sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Sony Vaio ? Não obrigado!

sony_vaio_bluray 

Agora que andamos por este período de Natal e o desejo de comprar brinquedos novos nos assalta, quero partilhar com vocês uma experiência "interessantíssima" que tive nestes dias.

Há muito que tinha, nas minhas fantasias, não eróticas, comprar ou um portátil Sony  Vaio ou um Mac. Então, há 1 ano e pouco atrás, decidi-me por um Vaio pois, nessa altura, o Mac ainda não tinha a flexibilidade que tem hoje, ou seja, poder trabalhar ou com sistema operativo Mac ou Windows, embora prefira o Mac. Mas já sabemos que, ao nosso redor, só se vê  Windows e daí.... you know...

Há dias atrás, tive necessidade de limpar o Vaio pois começou a aquecer bastante e ouvia a ventoinha de arrefecimento a fazer um barulho anormal. Liguei para a Sony Vaio - que é na Bélgica - e foi-me dito que em Portugal não existe assistência técnica e teria assim que mandar o portátil para França, onde é o centro de reparações europeu. Fiquei admirado mas ok, que fazer...
O esquema então é o seguinte: a DHL vem buscar o portátil a casa, no espaço máximo de 3 dias, vai para França e o pc é-nos devolvido, em casa, em uma semana, ou seja, um total de semana e meia, mais ou menos.

E assim foi feito e assim aconteceu. Só que quando chegou, o tal ruído na ventoinha continuava e lá voltei a ligar para a Sony , na Bélgica.
Complicado que foi explicar, ao telefone, a uma pessoa que não viu o pc, que o problema ainda se mantém. Dizia ela: "Tenho o relatório que a inspecção e limpeza foram gerais e que tudo está bem; pode encostar o telefone ao pc para eu tentar ouvir o ruído da ventoinha?". Desconfiado e incrédulo quase, lá encostei o telefone ao pc não acreditando que ela ouvisse alguma coisa mas, por sorte, lá ouviu um barulhinho ao que comentou que, realmente, algo de errado haveria. "Aleluia", pensei eu !

 
E, lembro-me agora, quando o problema passa pelo software ?  Por exemplo, quando começa a aparecer aquele ecran azul dizendo memória física cheia, um driver que ficou maluco ou outras chatices que todos sabemos? Pois aí ou a ajuda é feita ao telefone ou então tem que ir para França; e aí, são tantas as vezes que depois não descobrem nada porque estas chatices nem sempre aparecem quando queremos. Seguindo a Lei de Murphy, só acontece quando não é preciso! Ou seja, não é possível falar directamente ao técnico dizendo o que o pc tem, mostrando, experimentando, exemplificando, tipo: "está a ver? é isto que lhe dizia!" (e eu pensando: vá lá, já estava a ver que agora é que nao acontecia nada!)  Imagine-se o que tudo isto pode dar!!!

É a mesma coisa que sentirmos um barulho no carro ao travar, esquisito, às vezes apenas, e, em vez de irmos à oficina explicar o que se passa, termos que relatar a avaria a um técnico-comercial que está num escritório que, por sua vez, manda recolher o carro e entrega á oficina; aí, deixa-o passando a raclamação do cliente à oficina, sem mais explicações. O mecânico vai experimentar o carro e não encontra barulho nenhum, pelo que o devolve dizendo que os testes foram feitos e está tudo bem. Aí, o técnico-comercial manda entregar-nos o carro, telefonando e dizendo que está tudo bem. "Tudo bem? Tudo bem como? Então e o barulho? Não ouviram?" , perguntamos nós. "Nop!", diz ele, com ar triunfante e de dever cumprido, como que a fazer-nos dançar em pontas...
Metemo-nos no carro e, passado um bocado, lá volta o barulho e sai-nos um "foda-se!" daqueles bem sentidos e soletrados! Lá voltamos a telefonar ao técnico-comercial dizendo que queremos ir nós à oficina e explicar. Só que nos dizem que tal não é possível. Aí, lá voltam a virem buscar o carro e a cena repete-se, com a garantia a chegar ao fim... etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc. (ah! o problema até era muito fácil de resolver; o tal barulho na travagem até era normal pois tratava-se do ABS a actuar. Mas se a pessoa não sabe, como é? Quem explica? 
angryman
Um disparate absoluto, não é ? Por mim, prefiro um Fiat com uma bela assistência, em que possa explicar ao mecânico o problema, a um Jaguar que tenha procedimentos idênticos ao Vaio.
Lembro-me, quando tinha um HP e Toshiba, em que ia ao técnico, olhos nos olhos, explicava, ele via o que era, e tudo ficava bem.

