A pintora dinamarquesa, Nadia Plesner, lembrou-se da criar a sua versão de Guernica – Dafurnica – a fim de tentar chamar a atenção ao drama que se vive há bastantes anos no Darfur, um genocídio que não merece a atenção do chamado mundo civilizado. Porque será? Ahh neste caso, falamos de um país pobre, sem petróleo ou qualquer outro valor estratégico. Aqui, o tal mundo civilizado já sabe dizer que o Darfur é um país soberando e, como tal, devem ser eles a resolverem os seus próprios problemas, ou seja, matem-se à vontade e não chateiem.
O quadro tem 3,50 metros de altura e 7.76 de comprimento, dimensões praticamente idênticas ao Guernica (3,50 X 7,82 mts).
Se dedicarem alguma atenção às personagens, objectos e símbolos que se encontram na pintura – em contraste com figuras do Darfur – irão reconhecer, no mínimo, uma boa parte deles.
Explicações e detalhes podem ser encontrados no site da pintura “Follow the making of Dafurnica”, onde a pintora descreve tudo o que se relaciona com este trabalho. Vale a pena ler.
2 comentários:
Ainda há quem tente ajudar e os movimentos de paz e a ajuda humanitária tenta existir, mas sangue e revoltas acesas vendem mais do que guerras silenciosas...
Belo quadro que aqui deixas... :)
Beijo (em paz, sempre)
oi. tudo blz? estive por aqui. interessante. vou la dar uma olhada. apareça por la. abraços.
Enviar um comentário