Sabem que foto é esta ? Um polícia municipal - Lisboa - a multar um dos concorrentes do Lisboa - Dakar, por ter estacionado o seu carro na baixa, em local "proibido", horas antes de se apresentar no posto de verificação do rally (está lá atrás, á direita).
A raiva que senti ao ver isto foi aumentada por andar a sentir na pele, de há tempos a esta parte, um autêntico roubo aos condutores em termos de todo o tipo de multas, sejam elas de estacionamento ou não.
O problema é que tudo isto é feito ás cegas e subjectivamente. Uns dias multam em determinados locais, outros não; outros, bloqueiam por se lembrarem de bloquear, sem que tal se justifique; casos em que, no meio de uma selva digna de Tarzan e Jane, se lembram de escolher um carro e é esse que leva a prenda. Imaginem o que é chegar ao carro, vê-lo bloqueado, olhar para outros tantos ao redor em situações idêntica, e ver que apenas nos calhou a lotaria; e apanhar uma multa por acharem que o carro está numa curva ou a poucos metros dela ? isto em Lisboa, onde os carros andam todos empilhados, uns em cima dos outros.
Não é que esteja contra qualquer tentativa de ordenar o trânsito. Não estou não! Apenas, mantendo a situação como está, com milhares de carros em circulação, uns em cima dos outros, sem proceder antes a uma ordenação do trânsito, para, de repente, passar multas cegamente, sabendo nós que a Câmara está a precisar de dinheiro, não é justo! Ainda por cima, ao sabor da disposição de cada um dos polícias, sem regras.
E é assim que o António Costa pretende resolver as situações do trânsito e finanças em Lisboa!!!!
Quanto à multa ao concorrente do Lisboa - Dakar, é realmente um belo exemplo como o excesso de zelo se pode misturar com algo mais. Uma multa tem ou deveria ter, uma finalidade didáctica, como meio preventido de não voltar a incorrer numa fracção. Será que este polícia pensava que, ao multar este concorrente, no próximo ano, quando voltasse a Lisboa, já não iria estacionar onde estacionou ???
Deus me valha! Apetece levar tudo a tribunal, reclamar as multas, mesmo sabendo a trabalheira que irá dar. Não sei ainda o que vou fazer!!!!
Muito mais se poderia dizer sobre tudo isto mas nem vale a pena...
Enfim...