quinta-feira, 23 de agosto de 2007

The Innocence Project

Hoje, eram 8h30 e ouvia as notícias na TSF sobre mais uma execução de um condenado à pena capital no estado do Texas, campeão nos USA de execuções, 400 para um total de 1092 em todos os USA, isto apenas a partir de 2002.
Lembrei-me então do post que tinha feito em Fevereiro passado, altura em que mantinha este meu blog apenas como "As minhas Reflexões", afastado de vocês todos. Por isso e por achar que é um tema - embora de certa forma incómodo e não muito apropriado para esta altura do ano em que se vive e respira alegria e sexo - que deve passar pelos nossos pensamentos, aqui o coloco hoje, com especial atenção para a importância do projecto de que falo.
Sempre fui contra a pena de morte, não pela sentença em si mas pelos erros judiciais que tantas vezes se cometem; um que fosse deveria ser suficiente para acabar com a existência de tal sentença. Verdade que falo assim pois nunca me tocou de perto uma situação em que, por vingança, reclamasse tal pena contra alguém que tivesse feito mal ou mesmo cometido homicídio na pessoa de um amigo ou familiar próximo. Mas também sinto - e falando por mim - que poderia ser bem mais duro enfrentar uma pena de prisão perpétua do que uma pena de morte, terrível na hora mas que, segundos depois, tudo acabou. Problema seria que, e como estamos já habituados, uma pena de prisão perpétua tantas vezes que é perdoada/comutada ao fim de um determinado número de anos por razões diversas, bom comportamente, por exemplo.
Não me admira muito que tais práticas podessem ser socialmente aceites no passado, em que a vida tinha um peso diferente do que tem nos nossos dias, principamente em países ditos civilizados.
Tais divagações vêm a propósito de um artigo que li na Time sobre um projecto iniciado nos EUA em 1989 - Innocence Project, em NY, que tem por objectivo rever penas, aplicadas pelos Tribunais, a supostos culpados tendo como ferramenta principal a utilização de DNA(ADN). Desde então, foram já ilibados quase 200 pessoas, das quais 14 se encontram no corredor da morte.Custa-me imenso entender que, num país como os USA, apesar desta realidade, a maior parte dos estados continue a aplicar a pena de morte, indiferentes a estes erros judiciais. Como se pode voltar atrás uma sentença de morte ??? e isto para não falar nos casos de "simples" prisões. No último caso - que originou o artigo da Time que referi - tratava-se de um homem que tinha estado preso durante 10 anos e em liberdade condicional mais 14, acusado de violação. O erro judicial tinha sido originado por uma confusão de nomes, ou seja, o verdadeiro culpado e a pessoa agora ilibada tinham nomes idênticos. Sei que é fácil emitir tais opiniões quando não se sentem na pele actos tão terríveis que nos possam toldar a razão e levar-nos a tomar atitudes que depois nos possamos arrepender ou mesmo questionar sobre sua justeza. Mesmo em menor escala, são situações que acontecem "todos os dias", sempre que fazemos os tais nossos julgamentos sumários, por "dá cá aquela palha"...Tudo isto faz-me ser um amante da série de televisão que creio que todos conhecem, CSI, que pode ter muito de ficção mas que, por certo, terá igualmente muito de verdade...

22 comentários:

Anónimo disse...

Quantas vezes atiramos uma pedra por engano, ou julgamos por engano, partimos do principio que somos humanos logo erramos, mas neste caso é evidente que houve falhas muito graves, tanta tecnologia e acabamos nisto...uma vergonha um erro sem desculpa, já para não falar na sentença de morte que nenhm de nós temos direito a matar outro ser humano ou animal quanto mais!

MARIA MERCEDES disse...

Tema sempre polémico, o da pena de morte.Nada o justifica, e penso como tu, a prisão perpétua é bem pior, desde que não haja perdão depois...

Quanto a atirar a primeira pedra, sugiro verem o princípio do filme "A Vida de Brian", mais própriamente a cena do apedrejamento...divinal!!!

beijinhos preocupados

Natureza disse...

a morte acaba por ser uma ben�o para quem cometeu um crime t�o horrivel! n�o entendo onde est� a puni�o merecida! e pensar que um inocente pode morrer por algo que n�o fez?! isso ainda � mais irreal! Tenho pensado muito no CSI, mas aplicado ao caso da Maddie, o tempo que tem sido preciso para ter os resultados das an�lises de ADN, quando no CSI � t� r�pido (pena certas fic�es n�o serem a realidade...)

CS disse...

Sou contra a pena de morte, porque acho que representa uma incoerência enorme. Se estamos a castigar uma pessoa por ter retirado a vida a alguém, como é que nos podemos arrogar o direito de fazer o mesmo...?


(A Vida de Brian é SÓ a melhor comédia de sempre...)

Beijinho

Francisco del Mundo disse...

Assino de cruz tudo o que o meu caro amigo disse... A perda da liberdade para toda a vida é uma pena muito mais pesada que a morte. E ao inocente, apesar de nenhum homem dever passar preso um dia que seja por um crime que não cometeu, pode dar-lhe a hipótese de ser justamente ilibado...
Abraço

Joana disse...

OLÁ!!passei por cá para te deixar um grande e doce beijinho;)

XupaNuPipi disse...

