sábado, 22 de dezembro de 2007

O meu Natal...

ArvoreNatal2006__Blog

Felizmente, tive uma infância e adolescência daquelas que se podem dizer super felizes, sem qualquer má recordação, pelo contrário. Olho para trás e sinto saudades, tantas, dos meus pais, das noites de natal, das festas, da ansiedade pela espera do Pai Natal, que, religiosamente, ia, furtivamente e em hora incerta, durante a madrugada de 25, deixar os presentes no sapatinho, ao lado do presépio e da árvore colorida e plena de luz.

Catecismo, primeira comunhão, profissão de fé, crisma, missa dominicais; foram tantos anos vivendo em tal atmosfera. Amor, muito amor, nem sempre traduzido em palavras mas  presente; sentia-se, respirava-se, vivia-se, em todos os momentos. Naquela altura em que a magia da vida  era como que um circo, repleto de palhaços, ilusionismo, animais, truques, música e palmas, muitas palmas; sorriso, muitos sorrisos.

Só que a ilusão não é eterna. Crescemos e vamos ganhando ao que normalmente se chama maturidade. Eu chamar-lhe-ia o "cair do pano", isso sim. Feiticeiros, varinhas mágicas, soluções milagrosas, afinal, não existem. Mas as coisas são assim mesmo. Não me queixo, de forma alguma. A Vida, amo-a. Choro, experimento sentimentos de tristeza, ansidedade, angústia, mas, igualmente, rio e deixo-me também inundar de ondas de felicidade, euforia, paz. É assim a Vida...

Por tudo isto, há tempos que coloquei o Natal no seu local próprio, no meu íntimo,ou seja, durante todo o ano... Aceito e entendo esta quadra, certo! Somos um país católico, apesar de tudo, e, como tal, muitos de nós acabamos por nos lembrar de Deus e pedir a sua ajuda apenas quando estamos em grandes trapalhadas. Mas é assim mesmo que as coisas são! Da Igreja, nem quero falar muito. Desculpo-a pelos erros que tem cometido ao longo dos séculos; afinal, é comandada por homens... E eu sou homem também, não me esqueço...

No entanto, a magia que vivi, de tão boa que foi, quero-a passar aos meus filhos, tenho-o tentado, missão esta bem complicada devido aos infelizmente naturais problema da vida. Por isso, o presépio, a árvore de natal e o sapatinho é sempre um must que  tenho tentado incutir nas suas almas. Alguma vezes, vacilo mas acabo por vencer sempre. No ano passado,  foi grave. Quase que me fui abaixo. O dia de natal passou e nada de árvore ou presépio. Não me sentia nada bem com esta situação. Até que, no dia - para mim célebre -  6 de Janeiro, por acaso dia de reis, em que se retiram árvores, presépios e tudo o mais, procurei uma árvore - prefiro as naturais - e encontrei, a muito custo. Fi-la, juntamente com o presépio e telefonei de seguida aos meus filhos. Imaginam vocês todos o que me chamaram! Maluco, claro! A verdade é que todos rimos, abraçámo-nos e, nessa noite, tivemos um jantar muito especial. Nunca mais vão esquecer, eles, do natal do ano passado. E, por certo, terão, por toda as suas vidas, mais uma história para contar do seu pai que, às vezes, é bem "maluco"!

Ah! este ano, já comprei a árvorezinha e tudo voltou ao lugar smile_regular

Notinha: a foto que está em cima é o tal momento maluco do ano passado!

 

Deixo-vos com uma música de natal que, para mim, é, sem dúvida, uma das minhas preferidas. Enjoy e boas festas para todos!

20 comentários:

Anónimo disse...

Espero que o que quer que tenha acontecido o ano passado, esteja mesmo totalmente ultrapassado :-)
Bom Natal... também para os teus filhos (de cuja existência só desconfiava, porque um homem como tu TEM de deixar descendência :-))
Beijinhos!!!

Anónimo disse...

Eu também sou da opinião que os melhores momentos são os espontâneos... e que as melhores comemorações são aquelas sem razão (aparente) de ser.

Beijos

Anónimo disse...

O pano caiu este ano para mim...minha Mãe era o alicerce e a razão de tudo até do Natal...mas nem só eu existo e também tenho um filho e por ele vou abrir o meu coração e fazer o circo...
É assim a vida...
Mas vem aí um novo Ano e quem sabe surpresas boas!
Um abraço grande hoje e sempre dentro e fora do circo desejo-te sempre Boas Festas!
Adorei a História da Arvore de Natal dia 6 :)
MeforeverMe

Flash disse...

Que tenhas um grande natal. Dia 25, 6 de Janeiro ou quando quiseres, afinal o natal é sempre que nos apetece...

Super 2008 e um abraço.

Luís Galego disse...

Eu chamar-lhe-ia o "cair do pano"

gosto das tuas metáforas. quanto ao resto e lido com atenção fiquei com a certeza de que se não comprasses a arvore de natal havia de descobrir o teu endereço e entregar-te-ia uma...

um bom natal e parabens pelos teus presentes que são os teus posts e os teus comentários...

Eärwen disse...

Meu Amigo,

Realmente quando temos boas lembranças da nossa infância o Natal sempre é lindo!
Como tu, procurei incutir em minha miuda o “espírito do natal” e fico feliz em sentir nela a comemoração verdadeira .
Como sempre nos brinda com palavras gostosas de ler.
Deixo o convite para que retires em meu mundo um carinho que lá deixei para ti.

