quinta-feira, 17 de junho de 2010

iPhoda-se para o fumar!!! Dia 1

A noite (de sono) não tinha sido muito boa. Tinha jantado bem e continuado melhor depois de uns copos e cigarrilhas a acompanhar. Quanto a estes últimos, foram um abuso mas cujos reflexos se fizeram sentir durante a noite de sono. Bem maus. Má disposição e pulmões aparentemente entupidos. Lembrei-me de que já duas noites antes a coisa não tinha corrido muito bem.

Há tempos que vinha já a sentir algumas dificuldades em respirações profundas e espaçadas, principalmente à noite, aquando do sono. E sabia claramente que a culpa era do tabaco. Mais disso tinha a certeza quando, depois de sair do ginásio, a respiração era sempre completamente diferente. Parecia que tinha feito uma limpeza geral aos pulmões. O ar entrava e saía facilmente como se de um luxo se tratasse! Até me fazia lembrar a força do Asterix e Obelix  quando a construírem os edíficios a pedido da Cleópatra para o César!

E eu, estúpido e apesar de saber tudo isso, talvez uma meia hora depois, lá pegava numa cigarrilha e estragava tudo. A partir daí, o tal ar que havia entrado tão facilmente nos pulmões há meia hora atrás, e que contribuia para a tal sensação de nos sentirmos donos do mundo sempre que saímos de uma sessão puxada de ginásio, desaparecia.

Sei que o cheiro a tabaco não é coisa muito boa embora tivesse tentado minimizar com a substituição dos cigarros por cigarrilhas. Melhorava mas não muito. Admiti que as cigarrilhas fizessem menos mal que os cigarros o que realmente acontece, mas a merda é toda a mesma: seja ela mais ou menos, não deixa de ser merda!

E aborrecia-me comigo mesmo por me cansar demasiado sempre que corria um bocado mais do que o supostamente normal. Ia-me lembrando também dos cancros de pulmão, doenças afins e, sobretudo, da qualidade de vida.

Até que ontem pensei: Chega!  E fui-me mentalizando que poderia ou deveria voltaria a pegar em tabaco. Na altura não sabia se tais intenções seriam apenas sonhos ou pesadelos.

Os dois dias antes foram passados a reflectir no que fazer e se o tal momento que tanto andei a adiar havia ou não chegado. E tomei então daquelas decisões tipo “1 de janeiro” mas que, neste caso, queria que fosse definitiva.

Optei por guardar para mim, a princípio, tal decisão para, no caso de querer voltar atrás, ser bem mais fácil e não ter que dar parte de fraco! :) A única coisa que disse, um bocado mais tarde foi : “Tenho que ir à farmácia comprar duas coisas. Uma delas é daqueles comprimidos que dizem haver para ajudar a deixar de fumar”.  Lembro-me que disse isto um bocado a medo e como que não dando grande importância. A ideia era, claro, o não querer comprometer-me com o que havia acabado de dizer.

E lá fui à farmácia. A segunda coisa que comprei foram mesmo os tais comprimidos. Mesmo a pergunta que fiz ao farmecêutico foi gira, sempre com o tal ar de suposto  descomprometimento: “Olhe, parece que existem uns comprimidos para ajudar a deixar de fumar. Como é isso e como funciona?” Aí, ele foi buscar uma coisa que não são comprimidos mas sim gomas que têm nicotina impregnada, de nome Nicorette. Têm duas dosagens: 4 e 2 mg.  Começa-se com 4 e, mais tarde, passa-se a 2 mg. Recomendou-me mastigar 3 por dia. Cada embalagem tem 30 gomas. Se mastigasse 3 gomas por dia, uma embalagem daria para 10 dias.

E lá me vim embora da farmácia com as gomas com 4 mg de nicotina no saco plástico, juntamente com a primeira coisa que tinha também comprado. A pensar se iria ter uma conversinha com o Gigante Adamastor no Cabo das Tormentas sobre esta porra do “iPhoda-se para o fumar!!!”.

Mastiguei uma goma. Foi mesmo esquisito. Um gosto estranho. Mas neste dia 1 estou a aguentar-me sem pegar em tabaco. E é melhor ir dormir cedo para ver se dá para acabar o dia mais depressa em “smoke free”. E aqui vou eu rapidamente!

Complicado vai ser amanhã e dias seguintes. A ver vamos como será… Se tiver alguma recaída e fugir ao Cabo das Tormentas, prometo que não faço batota e venho aqui confessar-me…

3 comentários:

Vontade de disse...

Tens vontade e sente-se o esforço... já é um bom início.

t3resopolis disse...

acho que fazes lindamente .. ainda assim acho que deverias fazer uma consulta de tabagismo, existem métodos e quimicos que nos retiram essa ansiedade ( eu propria já o fiz ) não deves juntar prazeres .. café agora cigarro depois, se estás a zero.. procura qq coisa que te ocupe as mãos, muitas vezes sentada a escrever uma carta ao Ministro da Saude .. eu me perguntava: o que faço eu às mãos ?
isso querido amigo não tem a ver com força ou não de vontade, a coisa é bem mais profunda do que isso. Teimamos em esquecer a geração e o império em back-office desde que éramos meninos.
A afirmação, o fazer parte do grupo dos mais velhos ( o colégio ) e todo um par de botas
Agora descalça !
quero que tenhas serenidade para aceitar essa tua decisão
por meu lado são inumeras as vezes
certeza tenho eu .. Um dia vou deixar de o fazer
até lá..

t3 abraço

JCA disse...

porra, venho aqui e fico pitosga para te ler, vê se arranjas umas cores mais suaves e uma letra maior,

a nicorette sabe a alcatrão ressequido, arrancar um dente do siso e deixar inflamar é mais eficaz...


mas fazes muito bem em deixar de fumar impostos...

A nicorette já tem pastilhas com sabor, e existe uma outra marca que agora não me lembro, mas acho que tenho uns resto no escritório que são de mentol, pelo menos não sabem tanto ao alcatrão.

não abuses das pastilhas, tenta os pensos e vai relaxando (que vais precisar)