sábado, 3 de novembro de 2007

Medicinas alternativas e burrices minhas

Estava a jogar ténis há quase três semanas quando, de repente, senti um esticão na barriguinha da perna, nos gémeos, como que uma descarga eléctrica, e que me obrigou a deixar-me cair no chão, com uma dor daquelas de dizer uns quantos quilos de asneiras. E tudo isto porque não fiz um aquecimento muscular prévio, mínimo que fosse. Eu, que tenho um passado de ginástica desportiva bastante forte e que, por isso, tenho a obrigação de saber como tomar precauções no que diz respeito a exercícios físicos! grrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
E agora fiquei a recordar tais tempos e não resisto a deixar aqui uma foto de então (modéstia à parte, claro), neste caso, no coliseu. Recordar não faz mal desde que não seja em exagero, não é? :)


Mas a burrice não acaba aqui, pelo contrário; apenas começou, porque, depois de ter posto gelo e ficar inactivo durante uma semana, lá voltei ao ténis, ainda sentindo uma dorzinha muito ao de leve. Resultado: a meio do jogo, a dor voltou novamente e lá foi mais uma semana com gelo e paradinho. E mais uma semana se passou em condições idênticas e, não tendo resistido à tentação do ténis, lá voltei para - imaginem - me ter acontecido outra vez o mesmo, só que desta vez, muito pior, ao ponto de nem poder praticamente andar.


Até parecia que a lesão no músculo me tinha afectado o cérebro, ao ponto de fazer estas burrices todas ! Nem escrever tenho tido vontade, o que se deve ter notado um pouco por aqui pois a minha participação no blog tem sido muito reduzida.

E lá fui, finalmente, ao meu médico chinês de sempre - onde devia ter ido ìnicialmente - que trata das minhas mazelas musculares quando dou algum jeito mais complicado, tipo pescoço torcido quando volto a cabeça para trás depois de me cruzar com uma menina toda bonitinha...(também acontece, embora ocasionalmente, não é?).

Não digo que seja milagreiro mas a verdade é que nunca tive que tomar analgésicos ou afins. Tudo muito natural e funcionando rapida e eficazmente. E aqui deixo as fotos que fui tirando com o telemóvel, em sequência, do que vão fazendo.

Acupuntura - agulhinhas na minha perninha


Micro ondas para aquecimento


Médico chinês em massagem
Líquido chinês de massagem


Emplastro chinês(que não Leão) para manter os músculos quentinhos depois da massagem
Para info: Mesa para estirar e massagar - normalmente para coluna

E aqui vos deixo toda esta história que é mais dedicada a todos os que têm dúvidas sobre esta coisas das medicinas alternativas e também para, sempre que eu aqui vier, não me esquecer de tamanha burrice a minha e, assim, não a repetir! :)

E é mais bem feito tudo isto porque, para além do ténis, faço sempre ginásio, coisa que, neste último ano, tenho evitado devido a uma preguiça de todo o tamanho! Shame on me!
Time to go back, then! :)

Problemas na coluna (continuação post-comentários)
Depois de ter lido alguns dos comentários, resolvi escrever um pouco mais sobre a coluna e suas complicações; quem sabe se poderei contribuir um pouco para ajudar quem sofra desses problemas...

Ah! e devo dizer que não tenho acções ou quaisquer outros interesses nas actividades do meu "amigo" chinês! :)

Não me causou admiração saber que muitos de vocês têm chatices com a coluna pois há tempos li algures que uma percentagem esmagadora da população sofre da coluna - para cima dos 60% - muito devido às condições de vida actuais; horas sentados em posturas que, por muito que se queira, não conseguem ser as melhores.

Eu, até hoje, fui lá duas vezes por essa razão e lá estive na tal mesa em que viram a foto acima e que agora junto uma outra. Como qualquer máquina, o corpo humano também precisa de manutenção, incluindo a coluna. No meu caso, e por ter feito essa manutenção, tenho andado sempre impecável.
Nesta foto, pode-se ver a cabeça presa assim como os pés, embora neste caso não se veja por estarem tapadas com uma toalha. O comando da mesa, no topo à esquerda, regula os intervalos de tempo em que esticando o corpo/coluna. Ao mesmo tempo, vai massagando debaixo da coluna.


