domingo, 5 de agosto de 2007

Culinárias e Recordações...

E que dia melhor que um domingo como este para dar largas ao prazer da comidinha? E aí, fui para a cozinha fazer umas coisitas, ainda indeciso entre um congelado ou algo a cozinhar na hora... pela falta de paciência, optei por ir ao congelador... fiquei com pena porque me estava a apetecer um bacalhau à braz - juntava ovos e já está! - mas não tinha esse congelado; enfim, acabei por escolher outra coisa qualquer que, por não ser nada de especial, nem merece aqui referência.
Enquanto pensava nisto e o bacalhau à braz não me saia da cabeça, recordava a minha empregada de sempre, interna, e que foi para casa dos meus pais quando eu tinha 3 anos e que ainda lá está! As comidinhas que ela fazia e faz ainda... uiiiii... ainda hoje, frequentemente, vou comendo aquelas delícias feitas por ela que para mim são tão boas e que me fazem lembrar tanta coisa... aposto que todos vocês têm experimentado saudades iguais e comentado, ocasionalmente, com amigos "aiiiii as comidinhas que a minha mãe/empregada fazia... tanto que agora me apetecia... buááááá" :)))

Um pequeno exemplo disto e falando no bacalhau à braz: dizia-me a minha empregada que a maior parte das pessoas não faz bacalhau à braz mas sim bacalhau com ovos! e isto porquê ? porque os ovos devem ser batidos em separado, as gemas das claras, por forma a que as claras, batidas à parte, fiquem em castelo e assim bem leves e bastante mais fáceis de serem misturadas depois com o bacalhau, batatas fritas, cebola, pimenta e gemas. Se os ovos forem batidos ao mesmo tempo - gemas e claras - a mistura com o bacalhau não fica tão bem feita e os ovos não se "dissolvem" assim no bacalhau e afins. Claro que aprendi a minha lição e é assim que faço tal manjar...

Aprendi também - e não com a empregada - a fazer ovinhos estrelados que nem um príncipe (modéstia à parte, claro): ao pôr o ovo na frigideira, parto-o ao meio e deixo cair a clara em primeiro lugar, fritar um bocadinho para só depois deixar cair a gema em cima. O que se ganha com isto? é que assim temos um ovo estrelado sem aquela coisa horrorosa em cima que se tem que tirar depois, a parte branca transparente, tipo ranhoca...grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr. Para que isto não aconteça, há quem ponha manteiga ou margarina ou azeite por cima do ovo e assim evita que isso aconteça, ficando o ovo todo branco. Mas como estou a dizer, assim, como faço, fica um ovinho lindooooooooo, vermelhinho por cima :) Pena não ter feito agora um pois tirava a foto e veriam ! E bacalhau no forno, com postas aos quadrados, mergulhados em azeite, montes dele, um pouco cebola, pouco, colorau para lhe dar a cor ? E franginho no forno também, tipo frango na púcara ? hummmmmmmmmm...

Bom, mas voltando a estas recordações dos cozinhados da minha infância... tenho andado chateado (e é essa mesmo a expressão) porque os anos passam e as receitas do nosso coração vão-se, perdem-se... e não gostaria nada que isso acontecesse. Já aprendi algumas coisitas que já faço e bem mas claro que não é de forma alguma suficiente. Aliás, a minha empregada sempre me disse que para cozinhar bem, tem regras básicas que se aplicam a tudo - por exemplo, como fazer um belo refogado - e depois é só entrar com as variações...

Então, resolvi que não posso deixar o tempo continuar a passar e tenho mesmo que fazer alguma coisa... vou aprender com ela, sim, alguns dos tais pratos, truques, só que antes tenho que aprender regras básicas da culinária. Assim sendo, resolvi pesquisar como o poderia fazer e "descobri" que a Vaqueiro, entre outras empresas, faz cursos para homens e não só, e por terem um site bem explicadeiro, aí fui eu à procura de cursos, minis, de um dia cada tema. Para começar, escolhi dois, o ABCozinha e um outro de Bifes, ambos em Setembro.

Se houver por aí homens que queiram vir comigo - Vaqueiro, em Lisboa, perto das Amoreiras - serão bem vindos... bem lindo a solidariedade masculina culinária !!!! ihihihiihih para depois podermos mostrar os nossos dotes aos amigos e amigas e não só, claro !!! :)

Por último, vou-vos falar sobre mais um dos pratos que aprendi e que faziam e fazem parte das minhas recordações... favas guizadas com açúcar, à moda açoreana. Faço-o bastantes vezes. Então é assim (para quem gosta de favas, claro):Melhor seria utilizar favas não congeladas mas o problema é que só se encontram frescas por Maio, mais ou menos. Fora disso, terão que ser congeladas, em pacotas de 400 ou então de 900 grs, creio. A experiência mostra que as congeladas ficam um bocadinho mais duras mas comem-se bem. Pacotinho de 400 grs dá para duas refeições e 900 para quatro, mais ou menos, dependendo da fome, claro.