Pérolas incnadescentes de um abençoado Natal!

Eärwen

Eärwen disse...

Meu Amigo,

Realmente quando temos boas lembranças da nossa infância o Natal sempre é lindo!
Como tu, procurei incutir em minha miuda o “espírito do natal” e fico feliz em sentir nela a comemoração verdadeira .
Como sempre nos brinda com palavras gostosas de ler.
Deixo o convite para que retires em meu mundo um carinho que lá deixei para ti.

Pérolas incnadescentes de um abençoado Natal!

Eärwen

SAM disse...

Amigo, grata pela atenção no meu espaço. Te desejo todo o bem do mundo, e a todos os seus familiares.

Boas Festas!!!

Beijos

ContorNUS disse...

"há tempos que coloquei o Natal no seu local próprio, no meu íntimo,ou seja, durante todo o ano... " um beijo sincero de afecto por pensares assim...um pensamento em extinção

Red Light Special disse...

Que este teu Natal seja iluminado e muito especial, pleno de tons vermelhos e cores quentes, que traduzam amor, felicidade, alegria, saúde e paz.
Beijos natalícios para ti,
Red

Peach disse...

Adorei essa do natal no dia 6!
Que fantástico! Eles nunca mais se vão esquecer... nem tu! :)

faliz natal, e boas festas
beijokas!

Lucy disse...

em primeiro lugar quero desejar-te um feliz natal, cheio de saude, amor e paz.
em segundo lugar dizer que embora o mundo esteja parece que a perder o espirito de natal eu ainda acredito em toda a sua magia e embora tnh perdido os meus bons natais ha 8 anos atras espero um dia conseguir recuperar essa magia na minha casa.
em terceiro lugar dizer que a escolha da musica no meu ponto de vista foi muito boa pois embora seja uma daquelas consideradas princesas do pop é para mim uma das melhores vozes do mundo...
um beijooo!

BlueVelvet disse...

Foi bem giro e niguém achou que é maluco!
Inda bem que este ano a arvinha já está feita.
Feliz Natal e festinhas ao Iasi
Beijinhos

Marta Vinhais disse...

Obrigada pela partilha...
Infelizmente tenho más recordações do Natal e confesso: fico muito deprimida...
Concordo contigo: estar viva é a melhor coisa do mundo..Só o percebi quando a morte me rondou...
Obrigada pela companhia, pela amizade, pela magia....
Do fundo do coração...
Até já
Beijos e abraços
Marta

karla disse...

…………{_}
………. /……
……… /……..
…….. /_____
…. {`______`}
…… / ./..o….o..
….(….(__O__)…)
….{………u….`-“}
…. {………………}
….. /{…………..}
…. /….“…………“…
… /_/……`“`….._
.{__}##[ ]##{__}
..(_/_________/_)
……..|___|___|
…………|-|–|-|
……… ( __)`(__)

OH OH OH OH OH

Votos de 1 Santo e Feliz Natal...

Natureza disse...

o natal é quando o homem quiser, és a prova disso mesmo!... é inédito saber de alguém que trata da árvore de Natal na data em que os meus pais diziam que era para a começar a pensar desmanchar, mas é amoroso!! e se eu fosse os teus filhos, não me ía esquecer nunca mesmo desse Natal!!...

sunshine disse...

Gostei muito deste blog. Li vários artigos...Alguns fizeram-me retroceder no tempo e reflectir sobre tantas coisas...sobre as quais escreve.
Parabéns, passarei a ler.

camas e algemas disse...

Espero que tenhas tido um natal fabuloso! Beijocas

Paula Raposo disse...

Sabe muito bem ser-se 'maluco'!! Bom ano para ti. Beijos.

Octávio disse...

Olá!

O meu comentário vem um pouco atrasado, lol, mas como esse Natal também foi um pouco fora de tempo... tudo se enquaixa :-)

O Nata é uma época onde a maior parte das emoções vêm ao de cima, desde aquelas que levamos na cabeça desde quase que nascemos, até ao momento em que aprendemos a questionar os dogmas incutidos pela nossa educação religiosa... (não fiz o crisma, porque, na altura disseram-me que tinha que beijar o bichpo [o anel] e eu imperativamente, não dava beijos a ninguém.... maluquices da altura), mas como dizia, o Natal é uma época onde levamos uma terapia de choque sobre o sermos bonzinhos etc e tal, e no meio disso vêm as recordações dos natais passados, onde eramos mais novos, a nossa preoucpação era que brinquedo(s) vou receber este ano, etc... depois acabamos por nos afastar dessa ideia por crescermos e a partir de uma certa altura os brinquedos que queremos têm duas pernas umas curvas muito interessantes E garantidamente o Pai Natal não traz esse tipo de prenda... quanto muito guarda-as para si!

Sobre o Natal escrevi aqui

http://octalberto.blogs.sapo.pt/9327.html

Semi refectido, semi escrito ao correr dos dedos tal como este comentário, onde mais tarde ou mais cedo me esqueço de metade do que escrevi e do que quero escrever.

Natal é quando nós quisermos... mas será natal, ou será o encontro da nossa familia num único e especial momente de únião, que tanto pode ser no dia 25/12 como no dia 13/09?

E há alguma prenda melhor que a únião da nossa familia? A união com mais queremos estar?


Cumprimentos