E nesta foto da coluna, abaixo,que tirei lá também, pode-se entender bem melhor como tudo se passa. As cartilagens entre as vértebras, a beije, com o tempo e sob o peso do corpo, começam a dar de si e as vértebras começam a encostar umas às outras, pressionando a parte nervosa que se pode ver nos extremos das vértebras, com a forma de cordão. Assim, a tal cama (micro ondas e massagens também) vai voltando a afastar as vértebras umas das outras e assim, deixando de pressionar a parte dos nervos, deixando de ter dores (bom, eu não sou médico , posso estar a empregar alguns termos errados mas a ideia geral é esta).
O que veêm a vermelho em baixo, 3 vértebras acima da bacia, sob a forma de "rectângulo", é a representação de uma hérnia discal, a complicação de que muitos já terão ouvido falar. Enquanto que na medicina tradicional, obriga a operações "terríveis", aqui e em grande parte dos casos, ele consegue resolver sem ter que ir à faca.

E apenas um esclarecimento ao que disse a Peach, no seu comentário, quando escreveu "médico" entre " ". Neste caso, ele é mesmo médico e essa dúvida também a tive a princípio, pois não estava muito tentando em andar em endireitas, com o devido respeito por eles claro.
Quando lhe fiz essa pergunta, respondeu-me afirmativamente, tendo-me apontado para o diploma que estava na parede e que tirei foto que podem ver, embora não esteja muito perceptível.


Para o caso de alguém ter interesse em ver como é, posso dizer que fica na Miguel Bombarda, Lisboa, mesmo pertinho da Gulbenkian. Aqui estou completamente disponível para vos dizer em detalhe a localização e preços por sessão, se assim o desejarem.

Olhem um pequeno post que ia fazer, inicialmente, e, no fim, o que deu! Mas justifica-se sim pelo pequeno contributo que poderei, eventualmente, dar a todos os meus close friends deste nosso mundo e que já tenham chorado aos céus de dores...:)

Notinha: esta formatação hoje ficou mal, as linhas... grrrrrr...umas mais juntas que outras mas depois verei isso :)

Post Note: Hoje, 5 Outubro, o médico disse-me que não poder jogar ténis ou qualquer outro exercício durante 3 meses !!!! grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr


26 comentários:

Anónimo disse...

Time to back?
Its now!!!!
lololol
Demais o teu post sim senhor o aquecimento essencial não o fizeste, um ano sem praticar ou mais? O mal é dos que sempre praticaram desporto e param pois aqueles que nunca o fizeram ou pouco fizeram, esses não tem estes problemas...
Em relação aos tratamentos chineses isso acredito mas nem todos podem :)
Alternativas há muitas mas a principal é deixar a cadeira e o pópó e andar!!!
Meforeverme
PS: Para tudo é preciso aquecimento....

Peach disse...

Hello dear friend!

Pois eu sou uma apaixonada pelo oriente... por mero acaso ainda não escrevi nada sobre o assunto neste blog... mas espero faze-lo em breve!

Nunca fui a um "médico" chinês, mas essa cama para esticar a coluna.... está a deixar-me tentada. É que eu tenho a coluna feita num oito... até já estive de cama paralisada!

Mas... como disse no blog anterior, lá regressei ao desporto... ou melhor ao ginasio, e acredita sinto-me outra. Na quinta levei uma "sova" de uma professora, numa aula em que trabalhou apenas as pernas.... bem, só te digo que nos 2 dias seguintes, parecia uma "velhota" a andar tal eram as dores! eu bem chamo á mulher "hitler"... mas ela adora dar cabo de nós!

Fiquei deveras impressionada com a tua foto! é lá... isso é que era estar em "ultra-forma" :)
Tb fui atleta... e é verdade, ressentimo-nos mais... mas a verdade é que tb ficamos em forma mais rápidamente. Ando orgulhosa dos meus musculos.... começam a ficar tipo pedra :) o que é optimo sinal.

mas essa foto foi de que ano? DÁ pra ver que eras do Belenenses, certo? É que a minha profissão está ligada em parte ao desporto.

eix que este comentario vai longo
beijokas

as melhoras! hihhihi

Gi disse...

