quarta-feira, 30 de março de 2011

Comprar carro novo ou usado?

Deixo aqui um artigo que retirei hoje do iOnline que me pareceu bem interessante para grande parte das pessoas. Fala de carros, novos e usados, e opções a tomar perante uma possível compra.

 

“”
Evitar a rápida desvalorização do carro foi uma das preocupações de Tiago Mendes quando pensou em adquirir um automóvel. "Assim que sai do stand, o carro sofre uma enorme desvalorização. Optei por comprar o mesmo modelo com poucos quilómetros, mas com dois anos. Com esta decisão consegui poupar mais de 5 mil euros"..


A verdade é que este não é um caso isolado e são cada vez mais os consumidores a seguirem esta opção. A tendência é visível pelos pedidos de crédito. De acordo com os últimos dados do Banco de Portugal, quase metade do crédito automóvel concedido nos primeiros oito meses do ano passado destinou-se à compra de carros em segunda mão.


Se por um lado a compra de um carro novo pode significar despreocupação - liberta os consumidores de inquietações como o historial de um carro, por exemplo -, por outro penaliza mais o orçamento familiar, que pode estar asfixiado ou a caminho disso. Um factor que pode fazer a diferença em tempos de crise.


A aquisição de um automóvel novo não é acessível a todas as carteiras e a ideia da desvalorização constante pode também assustar alguns consumidores. Em média, uma viatura nova perde entre 15% e 25% do seu valor por ano. Face a este facto, adquirir um carro com poucos anos poderá representar uma solução tentadora para a maioria dos potenciais compradores.


A verdade é que a aquisição de um automóvel com um, dois ou até mesmo três anos implica sempre ter um cuidado redobrado para evitar desagradáveis surpresas, principalmente se o negócio for realizado entre particulares ou pela internet. "Por baixo de uma pintura reluzente escondem-se, por vezes, problemas difíceis de detectar: acidentes, avarias frequentes, quilometragem adulterada e outras fraudes", alerta a "Proteste".


Outra questão que se impõe é a quem comprar: a um particular ou a um stand? Em qualquer destes cenários há vantagens e desvantagens. O primeiro consegue vender mais barato e tem também maior margem de manobra para negociar e baixar o preço. O segundo pode apresentar valores mais elevados, mas está próximo das grandes marcas e, como tal, oferece uma garantia mais alargada.


De olho na garantia
Qualquer que seja o automóvel que pretende comprar, tenha sempre especial atenção à garantia oferecida. Tal como os novos, também os usados têm direito a dois anos de protecção. No entanto, há muitos estabelecimentos que dão apenas garantia por um ano ou fazem desconto no preço se o cliente prescindir de qualquer garantia, o que é ilegal. Contudo, a lei admite a redução da garantia até um ano, caso exista um acordo entre vendedor e comprador, mas nunca para um prazo inferior.


Caso o negócio seja realizado entre particulares não existe garantia, o que torna o investimento mais arriscado. Mas mesmo assim continua a existir alguma protecção. Durante os seis meses seguintes à entrega do automóvel, o comprador pode provar que este não tem as características anunciadas para exigir uma reparação ou anular o contrato.
Além de reduzirem o prazo, vários stands ainda excluem da garantia peças ou componentes. É o caso do leitor de CD, do ar condicionado, da embraiagem, da correia de distribuição ou da bateria. Outros limitam-na a uma determinada quilometragem ou a um valor máximo por reparação. Qualquer uma destas alterações é ilegal.


A "Proteste" chama também a atenção para a necessidade de "fugir" das chamadas garantias voluntárias. Segundo a "Proteste", é frequente os consumidores serem confrontados com a proposta de assinar um contrato que prolongue a garantia, mediante um valor de pagamento. No entanto, na maioria dos casos esta situação não apresenta qualquer vantagem para o cliente. "A maioria destes contratos são assegurados por empresas externas ao stand e apresentam tantas restrições que poucos ou nenhuns benefícios oferecem. Geralmente não interessam, a menos que estas garantias contratuais sejam mais abrangentes do que a garantia legal. Como tal, o consumidor pode recusá-las, sem perder o que a lei prevê."