Sempre voltei, lolol...tanbem gosto do CSI, e quanto à pena de morte tanto havia para dizer...registei Cesaria Evora nesse teu playlist, simplesmente um fenomeno.Beijos ou abraços conforme a disposição :-)

Marta Vinhais disse...

Vou repetir-me, mas como sempre, o texto é muito claro e elucidativo..
Efectivamente, a pergunta é: Como é possível haver erros judiciais quando já há ferramentas tão sofisticadas que podem ilibar uma pessoa da pena de morte? E porque a pena de morte?
Quanto ao CSI, também vejo e aprecio imenso...
Bom fim de semana..
Beijos e abraços
Marta

Anónimo disse...

Ao chegar encontrei um olhar, o mesmo olhar.......espero e peço que aquele olhar DOCE, adoce este coração e elimine por vez essas idéias. Como gostaria de sentí-lo somente em doçura. isso me apavora......

Calimera disse...

Concordo contigo, muitas vezes paga o justo pelo pecador.
Queria esclarecer-te que te retirei das minhas espionagens porque no outro dia quando vinha fazer uma visinha não me deixou e dava a informação que só blogs autorizados e convidados (mais ou menos isto não fixei :)). Não estranhei, mas não valeria a pena ter-te lá se não podia entrar. Devo entender que a campainha avariou :)
Ofereci um presente a todos quantos me visitam e não gostava de te deixar de lado. Por isso muito embora não esteja lá o teu blog( que já o vou adicionar novamente se me permites) considera que te ofereci o presente. Espero que gostes.
Obrigada
Bjsss

Silêncio © disse...

Mais um texto brilhante

( e ainda te queixas que não escreves em poesia...)

Um Beijo Silêcioso

BF disse...

Também sou, por princípio, contra a pena de morte mas...
E o mas... está sempre dependente da questão sentimental/emocional da nossa ligação com o acto que a tal levou.
Nesse caso, o meu mas... seria muito mais explícito e, eu mesma, conseguiria aplicar essa pena.
Peço desculpa a todos os que me lêem mas eu aplicaria a pena de morte em muitas situações que diariamente nos chegam aos ouvidos na Comunicação Social.

Bom post este. E muito controverso também..

Beijinhos
BF

Maria Ostra disse...

Boa reflexão, Shelyak.
Sou contra a pena de morte. Penso que a liberdade é o valor máximo do Homem. Quem nos a tira, tira tudo... É esse o castigo e a possibilidade de rendição, tb, para quem cometeu crime ou faltou à lei... (mas isto é uma reflexão muitissimo superficial. A minha...)

ÞrincessFaßiana disse...

Sou contra a pena de morte, não sou a favor da criminalidade, nem da injustiça, nem do vandalismo, mas vejamos ... castiga-se uma pessoa com pena de morte, por ter retirado a vida a outra pessoa! Quem vai castigar a pessoa que decidiu castigar o assassino com pena de morte? E o executor? Quem o vai castigar? E quem são essas pessoas para decidir pena de morte? Afinal, ao darem pena de morte ao assassino, tambem elas estao a cometer um crime igualmente horrendo ... Na minha opiniao, ( modesta) é muito mais aplicavel, o individuo ser privado de liberdade, ver o tempo passar... ver-se envelhecer, ver os filhos crescerem, ver tudo o k podia ter feito, tudo isto atraves do pensamento ... acho que é mais castigante para a mente de um individuo do que a morte!
Obrigada pelos teus comentarios nos meus cantinhos ..:)))
Bjos Fabi *********

MANDALAS POEMAS disse...

Hola, cordial saludo. Desde Barranquilla, Colombia, te envío un caluroso abrazo y mis felicitaciones por tu blog, en especial por su contenido. Te invito muy cordialmente a que visites el mio donde están consignados mis poemas. Si lo deseas, puedes recomendarlo y a la vez utilizar los poemas. Espero tu visita y tus valiosos comentarios.

www.mandalaspoemas.blogspot.com

Sinceramente,


Víctor González Solano

Shelyak disse...

Olá Calimera...
O blog esteve fechado dois dias por razões técnicas e só é possível fazê-lo com aquela opção de aberto por convites.
As minhas desculpas por o ter feito sem aviso prévio...:(
Ai o presentinho... considerado com recebido que está! :)
Beijinho para ti !

Calimera disse...

Olá
Obrigada. Não tens de pedir desculpa, apenas quis explicar-te o porquê da minha ausência :)
Obrigada pelo teu comentário.
Beijinho BIG

XupaNuPipi disse...

Olha, vim só agradecer por me teres feito descobrir o Imeem..tenho abusado das tyas playlist, lol..Muchas Gracias.Ciao my friend XNP

*Um Momento* disse...

Passei...
Deixei cair um beijo... em ti
(*)

R. disse...

Kiss*

Luís Galego disse...

ainda temos que evoluir muito como seres humanos...não obstanto termos transitado de século (quase 8 anos) a barbárie e o preconceito ainda são algo muito enraizado no ser humano. Olha, tenho pena, muita pena...

Borboleta Endiabrada disse...

Olá Shelyak!
venho agradecer a tua visita ao meu blog!
O teu blog é sem duvida interessante e com temas polémicos!
De certeza que vou cá passar mais vezes!
Beijinhos endiabrados