sábado, 12 de abril de 2008

Bons e maus feitios...

duplaPersonalidadesssssssss

Nunca fui pessoa de elevar a voz ou de insultos quando algo faz despertar a minha fúria... sempre defendi que, perante problemas, quaisquer que sejam, são para serem resolvidos com quem de direito; sempre defendi que, por mais graves que esses problemas possam ser, há que manter a calma, a cabeça fria e agir racionalmente, procurando encontrar correspondentes causas para, assim, encontrar uma explicação; sempre desprezei os disse-que-disse ou os que assumem conclusões ou suposições erradas baseadas em imaginações férteis e distorcidas pois são o caminho mais fácil para a intriga e mal-entendidos; a violência tanto moral como física, a agressividade, são pontos que me arrepiam sobremaneira e características de mentes limitadas que se refugiam em tais práticas por não terem capacidade para mais...

Não são poucas as vezes em que ouço comentários sobre uma ou outra pessoa, referindo o seu muito bom feitio; nesses casos, pergunto sempre se já a terão visto em situações de contrariedade, stress ou mesmo profundamente zangadas. Quando me respondem negativamente, costumo comentar algo como "pois, espera então para ver e depois diz-me se ainda terá bom feitio"...

Quando conheço alguém - e embora à partida mantenha a minha alma de portas escancaradas numa atitude de "comportamento gera comportamento" - conservo a minha capacidade de alerta e observação em vermelho relativamente a tais momentos. Se o tal aparente bom feitio se revela em mau, há que fugir e bem rapidinho... é que tentar mudar alguém, não vale a pena... cada um é como é e as amizades ou algo mais são comandadas pelas afinidades, no seu todo... daí, termos os desconhecidos que já foram conhecidos ou amigos, os conhecidos, os pouco amigos, os amigos, os muito amigos e, finalmente, os inseparáveis...

Ah! e para terminar... apenas para dizer que esta minha divagação de hoje não teve como causa qualquer situação semelhante que tenha vivido (apenas observei relativamente a alguém que conheço); aliás, é bastante raro passar por tais experiências pois apenas as pessoas que me são muito chegadas seriam ou são capazes de me fazer alguma mossa... todas as outras não conseguem chegar nem de perto...

 

14 comentários:

Anónimo disse...

Bem verdade o que aqui disseste!!!Sejam quais forem os nossos problemas deveremos sempre tentar resolvê-los com a parte(s)envolvida(s),e tentar sempre ser racional a ponto de entender que se as coisas aconteceram é porque houve uma razão para elas teram acontecido (causa-efeito)!e a partir daí deveremos sempre manter a calma devida para não entrar nos tais exageros que passam essencialmente pela agressividade quer física quer verbal!Somos poucos os que conseguimos agir assim e talvez porque ainda nos deixamos controlar pelos "instintos" mais básicos aos quais chamamos de sentimentos...!ou talvez porque tenhamos necessidade de tomar uma posição(e de novo os tais instintos) em relação a certas e determinadas pessoas para vincar e afirmar a nossa posição perante elas,o que infelizmente se torna imperativo em situações assim...com pessosas assim...é realmente complicado lidar com certos feitios ou diria com todos os feitios, essencialmente com os tais que pensamos serem bons feitios mas quando confrontados com estas situações descambam e se revelamquas e sempre com uma negatividade aterradora!!!

Gostei
Bjs

Anónimo disse...

Gosto muito do teu blog porque sempre se encontra alguma coisa util nele,mas a postagem de hoje parece mais um "recado" para alguem!Ui,tás mesmo zangado!!
Todos temos maus dias...
Espero que a tua próxima semana seja melhor!
Abraço duma Fã

Vitória disse...

Descobri o teu blog um pouco por acaso..andando de uns para os outros e gostei.:)
Quanto ao post deixa-me dizer-te que a ultima parte do texto eu digo vezes sem fim, so me magoa quem realmente é importante para mim..o resto são flores.

lalisca.cs-life disse...

