segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Esperando pelo carro...

Finalmente, hoje, fiz algo que vinha a adiar há já algum tempo: carro na revisão ! Coisa sempre chata, principalmente por, no meu caso, a oficina ficar um bocado afastada dos meios tradicionais de transportes; claro que um táxi resolveria a situação mas, neste mês de Agosto, em que o ritmo é outro e o tempo mais elástico, convidativo a mornas, optei por esperar na oficina pela conclusão dos trabalhos.
Pensei ontem... até que poderá ser engraçado, passar umas horas num cantinho que lá tem, bem acolhedor e discreto, longe dos barulhos da oficina e com uma preciosa tomada sorrindo-me como que me dizendo: "vá lá, liga-me ao teu portátil e partilha comigo os segredos que te vão nessa cabecinha, principalmente quando voas pelos caminhos perdidos da net". Que atrevida esta tomada!!!, pensei eu, mas depois de reflectir um pouco, até que cheguei à conclusão que a ideia nem era assim tão má e aqui estou no tal cantinho, com o portátil ligado à curiosa da tomada.

Cheguei aqui à oficina pelas 8h30 e um bom tempo se passou já sem que tenha quase dado por isso. Estou numa mesa com um livro, jornais (Sol e DN), a Time e portátil, sorrindo para o monitor à medida que vou falando com vocês e constato como pode ser engraçado algo que, à partida, seria terrivelmente chato: passar horas no oficina esperando que o carro fique pronto!
Lembrei-me do Alexandre e do seu post Gosto muito de ir a Repartições Públicas de 20 de Julho passado; como era uma estopada ter que passar horas, por vezes,esperando para ser atendido. Aí, pensei... como tudo na vida, podemos encontrar soluções para ultrapassar as suas partes mais chatas...
E lá dei uma volta pelo livro que trouxe, li uns contos dos quais retive este:

O papagaio
Um homem possuia um papagaio que se recusava a falar. O homem dava-lhe açúcar e todas as guloseimas de que os papagaios gostam. A ave empanturrava-se mas recusava obstinadamente a abrir o bico.
Um dia deu-se um incêndio na casa, um incêndio terrível que destruía tudo. O pássaro, preso no seu poleiro, pôs-se a gritar, louco de aflição:
- Socorro! Socorro! Vou arder!
- Agora é que te lembras de mim? - replicou o homem - Agora é que me chamas? Pois bem, arde!
E tive que me sorrir, claro! :)
Passei pelos jornais depois...
Maddie, últimas noticias
Tudo se inverte, suspeitos, possíveis acontecimentos, inesperados, fazendo-me lembrar, tristemente, de macabras, misteriosas mas apaixonantes histórias do CSI. O mundo está suspenso pelas análises ao sangue que poderão esclarecer muita coisa.
Resultado: Ponho-me a pensar: o que hoje é verdade, amanhã bem que poderá ser mentira.
Quatro galáxias em colisão...
Foram descobertas quatro galáxias em colisão a uma distância de cinco mil milhões de anos-luz do nosso planeta! Três delas têm dimensões aproximadas às da Via Láctea (a galáxia na qual "mora" o nosso sistema solar), enquanto que a quarta tem dimensões gigantescas, três vezes maior que as outras que consigo colidem. Dão, como exemplo, o resultado de um choque entre quatro camiões cheios de areia, espalhando a carga ao seu redor.
O processo de colisão é muito lento, devendo juntar as estrelas destas quatro galáxias numa só dentro de 100 milhões de anos. Fala-se em milhares de milhões de estrelas. Nada de especial se pensarmos que o Big Bang, quando tudo isto começou, foi há 15 mil milhões de anos.
Resultado: Ponho-me a pensar no site que vi ontem - Worldclock - e o tão pequeninos que somos... nem um grão de areia sequer... e como são desnecessárias as sobrevalorizações que vamos tantas vezes dando às chatices dos nossos dia-a-dia...
Sacudo a cabeça, desço à Terra e penitencio-me por, imperdoavelmente, nunca ter lido nada, até hoje, do Miguel Torga, numa data em que se assinala o centenário do seu nascimento. Não me sinto só nesta falta, em parte, pois o Governo não se fez representar nesta cerimónia, quem sabe, ocupados a pensar no que deverão fazer quanto à localização do aeroporto, fecho de centros de saúde, maternidades, processos disciplinares. Até o Cavaco, que não foi convidado, fez chegar uma missiva...
Resultado: O meu próximo livro a ler será, sem dúvida, Miguel Torga.

