segunda-feira, 7 de março de 2011

E assim vai o mundo… um pequeno exemplo: Guiné Equatorial

Todos temos vindo a assistir ao que se vem a passar em países árabes e/ou africanos, em plena revolta contra os vários tipos de ditadores e corrupção.

Pois tal não está a impedir que o filho do presidente da Guiné Equatorial não tenha vergonha na cara (filho e pai, claro) ou mesmo medo e assim tenha encomendado um iate de “apenas” 380 milhões de dólares, verba esta que representa o triplo do orçamento que a Guiné gasta com a Saúde e Educação.

Teodorin        Teodoro

 

E como aparece todos este dinheiro? Pois vem da exploração do petróleo, claro está. Teoricamente, a Guiné Equatorial é uma república mas em que o parlamento tem reduzidos poderes, cabendo a maior parte deles ao presidente.

O Teodorin Obiang – o tal filho do presidente, Teodoro Obiang, no poder desde 1979 – já tem, em termos mais visíveis, uma casa em Malibu, California, no valor de 35 milhões de dólares, um jacto privado de 33 milhões, para não falar na frota de carros. Isto tudo com os “apenas” 6.799 dólares que ganha como Ministro da Agricultura. Ahhhhhh !!!! diga-se que o Produto Interno Bruto da Guiné Equatorial é composto por 2,2% vindo da Agricultura, 94% da Indústria (exploração de petróleo apenas, claro!) e 3,8% em Serviços.

A idade média da população é de 19,1 anos, em que 41,5% da população está entre os 0 - 14 anos, 54.4% entre os 15 – 64 e 4,1% com 64 e superior. Bela saúde!
Desemprego: 30% (mas sobre isto nem vale a pena falar).

 

E como têm petróleo, anda todo o mundo contente…

2 comentários:

Unknown disse...

Próximo assunto: Vaticano....

Beijo

Helena disse...

próximo assunto: PUM!