Hummmm deves ser mais ou menos da altura em que o Jos� Filipe de Abreu era o campe�o nacional de gin�stica :) estava por dentro do assunto :) o meu marido deixou a N�stica e ficou com a GI :). Tenho por c� fotos dessas dele a fazer o cristo. Curiosamente no Coliseu :) lembro-me que havia algu�m que tinha marcado como refer�ncia um rel�gio que l� estava para fazer a sa�da ... s� que estava l� em cima �s voltas, �s voltas e rel�gio nem v�-lo, s� se ouvia ... mas onde est� o %&%&%% do rel�gio :)

Quanto ao aquecimento ...os senhores sabem o que fazer mas esquecem-se, � castigo !
Quanto �s agulhinhas, milagrosas, foi assim , j� h� 20 anos, que a minha filha deixou de ter ataques de asma .

Eu definitivamente n�o gosto de gin�stica . Digo sempre que gosto de andar a cavalo porque � ele que se cansa :)
O �nico exerc�cio que gosto de fazer � andar. Muito. Sem rumo de prefer�ncia . N�o me canso, tenho cora�o de corredora de fundo e sou levezinha :). Deixo o caminho livre para falarem noutros exerc�cios :)

Beijinhos e sorrisos

*Um Momento* disse...

Ohhhhhhh
Espero sinceramente que já estejas melhor...
O teu post...
1ª a Foto está fantástica!!
Parabéns e sorrindo agradecida pela partilha:o))
O "descuido"( 3 vezes seguidas!) acontece...
Eu falo por mim , pois ás vezes a pensar que já estou boa... lá tento e depois ... pronto... asneira...
A medicina alternativa , por acaso nunca fui, mas ando sériamente a pensar ir...por causa da minha coluna...
Belas fotos conseguis-te com o tlm:o)

Adorei ler-te e ...não esquecer os aquecimentos:D

Beijos soprando as melhoras completas á tua perninha , desejando um dia muito lindo
(*)

Nanny disse...

Tsssssss

What a shame!

Mas descuidas-te assim 3 vezes? lol
Isso já é abuso!

A maior lesão da minha vida foi feita durante o aquecimento, depois, teimosamente, continuei e ainda fiz 2 horas de treino... resultado?
3 meses de bota de gesso até ao joelho e a caminhar para a faculdade todos os dias... toma lá que é para aprenderes!

Nunca mais joguei!

Beijocas e as melhoras

Nanny disse...

E esse teu médico chinês maravilhoso não trata o tabagismo? Ando farta desta coisa! :P

Marta Vinhais disse...

Interessante o teu post e elucidativo - espero que estejas melhor.
Quanto às dores que tinha nas costas - exactamente por passar horas sentada - estão controladas desde que começei a fazer yoga.
Pratiquei natação e hidroginástica, mas, como me deparo agora com outro tipo de problema (falta de peso), optei pelo yoga..
Obrigada pela visita...
Até já
Beijos e abraços
Marta

Anónimo disse...

Com que então jogas ténis...
Também estive ligada ao ténis, por várias razões, noutros tempos. Fiquei curiosa... será que costumas jogar nalgum dos clubes por onde andei...? :) Hmm...

Pois, e em relação aquela camita para a coluna, parece-me que terei de pensar nisso. Aquela brincadeira de, nos tempos de escola, andar com a mochila pesadissima e pendurada num ombro só... deixou mazelas. Que se começam a revelar agora. :(

Beijinhos

Flash disse...

Olá Amigo!

3 seguidas, é coisa que acontece, mas lesões?... Sinceramente!
Depois de posts como "orgasmos...", "ginástica vaginal", ou "orgasmos simultâneos e múltiplos" dá-te uma cena destas? E insistes 3 VEZES????
Pôrra amigo, era só quem te espetasse umas agulhinhas mas era na cabeça!
Pede lá ao Chinês para te pôr bom e não abuses.

Abraço

Lucy disse...

nao sei porque mas nunca confiei muito nesse tipo de medicina...
nao me parece real...
beijooo

BF disse...

Gostei muito desta tua explicação.... tenho sempre uma certa desconfiança dessas formas de tratar.

Beijos
BF

_E se eu fosse puta...Tu lias?_ disse...

1º as melhoras!!

2º a foto está demais... completamente atlético!!

3ºNem de propósito...o meu papi foi operado a uma hernia discal ha pouco...xiiiiiiiii.... ainda bem que dás novas opções com as tuas descobertas!!

4º Eu q tenho espinha bifida (pouquissimo claro, mas o suf. pa dar dores razoaveis) tb fiquei esperançada...


beijinhos muitos

Sleeping Angel disse...

bem jovem desculpa lá mas não sou racista mas chinocas bem não vou la muito a missa com eles

Anónimo disse...