Vejo que o Governo passou a reconhecer a importância dos blogues e inclui actualmente, como leitura obrigatória e nos vários ministérios, a blogosfera, sendo passada a "pente fino".
Resultado: Temos que tomar cuidadinho com o que escrevemos, sob pena de termos complicações...:)

Um pouco mais à frente e assusto-me com a esperada guerra pela hegemonia mundial entre a China e os USA. Como não poderá ser pela via militar, será, por certo, pela via económica e aí, a China poderá usar os 900 mil milhões de dólares em obrigações do Tesouro dos Estados Unidos que tem vindo a adquirir ao longo do tempo. Se a China resolver vender uma boa parte e assim inundar o mercado com dólares, a moeda americana desvaloriza-se fortemente e respectiva economia vem por aí abaixo,ficando eu tramado pois os investimentos que tenho actualmente no mercado mobilário são todos em dólares, o que quer dizer que, ao transpor para euros, perco e bem.
Resultado: Vender tudo o que tenho em dólares, a médio e longo prazo, e já !
Guardo um pequeno livro de bolso que vinha incluído no DN, Dostoievski, O Pequenho Herói: a história de uma criança na qual a súbita adolescência acorda as dolorosas e cândidas contradições de Eros: um retrato de uma infância sensível e silenciosa, mas também da descoberta do amor e do despertar dos sentidos.
Um livro, infinitamente mais pequeno que os Irmãos Karamazov, que vou ler mas só depois do Miguel Torga (aiiii que vergonha!!!)
Pego agora na Time, onde esta semana tem, como tema de fundo, o aniversário dos 60 anos de independência da India sobre os ingleses. Mais de um milhão de habitantes numa economia crescente, democracia em consolidação, contrastes escandalosos entre ricos e pobres, choques constantes entre religiões, hindu e islão.
Resultado: Mais uma complicação para os vizinhos, a China, no jogo pela luta do poder pelo Mundo, penso eu. Bom, já cá não estarei para ver... a vida é dinâmica, nada pára...etc, etc, etc... e assim tento consolar-me embora sem esquecer as pessoas que me são queridas que então deixarei neste mundo... That's life... volto a pensar...

E mudo para temas bem mais "agradáveis"... pego no portátil, ligo-me à net e dou umas voltas; depois das obrigatórias, vou às outras também "obrigatórias"... os meus queridos amigos... blogs... hummmm... e finalmente, o meu olhar brilha, as núvens negras vão-se, deixo o calor lá fora entrar juntamente com o calor que aqui, net, se sente, principalmente em alguns casos... vejo-me na praia dos sexbloggers, dando uma piscadela de olhar ao B para depois, durante onze curtos segundos, trocar um elegante beijo com a excitações, transpirando de tesão...Vejo-a a afastar-se, uma nova troca de olhares com B, numa cumplicidade sentida, o que me faz voar ao ponto de perder o controlo sobre um monte de cd's que tinha nas mãos e que faziam parte da minha selecção para essa noite como DJ; bem que voaram também, todos eles, para o chão, acompanhando a minha então imaginação já à velocidade da luz...
Recomponho-me agora e recordo a Marrie, seus segredos de um casamento e seu excitante jogo da verdade em curso... uma verdadeira fonte de inspiração para muitos casais, penso...
Visualizo a Laura e seu sax, e aí, transformo-me, subitamente, no rocket man... com ou sem partículas soltas de protecção contra o calor quando do retorno à terra, com ou sem ajuda da NASA, levanto vôo vertiginosamente...
Entretanto, sinto um pop-up na minha cabecinha impossível de se bloquear e aparece-me o que, para mim, chamei de triunvirato: Anani, Memória Assombrada, Rubro, que têm também o poder de saberem transformar o Inverno em pleno Verão... textos e fotos... passam, em desfile, à minha frente, numa holografia perfeita... transpiro...
Deixo-me ir, olho em redor, vou em direcção às outras visões na praia dos sexbloggers, contentinho da vida, quando, de repente, ouço uma voz que me é dirigida, dizendo: "desculpe, é para lhe dizer que o seu carro está pronto".
Sabem o que pensei e senti ? Lembram-se daquelas legendas que os livrinhos de desenhos animados têm quando estão furiosos ? #$&>#?»;(/%@ Pois foi isso mesmo!!!!!! grrrrrrrrrrrrr
E assim, terminou uma bela espera pelo carro... tempo perdido ? não foi não, pelo contrário !
E agora, assim me vim, e assim me vou....
Beijinhos a todos e até...:)))
Notinha: Ah! e os cd's... com toda esta perdição, nem os cheguei a apanhar...
Notinha de Notinha: Aiiiiii este calor...!!!!

16 comentários:

Francisco del Mundo disse...

Se o meu compay tivesse ido ao meu canto, teria viajado até Cuba... E sem sair da oficina...:D
Abraço

MARIA MERCEDES disse...

Meu querido Shelyak, sabes que adorei aqueles onze segundos de erotismo elegante, ou não fosses tu um homem com extremo bom gosto. Só tenho pena que tenhas deixado cair os cd´s na atrapalhação do instante...acontece aos melhores!

Mas adorei a tua descrição do que se passou, na praia dos sexbloggers, depois de nós sairmos para a madrugada à beira mar.

Posso dar-te uma sugestão? Posso? Então aí vai...Começa o Miguel Torga pelo livro de Contos editado pela Dom Quixote. Vai na 2ª edição e abrange os contos de 1931 a 1951.
São contos pequeninos, de 3 a 5 páginas. Assim não cansa e vamos conhecendo o homem aos poucos...

