quinta-feira, 15 de novembro de 2007

E não somos nós que complicamos tudo ?

Pois é, grande verdade que é... complicamos tanta coisa fácil...

E lembrei-me de vos contar, a propósito disto, uma pequena grande história...(parece-me que as novas regras de gramática dizem que se escreve "história" quando se trata de grandes acontecimentos que merecem um lugar na História, e "estória" quando são contos da carochinha; como acho que este conto pertence ao primeiro caso, escrevi "história" ihihihi)

Andava eu aqui - e ando ainda ! - a magicar uma solução para um problema, de uma forma rápida, simples, nada complicada e só me ocorrem saídas daquelas complexas que passam por todos aqueles planos estratégicos cheios de gráficos, timings e esquemas, não esquecendo a famosa análise SWOT, que estudámos quando dos nossos tempos de faz de conta de estudantes...
E então, lembrei-me de um caso que uma vez estudei e que, pelos vistos, ficou-me bem gravada na memória.

Uma empresa fabricante de pastas de dentes estava em apuros em termos de volumes de vendas e necessitava urgentemente de subir valores de facturação pois, dali a pouco tempo, iria ter uma reunião com seus accionistas de demonstração de resultados. O problema passava por estarem 25% abaixo da facturação orçamentada e o CEO (Director Geral) ver o seu lugar em perigo.
Então, reuniu com os seus directores de departamento, procurando encontrar uma solução. Em tão curto espaço de tempo, não estava fácil encontrar uma saída.

E pensaram, pensaram, pensaram...


Logo apareceram os tais planos malucos, dignos de directores que ganhavam fortunas: esquemas de publicidade que iriam aumentar ainda mais os custos numa relação custo/benefício duvidosa, aumentos do preço de venda sob pena de os clientes fugirem para outras marcas mais baratas, alterar esquema de distribuição, reestruturações em tempo record da empresa para aumentar a eficiência, cortar despesas tipo trabalharem às escuras, aproveitar todos os cantinhos e lados de folhas de papel para escreverem, ou ainda cada trabalhador apenas poder ir ao wc uma vez por dia para reduzir consumo de água e papel higiénico! Sei lá, propostas sem fim e algumas delas loucas que sempre aparecem em tais alturas e que não iriam resolver em tempo útil o aperto em que o CEO se encontrava.

Este pânico passou mouth to mouth dentro da empresa, tendo despertado a curiosidade e preocupação num dos trabalhadores da produção. Com um ar tipo "os vossos directores é que ganham fortunas e nós aqui a apanhar bonés", dirigiu-se ao seu director (de produção) dizendo-lhe que o problema era bastante fácil de ser resolvido. Claro que recebeu, logo, como resposta, um "então conta lá, ó espertinho!".


Eu não vi mas adorava ter visto, sim, a expressão incrédula e espantada do director perante a solução apresentada que, logo de seguida, a foi apresentar ao director executivo e que de imediato deu o seu consentimento para passar a execução imediata.


O resultado foi um êxito, as vendas aumentaram os tais 25% tipo rocket, e a reunião com os accionistas um sucesso!


E qual foi a solução? Muito fácil... se as vendas tinham que subir os tais 25%, bastava aumentar o diâmetro de saída da embalagem na mesma percentagem, ou seja, dos 8 mms que tinha, aumentaram 2, para um total de 10 mms; e assim, lá foi o consumo seguindo igual aumento ! :)

Notinha: E não é que a imaginação pode fazer milagres...? hummmmmm...

10 comentários:

Red Light Special disse...

ihihihih
Muito bom!!!!
Realmente complicamos coisas q à partida são tão simples...
:)
bjo*

Lucy disse...

lindooo
eheheh
nos realmente complicamos muitoooo
beijooo

camas e algemas disse...

Complicamos pk nos programaram para complicador! é questão para dizer "Desliga o complicador!"Bjs

Pins disse...

ahah
Já sabia desta :p
As pequenas ideias podem fazer a grande diferença

Gi disse...

Pelos vistos a história é a mesma e vai variando o produto. A que eu conheço e dizem ser verdade foi com o Pó de Talco da marca Johnson @ Johnson. Na altura em que os bébés ficavam com o rabiosque enfarinhado ... agora já não se usa :)

A vida é fácil, nós é que complicamos, mesmo .

beijinhos

MARIA MERCEDES disse...

As melhores idéias são sempre as mais simples!

Limpar o lixo que vem agarrado a grande parte delas, é o objectivo máximo do acto criativo!

Vá lá que ainda não se lembraram de fazer isso com as garrafas de vinho...

abraços

"B"

eudesaltosaltos disse...

nós complicamos mm tudo... e às x a soluçao mm à nossa fte...

Abssinto disse...

O tipo ficou rico.

Maga Ostrológica disse...

Cabecinha pensadora, ora pois!
A análise SWOT é que me revolveu agora o estômago...


;p

maria inês disse...

complicamos mesmo!