Dores musculares?...dispenso, obrigado:D.....Sei bem o que são e não recomendo.
Frequentava muito o massagista á uns anos, mas desde que me virei para o Yoga a coisa melhorou significativamente.
(a foto no coliseu tá gira).
Bjoca

Maria Ostra disse...

Olá ginasta! :D
Que tal vai isso?
Achei uma excelente ideia falares das "medicinas alternativas". Julgo que, cada vez mais, as pessoas no geral e mesmo a comunidade médica "tradicional" já tem abertura para aceitar e até sugerir uma visita a um médico que utiliza as técnicas da medicina "alternativa", (acunputura e outras). O que interessa é que funcione!
As melhoras!

luafeiticeira disse...

Pois é, até aos melhores desportistas chega a pdi lol.
manda aí a direcção do médico que isso interessa-me, o meu companheiro dá massagens de Shiatsu, não to envio, mas tens dois sites no meublog que te podem consolar eheh
Quanto ao comentário que me deixaste, tb sinto a mesma curiosidade, se bem que o meu texto acerca do Santo de Pau carunchoso seja inventado, logicamente.
beijos e melhoras

Peach disse...

Shey: eu coloquei entre " " o médico, apenas porque realmente não sabia se o era ou não.

Bem, só de imaginar esticar a coluna, apetece-me lá ir!

quanto é fica cada sessão?

beijo

Unknown disse...

Completamente de acordo e subscrevo o bem que essas ciências e técnicas milenares fazem.

Não é por acaso que já na antigos manuscritos existem referencias aos povos do oriente como sendo mais avançados e inteligentes do que os ocidentais.

Não é por acaso que nos hospitais da China as duas medicinas são exercidas (a oriental e a ocidental) e não é por acaso que lá em casa não há toxicos psicotropicos nem do género pq, e para além de sentir na pele, sou total adepta e seguidora de que devemos nos preocupar em cuidar da saúde e não em limitarmo-nos de tratar da doença.

Muito mais haveria a dizer mas para nós que sabemos dos benefícios e ajudas por alguns apelidados de milagres orientais, fica tudo dito.

Beijokas

*Um Momento* disse...

Ahhhh~
Eu a pensar que estava tolinha:D
Pois quando te li "faltavam" imagens e ... 3 meses?????????
Xiiiiiii
Desejo sinceramente que o médico não tenha razão....
As melhoras amigo meu... de coração
Boa semana te desejo dentro dos possiveis
Beijo grande
(*)

Anónimo disse...

Estou com tantas saudades do Verão que hoje não resisti a contar os episódios mais picantes das férias deste ano!

Anónimo disse...

bm sei como doi!tive uma tendinite ha duas semanas
e ainda estou a cura-la!
lol!
cuida-te~!
beijoca!

Maga Ostrológica disse...

"Quando a cabeça não tem juízo..."
;p
As melhoras!!!

*Um Momento* disse...

Espero que estejas a melhorar

Beijo de melhoras... em ti

(*)

Alexandre disse...

Um post completíssimo. Há uns tempos fotografei uma sessão de acupunctura mas as agulhas eram inseridas noutro local do corpo. Há tempos que ando par me «submeter» a um tratamento desses, talvez seja agora que ganhe coragem depois de ver as tuas fotos, hehehe!!

Um abração!!!

Sabina disse...

Ai, ai

Afectou-te o cérebro, afectou. Um homem com tanto conhecimento esquece-se que tudo ( mas mesmo tudo) precisa de uns preliminares ou aquecimentos?!?!? Ts ts ts

Além disso, estás distraído, porque onde escreveste 5 de Outubro, deverias querer escrever 5 de Novembro, o que para grande tristeza tua, irá acabar um mês mais tarde :-(

Deixo aqui uns beijinhos de melhoras

Saci

(Nem poderia ir-me embora sem antes perguntar: e o resto, está tudo a funcionar bem? ;-))

Calimera disse...

Adorei o teu post, à excepção daquela cama. Gostava de experimentar uma sessão destas, sempre com a exclusão da cama.
Obrigada por este momento, não te vou pedir a localização etc e tal porque sou do norte carago :)

Beijinho

A foto do coliseu e da perninha....:)