Bom, e o resultado do meu caso ? : amanhã vêm buscar outra vez o pc para voltar para França e ser revisto. Imaginam os dias todos  que isto leva, desde que se detecta a avaria até receber o pc já ok. Claro que, enquanto o pc estiver em garantia, não tem custos; depois de passados os dois anos de garantia, não sei como será a contabilização dos mesmos quanto ao transporte.

Ah! E tem mais: quando comprei o portátil, vinha com um disco de 80 gigas, pelo que perguntei se poderiam trocar por um de 160 gibas. Incrivelmente, foi-me dito que o centro em França que existe é apenas de reparações e não de upgrades. OK, disse eu, então onde o posso fazer? A resposta foi que não era possível; apenas eu comprando um disco rígido de 160 gigas num site que me indicarem e que deveria ser eu a abrir o pc e fazer a substituição. Eu até sei algumas coisinhas disto, mas e quem não sabe? E a garantia? Como é? E se for alguma coisa mais complicada que eu não saiba fazer?  Pois... Não é possível, disse ela !!!! smile_angry Ah!, e sem falar na instalação de todo o sistema operativo - Windows, neste caso - que teria que ser feito depois! Nem era possível fazê-lo pois o Vaio não traz cd de sistema operativo; ele vem integrado no disco rígido, guardadinho num espaço próprio. Mudando o disco, vai-se tudo!

Aqui fica o aviso...just in case...ao menos, assim, estamos informados antes de tomarmos qualquer decisão. Quanto a mim, não volto a comprar qualquer Vaio. Já tive HP e conheço pessoas com Toshibas e  Asus e, quando é preciso qualquer assistência, resolve-se na hora, em Portugal.

O Mac, esse, está na calha...

Think about it!

17 comentários:

Peach disse...

Obrigada pela informação! convem sempre saber estas coisas.... sobretudo pessoa que não entendem nada destas coisas... como eulolll

beijo

*Um Momento* disse...

Sabes uma coisa???
Muitissimo OBRIGADO!!!
A minha Filha pediu-me um!!
Andava toda embeiçada e eu ia dar-lho agora no Natal,pois ela utiliza o meu ( que por acaso é um Acer),e como entrou na faculdade e a prenda foi a cartita de condução , fiz umas economiazinhas para lho dar( já que não são nada baratos!!)!
O mais engraçado... é que o ia ( ia pq já não vou) compra-lo amanhã( sábado)

Beijo assim deveras AGRADECIDO pela informação!
Bom fim de semana te desejo
( esperando que estejas melhor)

(*)

Anónimo disse...

O melhor computador é aquele que tem a assistência de que a gente gosta...!

camas e algemas disse...

Eu comprei um asus a semana passada, ainda não deu problemas mas compreendo o teu desespero! Tinha um barulho no motor de arranque do carro que só eu ouvia! Andava doida! Ainda por cima o carro recusava-se a fazer o barulho à frente de outra pessoa que não fosse eu!Beijocas

Anónimo disse...

Bom fim de semana!

XupaNuPipi disse...

Pois, a ditadura do marketing daz-nos cometer loucuras. Eu cá tenho marca branca montado por um tipo q conheço, já tem 4 anos e nada de problemas... Umm abraço e uma palmada no OC, lol :-))PS- Adorei o post anterior, nao sei se ja disse

Gi disse...

A ventoinha do meu também faz esse barulhinho, o ecran azul aparece muitas vezes e agora desliga-se sozinho pelo menos 2 vezes por dia! Não vai para França mas vai para o representante que é no norte e vai dar quase ao mesmo que o teu ou pior, porque demorou bem mais do que 3 dias a ser devolvido e de lá não falavam comigo, só com a pessoa da loja que o enviou !