Então... numa panela, pomos um fio generoso de azeite, sal e uns 4 dentes de alho ,mais ou menos (mais, se a gosto), cortados ou esmagados. Deixamos alourar e juntamos depois as favas do pacote para, logo a seguir, juntar água previamente aquecida até que as favas fiquem a nadar. Tapamos o tacho e deixamos em lume brando durante mais ou menos - tempo completo - uma hora ou à volta disso. Depois, há que ir vendo como vai a evaporação da água e compensar, juntando mais, sempre previamente aquecida, claro, para não esfriar e assim as favas poderem endurecer.

É sempre melhor deixar o tacho tapado pois, embora exista evaporação da água, ficam sempre partículas das favas que voltam para o tacho e assim, dará origem ao molhinho que fica no fim.

Cêrca de uns quinze minutos antes de as favas estarem boas, guizadas já - e atenção agora! - juntamos umas 4 colheres de sopa de açúcar para tirar o ácido das favas e dar um gostinho adocicado porque entretanto não juntámos mais nada; nem chouriço, nem entrecosto, nadinha, o que, quando acontece, dá um efeito semelhante, ou seja, tira o ácido das favas. E porque os 15 minutos antes o açúcar e não mais nem menos? porque se for antes, o gosto do açúcar desaparece, se fôr menos, não dá tempo para dar o gosto adocicado.

Ah! entretanto e nessa parte final, deixamos de juntar água de compensação, deixando as favas de ficarem a nadar para dar lugar a um molhinho bem denso.

Claro que este equilíbrio - junta água, pára de juntar água, molho denso, panela tapada ou destapada - para ficar na perfeição, só se vai ganhando com a experiência.

Comemos depois o pratinho, juntando um bocado de azeite e vinagre, mais ou menos, conforme o gosto.

E já está ! :)))
Notinha: E não falei eu aqui das receitas das minhas Avós...

...e fico à espera de voluntários para os dois cursos de culinária... será que existem? ihihihiihihih

28 comentários:

Jo disse...

este post está de fazer crescer água na boca...
;)*

Bluesy disse...

também vou fazer um curso desses...mas de culinária grega... Depois trocamos umas dicas? ;)
beijos

luafeiticeira disse...

Bem, já aprendi uns truques. Obrigada.
A propósito linkei-te no meu blog, espero que não te importes.
jocas

Nanny disse...

Como diria o outro... eu é mais bolos! lol

Não cozinho por prazer há muito tempo, só mesmo por necessidade, e essa não aguça a criatividade mas apenas o desenrascanso...

Para o cursito... não contes comigo... por razões óbvias :P

Beijocas
p.s. o leãozito tb se diz exímio na cozinha, pena que nunca provei para comprovar :P

Anónimo disse...

hummm
favas guisadas com açucar, não conhecia esta iguaria mas já fiz copy paste para o meu arquivo de futuras experiências
mas conta aí, é um prato regional dos Açores? de que ilha? tens mais info sobre este prato, tipo histórica?

quanto aos cursos de cozinha, hoje há muita coisa e se estás nessa vale a pena pesquisar bem pois a oferta é variada e boa, vou procurar uns sites que tenho por aí algures e depois mando-te

quanto à vaqueiro, os cursos têm boa fama e tem uns livros de receitas que são um tesão, mas, porra o tal do mas, mas como eu dizia tem um inconveniente para mim, é que não curto nada margarina na culinária, só em casos muito especiais tipo alguma doçaria, para mim o azeite é a alma da cozinha

um abraço

Anónimo disse...

Ah...também tive uma Aurora
Um dia destes vou-lhe fazer uma homenagem e postar algumas das suas muitas especialidades
Fazia os melhores peixinhos da horta que comi até hoje, assim como as batatas fritas ás rodelas com um micron de espessura...porra, tinha uma receita de bacalhau que era famosa, o bacalhau Aurora...mas esse é tão bom que é segredo...esse não publico lollll
Já estou a ficar como as velhas que aldrabam as receitas quando finjem que as dão ás amigas lolll

Eärwen disse...

Mas que ruindade...rs...deixou-me com vontade de jantar...
Anotei, claro, as dicas.

Agradeço tua visita ao meu mundo.

Pérolas incandescentes de luz meu amigo.

Eärwen

Maria Ostra disse...

Mas que jeitoso!
Homens que gostam de cozinhar valem milhões!
É que não há presente mais generoso do que oferecerem o jantar que cozinharam/criaram!
Nota 10!

cheiodetesao disse...

Isso assim não vale, pá...

Claro que as gajas vão todas ficar de água na boca.