Olha gostei de inseparáveis, define a relação com a minha melhor amiga, e sim as pessoas e situações têem a importancia que nós lhes damos, já viste se tudo nos afectasse!!??
Gostei do post aliás como sempre!!
beijo para ti!!

Devaneante disse...

... ou como diz o xico que já foi fininho, "mostra-me o teu lado lunar"...

Anónimo disse...

A postagem de hoje parece mais um recado para alguem tás mesmo zangado!Todos temos maus dias.
até eu amigo deicha lá
A vida, somos nós que a vamos construindo com as nossas acções, ou há sorte. destino , predestinação?
Momentos bons, momentos maus, vêm em vagas sucessivas, parecemos marinheiros num barco sem leme, a tentar remar, remar, para onde?
- A vida é o que acontece enquanto fazemos projectos para o futuro.
- Onde o olhar, senão no inatingível horizonte?
- Dum vivemus, vivamus (Se estamos vivos, vivamos)
- Carpe diem...
- Reza a Deus marinheiro, mas vai remando para a terra...
- A vida é uma merda ... e depois morre-se
- De costas voltadas não se vê o futuro
- A vida não vala a pena sem amor
- Tenho saudades do futuro...

Anónimo disse...

Muitas vezes reflicto sobre isso e acho que tenho bom feitio de forma geral.

Curioso é que, assim como há pessoas que fazem sair de nós o melhor que temos - isso acontecerá muito quando amamos - também há as que nos põem fora de nós, ou que nos fazem enervar. Sabes como é e o que quero dizer?
Quando digo enervar é mesmo fazerem-nos ficar muito irritados (não me imagino a fazer pior, tipo vingar-me ou magoar ou o que seja) ao ponto de nos fazerem pensar porquê...

Felizmente não é frequente isto acontecer-me, mas por vezes acontece; e acho que teve que ver com situações em que sou enganada ou desiludida.
Ah, e gostei do áriéspiiciti :-)

Anónimo disse...

Eu confesso que sou muito mau feitio... :/

Beijinhos, gajo! Miss me?

Melancia disse...

Geralmente tenho bom feitio, mas quando nao gosto de alguma coisa nem consigo disfarçar e la se revela o mau feitio. Nao vou em cantigas e isso faz com que muitas vezes me rotulem ou de simpatica ou de antipatica. Mas, com isso posso eu bem. Muito pertinente o texto. E tentar mudar alguem, essa é uma tarefa ingrata e egoista.

:)

muito querida disse...

olha, sabes que adorei este post?
e acima d etudo porque cá bem para o fim descobri que és parecido cmg..muito!

magoar-me, quem, tu? ahahaha!

é o que eu costumo dizer...ninguém me magoa mais do que eu mesma a mim própria e só os mais chegados conseguem penetrar "um bocadinho" na minha couraça protectora..

adorei.

beijos grandes

André Mans disse...

eu queria um pouco mais assim como vc... mas sempre tento segurar a onda e nunca perder o controle. mas o verbal é descontrolada, pqp!

Maria José disse...

Inseparáveis. Poucos. Os bastantes. Para aturar o nosso mau feitio e perceber quem somos e não quem outros querem que sejamos.

Um Momento disse...

Hum...
Houve tempestade...
Concordo...
Gritaria , má educação( meu ponto de vista em relação a "gritaria e afins) só gera,m mais confusão ainda.
Nada melhor que "fugir" de todo quando se presente tal( credo, olha os meus timpanos!!!)
E estou como tu... só quem gosto realmente me pode "afectar" com as suas atitudes... mas depois de passada a tempestade... das duas uma... ou passam a desconhecidos ... ou...ai ai... prefiro nem dizer

Beijo... em serenidade e harmonia

(*)

Chubby Girls disse...

Excelente blog, gost�mos imenso!

Obrigada!