Mas olha, agora que tens o carro arranjado, temos que beber uns copos no tal bar da praia dos Sexbloggers...

um beijo rápido (não vás perder mais cd?s...)

Luís Galego disse...

e não que a realidade dá um belo conto?

Anónimo disse...

sim senhora!tb ja esperei, mas em favor eu conheço o mecanico, e meu amigo!lol!da Maddie so ha uma coisa que me surpreende, como e que so descobriram agora sange~?!passado 3 meses?!beijocas!

Marrie disse...

Fantástico Shelyak............ só agora atinei p/o caminho a tal praia dos sexbloggers! Achei fascinante a idéia de deixarmos a imaginação tomar conta da realidade ao unir num só lugar todos os blogueiros q por aqui vagueiam. Quem sabe um dia desses deixo a minha própria imaginação construir um novo cenário nessa praia, p/nós todos, hein?! Talvez....
bjs e parabéns pelo texto

Nanny disse...

Pois... o princípio de semana esteve meio fresco, mas por aqui sentiu-se bem o calor...

Aiiii! É impressão minha ou está muito calor neste blog...

hihihi

Beijinhos

Alexandre disse...

Completíssimo! Post completíssimo e obrigado pela referência à minha pessoa! Aquilo das repartições públicas era em tom de super ironia mas que fazer, quando não os podemos vencer, juntemo-nos a eles! E tiremos disso a utilidade possível. Vês como fizeste montes de coisas! Que bom!

No princípio do mês apanhei uma seca parecida só que demorou mais dias: então não é que o carro vertia água de algum lado, que não sei qual! Levado à oficina autorizada aproveitei para fazer a revisão e não é que só me deram o carro ao fim de uma semana, quando eu pensei que seria coisa de 2 dias! Vá lá que a garantia cobria o tubo que estava roto!

Muito bem, aproveitei também para consultar os sites e os blogs que referes, tinha andado por alguns mas outros ainda não, e essas informações são utilérrimas!!!

Não apanhei essa do governo obrigar os ministros - leia-se: os (muitos) assessores - a lerem os blogs! É claro que duvido que vão além dos blogs dos amiguinhos e dos queridos inimigos! Acho que podemos estar descansados e (ainda) não fazermos auto-censura! Mas todo o cuidado é pouco!

Um forte abraço! Já passei as músicas que queria para mp3, vou enviar-te algumas logo à noite! Faltei ao prometido com esta minha ausência não premeditada de alguns dias! Forte abraço!!!

Ácido Cloridrix HCL disse...

Olá,,, tudo bem por aqui???? Em primeiro lugar as minhas desculpas pela ausência,,, estive fora a trabalho,,,, voltarei aqui em breve,,, PROMETO, e o prometido é devido!!!! Para já,,,, venho informar que estão respondidos e anexados ao Dicionário do Sexo todos os comentários às letras A e B (abstinência e bisexualidade),,,,, e que abrimos mais um debate na Letra C – Cunilingus!!!! Como sempre, gostaríamos de ter o teu sábio comentário e voto na matéria….. Obrigado,,,, HCL …. Link: http://sexohumorprazer.blogspot.com/2007/08/dicionrio-do-sexo.html

Ácido Cloridrix HCL disse...

QUE CALOR:
Sol de verão
Esquenta o chão.
Uma lentidão,
Uma preguiça.
Vês tudo tremer, e,
Que calor.
Esse céu azul!
A brisa passa amenizando
O mormaço,
Que cansaço.
O que eu faço
É só me deixar assar.

Insanidad3 disse...

Gostei... vou voltar
Beijinho bom

Abssinto disse...

Os livros de contos são óptimos especialmente enquanto se aguenta estopadas pq dá para ler uma história completa, sem interrupções de leitura.

Tenho esse livrinho do Dostoivsky na mesma edição do DN (bem haja).

Se me permites, recomendo-te vivamente do Torga: "contos da montanha" e "novos contos da montanha". Nunca li poesia dele, mas como contista é dos melhores entre os portugueses.

abraço e espero que o teu carro esteja melhorzinho.

Anónimo disse...

Bem... gostava eu d quando nao tiver carro... ter o tempo tao preenchido como tu tiveste... o meu mecanico só tem mesmo calendários com gajas nuas na parede... e a ultima edicao do jornal a bola...

www.rochasuave.blogs.sapo.pt

Marta Vinhais disse...

Concordo - aproveitaste bem o tempo..com coisas que gostas que é o mais importante...
Gostei do teu texto..
Até já
Beijos e abraços
Marta

Nanny disse...

E aceitar um desafio lá do sei lá!, não???

Parecia-me um bom exercício para passar o tempo... hihihi

Beijinho

Anónimo disse...

Não te penitencies por ainda n~~ao teres lido Torga... Dá-me ideia que ele vai ficar por aí :)

Anani disse...

E quantas horas se passaram com isso?
Ahahahah
Que máximo!
Agora vou aos links :-)