Eu fico-me pelo arroz cozido, pela febra grelhada, pelo ovo estrelado e... pouco, muito pouco mais!

Boa semana, boas comidinhas.

Vou dar uma voltinha com a maluca da Trav, só um cadinho..

Maria disse...

Do que eu tenho saudades mesmo é das comidinhas da avó.....
Vou experimentar esta receita de favas.
Adoro favas, seja de que maneira for. Esta não conhecia...

Fica bem

Anónimo disse...

fiquei cheio de água na boca, sobretudo com o bacalhau à braz.....tens razão o fim de semana é quase sempre convidativo à culinária....

*Um Momento* disse...

Hum... mas que vontade...
de te trazer para cozinhares !!
Muito bem... e isto tudo pq apetecia bacalhau á bráz:D
Beijo temperado ... bem aí:D

Anani disse...

O meu prato favorito: bacalhau à brás!!!

Quanto às dicas do ovo estrelado, fixolas!

E quanto às favas... não há coentros? Uma vez disseram-me, na brincadeira. que favas sem coentros não são favas, que houve um erro genético qualquer que fez com quem tais ingredientes se tivessem seprado na natureza :-D

Beijinhos

Anani disse...

e... VdeB
Postas uma homenagem? Aonde? Voltaste?

R. disse...

Deixaste-me literalmente de água na boca,deve ser da hora ;)*

que belas comidinhas..vou ter que ir almoçar,pronto...fui!

beijinhos

Nanny disse...

Uauuuu

O novo look de Verão... um máximo!!!

Anónimo disse...

ó Anani, meu tesão, mas agora estou sempre de acordo contigo caraças

acabei de vir da Laura e lá tive de concordar contigo, chego aqui ao meu amigo Shelyak e falas-me da impossivel separação das favas e dos coentros...ai se te apanho miuda...devoro-te como se fosses uma favoentra guisada...lolll

Anónimo disse...

uau!ja saio daqui com alguma coisa aprendida!parabéns!beijoca!

BF disse...

Estás contratado para cozinhar cá em casa. Depois dou-te a morada...

Sou péssima cozinheira

Beijos
BF

Anónimo disse...

Acho que todos nós tivemos empregadas ou avós que faziam pratos que hoje nos trazem o cheiro da nossa infância.
Eu tive ambas, e daí ser, consensualmente, uma boa cozinheira.Passe a imodéstia, claro.
No entanto, confesso que aqui aprendi a fazer ovos estrelados. É verdade. Eu e a tal ranhoca, nunca nos demos bem: ou fico com a gema cozida, o que odeio, pq gosto de molhar o pãozinho, ou fico com a gema molinha e a tal ranhoca por companhia.

Qto às receitas dos Açores, conheci algumas, há uns tempos, com um querido que me trouxe enchidos e torresmos absolutamente divinos.
E isto dito por uma vegetariana, é obra!
E o pãozinho do pequeno-almoço? Bem, isso é quase tão bom como comê-lo a ele. Ao tal querido...hihihi

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Marrie disse...

Olá.... vim fazer-te um convite! Se quiseres e puderes passa lá nos meus "segredos" p/nos deixar a tua opinião, ok?
beijinhos brasileiros

Calimera disse...

eheheh
Parabéns, porque mereces, não se vê muitos homens por aí com esses dotes culinários. Nem mulheres quanto mais ihihih
A cozinha faz parte do meu dia a dia, pois tenho de dar de comer a 4 homens e a mim claro. Ora os homens são bons apreciadores culinários, muitas vezes não sabem o que estão a comer :) mas percebem bem o que está bem feito ou não.
Quanto às favas, adoro e é habitual fazer (apenas para mim) favas guisadas com toucinho e chouriço.Hummm até me está a crescer água na boca. Bem continuemos, mas favas com açucar nunca tinha ouvido falar. Vou experimentar.
Obrigada
Bjsss
Espero que arranjes voluntários :) duvido :)

Unknown disse...

Hoje é quinta feira!

Ninguém precisa da sua ajuda!

http://absolutamenteninguem.blogspot.com/2007/08/as-damas-7.html

Grato!

woman feelings disse...

It�s show time!!!

Nanny disse...

Por muito boas que as favas estivessem... uma semana inteira a comer o mesmo... também enjoa, não?

Esta semana não há post novo?

Calimera disse...

Já fiz o meu comentário, voltei porque sou uma chunga :) e para te chatear no canto tens uma mariquice de um desafio :)
eheheh
Beijinho

belakbrilha disse...

hehehehe
Olha que eu até aceitava esse cursinho de culinária!
não gosto de cozinha! ;P...embora cozinhe claro!
...mas favas, não gosto mesmo!

Um bom fim de semana

bjs

Nota: é um local que passará a constar no bela!