaiolas douradas há algumas maravilhosas, e nelas sentimo-nos nas ilhas Fidji.
Quer vir ver a minha?

_E se eu fosse puta...Tu lias?_ disse...

Perecbo tão bem aquilo que gritas.

Onde está a rosa dos ventos... a de cada um... uma que nos leve livres para onde quisermos ir.

Onde os sonhos possam ser nossos, só, e concretizados em vida terrena.


**********************************

Anónimo disse...

Nunca estamos bem onde estamos é o que é. Sempre insatisfeitos, sempre a pensar no significado de "felicidade". Muito bom.

abraço

Anónimo disse...

(abssinto)

Anónimo disse...

Fugir ao que é imposto, ao que se entende por convenção. Ser-se louco e livre. Sim, livre.

Bj doce

Bluesy disse...

Bolas, a cada dia que passa faço exactamente a mesma afirmação: a vida tem que ser mais do que isto.
Boa reflexão!
Bj

Jo disse...

"só estou bem onde não estou,
(...)só quero ir aonde não vou"
o grande António V. sabia como é.
Acho que todos sabemos, por aqui. Por isso procuramos outros mundos na blogosfera... onde viajamos. Podem não ser as Fiji, mas alguns são bem exóticos e profundos.

beijo*

Anónimo disse...

todos nos construimos o nosso mundo na blogosfera, projectamos os nossos sonhos, caminhos, vit´prias, ferrotas, uma imensidão de coisas k m uitas vezes escondemos na vida presente!
força nisso lindo!
beijoca!

Anónimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).

maria inês disse...

deixa-me gritar contigo!

bom fim de semana

MARIA MERCEDES disse...

O Truman era um personagem irreal e bastante parvinho. Era um personagem bomboka numa parábola para meninos bem.

Ou tu és o realizador/produtor do filme, ou então estás a ter um ataque de nostalgia judaicocristã dos grandes!

E eu estou a ser a má consciência do costume...!

beijinhos sem tempo

Silêncio © disse...

Todos temos o nosso Truman Show...

Um Beijo Silencioso

vf disse...

O fim do mundo será onde quisermos,quando nos cansarmos dos sonhos bizarros,estejamos acordados ou a dormir! E podemos até ter um criador que nos tenha traçado o caminho,e que não possamos fugir dele,mas nos nossos sonhos naaaa......só lá entra quem nós quisermos!
Bom fds
Bj

Mateso disse...

A procura... o caminho... o reencontro?
Talvez... mas a solidão é afinal o nosso eco...
Beijo

Anónimo disse...

devo ser e.t.... os bons dias e quejandos de plástico ou não... já eram. ganhei o direito de não os dar; mais, o direito de não levar com eles.
muros tenho... mas, só os que eu construo para poder ficar livremente dentro deles.
vou para onde quero...
estou onde quero...
e já há muito que aprendi que "eu sou deus"!
devo ser mesmo um e.t.
(dito ao ouvido...)