Já sei que quando o trocar igual ao teu também não compro! Obrigada pelo aviso :)

Beijinhos

Marta Vinhais disse...

O meu PC é de linha branca; tem o indispensável e nada mais...
Mas obrigada pela informação; a publicidade continua enganosa...
Obrigada também pela visita...
Beijos e abraços
Marta

Peach disse...

ai, ainda estamos aqui? :PPP

beijo

Abssinto disse...

Era o Mac...!

abraço

Red Light Special disse...

Venha o Mac então!
Bjs e boa semana!

Unknown disse...

Obrigado por notar a minha ausência. =)*

Anónimo disse...

Nada mau o que te aconteceu.
eu comprei um vaio tambem ja foi 3 vezes a belgica esta sempre a dar janelas azuis erros muda os drives sozinho desliga wlan e volta a ligar fiz queixa na deco fui a uma reuniao na sony querem a fim de 1 ano e 8 meses dar 400,00€ custou 1400,00€ ou entao um portatil usado
fiz filmes pus na net querem novamente o portatil la
na minha opiniao de publicidade vivem estes senhores porque o material nao vale nada MAc ai vou eu vaio nunca mais.
tenho copias de tudo estou farto de lhes queimar a imagem gostava de ser processado por eles mas nada

Anónimo disse...

Para mim tambem; SONY VAIO, NEVER!! estes senhores já deviam ter aprendido com as constantes queixas.
Devia ser proibido vender em Portugal alguns produtos os quais os consumidores não podem reclamar directamente.
é realmente uma complicação chegar ao contacto com um tecnico e pelo telefone quem é que pode expor correctamente um problema.
O meu problema (o ultimo, pois já não é este o unico) aconteceu em maio quando se partiu uma dobradiça que me obrigaram a pagar apesar de estár dentro da garantia, como sonsequancia de ter partido a dobradiça estalou tambem parte da carcaça, enviei-o para reparação e para meu espanto passados cinco meses, quando vi um parafuso que tinha caido ao chão, quis saber de onde tinha caído e verifiquei que já faltavam sete, desde então o PC começou a ter dificuldades de arranque do disco e ultimamente ficou sem imagem.
Tem sido uma dificuldade para provar a esses senhores que a avaria é uma consequencia da intervençao deles quando colocaram a carcaça nova, bem sei que já passaram cinco meses, mas não sei quando é que começou a perder o primeiro parafuso, só sei que foi depois de ter saído este ultimo que verifiquei que o PC andava a perder parafusos, enfim,.. esta dificuldade de acesso a um tecnico tira a possibilidade de reclamar convenientemente quande se tem razão. Porisso, Sony Vaio NUNCA MAIS

Anónimo disse...

tenho um vaio que me custou 1800€ já foi 4 vezes para arranjar. Bélgica França Inglaterra... já se fartou de viajar! o que é certo é que a sony é incapaz de me resolver o problema do portátil, já me disseram que me vão atribuir um novo, mas há imenso tempo que não sou contactado! Nem sei como proceder...

Vaio nunca mais!!

Shelyak disse...

Anónimo,
Pelas razões que sabemos - assistência - e ainda hoje confirmo que nunca (palavra forte mas que ainda hoje se mantém e decisão) mais comprarei um Vaio.
Se nada disseram até agora por aí, acho melhor é ligar para o call center e insistir as vezes que forem necessárias, sem prejuízo de envio de mails. É que os mails sempre ficam escritos...
Entretanto, eu resolvi alguns problemas - aumento de ram e mudança de disco para um maior numa loja de assistência perto ao Areeiro (lisboa) bastante conhecida e que tudo ficou ok.

Unknown disse...

Pois é, e eu desde 20 de Janeiro de 2014, depois de vir de um período de ferias no Brasil,em que ele não se sentiu bem com o clima,pura e simplesmente deixou de ligar.Nesta
data (20/01) fui levá-lo a Alfragíde, e até agora (4 de fev.)ainda estou sem Vaio, pois nos contactos telefónicos, foi-me dito que a peça foi pedida à sede e, que já tinha sido expedida mas entretanto a expedição foi cancelada!!!?. Vá-se lá saber porquê! Entretanto continuo à espera. Por isso, Vaio?? vai..o,vai..o, para nunca mais.