Se detectar um defeito dentro do período de garantia, o consumidor dispõe de dois meses para apresentar a factura e accionar garantia. A partir daí, terá dois anos para avançar com uma acção em tribunal ou num julgado de paz, caso o assunto não seja resolvido pelo vendedor. Geralmente pode optar pela reparação, pela substituição por outro veículo com as mesmas características - também poderá ser diferente, mas para isso é necessário existir um ajustamento do preço - ou mesmo pela anulação do contrato, se for essa a sua vontade.


A verdade é que a lei não impõe qualquer decisão. A palavra final caberá sempre ao consumidor. Não se esqueça que, se optar por mudar de carro, este passa a gozar de uma nova garantia com a duração de dois anos, a contar da data em que lhe é entregue.
Importados Outra hipótese de fazer um bom negócio passa por adquirir um carro importado. O governo baixou os impostos sobre os automóveis usados importados ao introduzir algumas alterações no Orçamento do Estado para 2011. Isso significa que, quem tomar esta decisão este ano vai pagar menos imposto à cabeça do que em 2010. Segundo as contas de uma das associações do sector (Anarec), em alguns casos esta redução pode ultrapassar os 40% se os carros importados tiverem mais de cinco anos.


A verdade é que os carros usados importados já tinham uma fiscalidade mais favorável do que os veículos novos, uma vez que já beneficiavam de uma redução no Imposto Sobre Veículos (ISV). Não se esqueça, no entanto, de fazer muito bem as contas e ver se realmente o negócio compensa. Por vezes, além do valor que é apresentado tem de acrescentar alguns custos, como a logística com serviços e documentação: por exemplo, seguro internacional, matrículas de trânsito, inspecções, etc.

 

Cuidados a ter na escolha do crédito automóvel
Depois de escolher o carro que pretende, caso precise de financiamento terá de recorrer a um crédito. Nesse caso, faça uma ronda pelas várias ofertas existentes no mercado – é natural que o próprio stand apresente uma oferta de financiamento –, peça simulações e veja a solução que mais se adequa às suas necessidades. Por norma, os stands são meros intermediários financeiros e muitas vezes ganham comissão sobre os créditos contratados pelas instituições financeiras com que trabalham. Em regra as taxas que oferecem são mais elevadas do que nos bancos.


Por isso, o melhor será mesmo começar a ronda pelo seu banco e pedir-lhe uma simulação para o montante de que precisa. Não se esqueça que tem sempre hipótese de negociar com o seu banco condições mais favoráveis em troco de contratação de novos serviços. Por exemplo, pode reduzir a taxa apostando na subscrição da domiciliação de ordenado e pagamentos, cartão de crédito, conta à ordem, etc.Se já tiver estes serviços junto do seu banco, aproveite--se disso. Se mesmo assim lhe pedirem uma taxa alta, nada como ouvir outro banco e, quem sabe, mudar. Use a proposta de cada banco que ouvir como arma negocial quando ouvir outra instituição financeira.


Deve também contabilizar os encargos associados às diversas modalidades de financiamento. O preço dos seguros para o carro varia bastante consoante opte por crédito ou leasing. Neste último caso, são exigidos seguros de responsabilidade civil facultativa (50 milhões de euros) e de danos próprios. Já no crédito automóvel, basta o de responsabilidade civil obrigatória e, em alguns casos, o de vida.


No entanto, segundo o último estudo da “Deco Proteste”, se o carro tem menos de cinco anos, o consumidor deverá subscrever um seguro “contra todos os riscos”. Em relação ao financiamento, aconselha a taxa fixa para créditos inferiores a quatro anos se não exceder as melhores taxas indexadas.


Não se esqueça que quando está a comparar propostas deverá analisar quais são as garantias exigidas e se existem despesas de manutenção (comissões de entrada, processamento, etc.). Alguns destes factores podem ter um peso elevado para comparar o custo real das várias propostas.
””

Sem comentários: