segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Backups - Temos feito cópias dos dados dos nossos pc's ?

Ao longo do tempo e à medida que o computador tem vindo a ocupar um espaço e importância maior na minha vida, a preocupação em não perder tudo o que lá tenho guardado tem vindo a constituir uma pequena grande obsessão. E porquê? Porque já tal me aconteceu e, só apenas nessas alturas, darmos por nós, desesperados, confrontados com a falta de termos guardado, atempadamente, uma cópia de segurança (normalmente chamado backup) quando todos os dados são perdidos, por uma falta de luz e consequente avaria do pc ou algo similar.
Fotos, músicas, documentos digitalizados, notas variadas, agendas telefónicas e muitas coisas mais que, se as perdesse hoje, choraria sangue. Em empresas - já o sabemos - os backups são coisas que são vistas com uma seriedade extrema. Já imaginaram, por exemplo, os mails que temos, em versão web, como o gmail, se perdessem devido a avaria dos pc's onde tudo está guardado? Iam à ruína, claro, na hora. Por isso, têm cópias de cópias de cópias que, mesmo que falhe uma, têm sempre uma outra de recurso.

E nós, por aqui, nos nossos pc's particulares? Pois... São tantas as vezes que esquecemos que, não existindo os tais backups, é sinónimo de jogar à roleta russa.
Daí que há tempos aprendi bem a lição e comecei a fazer backups utilizando este ou aquele programa, uns a pagar e outros gratuitos. Muitas voltas dei e tenho que chegar à conclusão, hoje em dia - e que grande verdade que é - que as coisas mais fáceis e que estao debaixo do nosso nariz acabam por ser as melhores! E digo isto porque, na última revista da Exame Informática, que assino há anos, vinha um artigo sobre backup do Windows XP. Sabia já que existia já, sim, mas nunca tinha dado grande importância. Experimentei, seguindo os passos do que lá vinha escrito, e voilá! Tão prático e tão fácil ! E não é preciso mais que aquilo!

Deixo aqui a duas folhas de instrucções do backup, digitalizadas, para que possam experimentar, se assim o entenderem e quiserem. Vistas daqui, são pequenas demais para se conseguirem ler, mas basta fazer "save image as" / "guardar a imagem como", gravar assim sendo as duas fotos no pc e depois aumentar (com sinal +/- ou algo parecido).

backupXP_1 backupXP_2

Para lá chegar e como verão, é muito fácil: Iniciar>Acessórios>Ferramentas do Sistema>Cópia de Segurança (backup), isto se o vosso windows estiver em português. Se estiver em inglês, será igualmente fácil.

 

backupXP_3

No caso do Windows Vista, o processo é praticamente igual, embora o caminho de entrada seja um pouco diferente: Painel de Controlo>Sistema e Manutenção>Centro de Segurança e Restauro para iniciar a aplicação. Clicar, depois, em Fazer cópia de Segurança de ficheiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No meu caso e porque não quero arriscar nadica, comprei um disco rígido externo e é para lá que mando tudo mas depende do volume de dados que tenham; se não fôr muito, até podem gravar num cd ou mesmo numa divisão (partição) diferente do disco rígido. Para terem uma ideia, no meu caso, tenho actualmente 80 Gigas, o que é um bocado (é o que dão as músicas!).

Se estivéssemos a falar de um Mac, nada disto era preciso pois aquelas máquinas infernais fazem os backups automaticamente sem termos que nos preocupar com nada.

Se tiverem algumas dúvidas, terei todo o gosto em ajudar no pouco que sei. Mas, principalmente, não se esqueçam dos backups!!!! (podem sempre, quando fizerem a configuração, automatizar para o dia e hora que quiserem).

Ah!  E uma coisa mais! Vi num comentário do Noivo a preocupação em gravar os textos dos blogs, não vá acontecer alguma coisa, apagar o blog por acidente, por exemplo.
Bom, neste caso não tem grande complicação como resolver: simplesmente é ir ao explorer ou outro browser - com o blog aberto - e fazer "save as" e já está. Só que - atenção - se o blog, por ser grande, estiver dividido em várias páginas - nos settings>formatting>posts/days - então aí há que fazer o "save as" quantas páginas tivermos ou então, para simplificar, alteram (só para fazer a cópia) para o número máximo de 500 posts, para ter o blog numa página só e fazer então o "save as", seguindo a opção do explorer "Web Archive single file". Se quiserem apenas os textos, faz-se "save as", utilzando a opção no "save as type" em text file (isto para quem tiver em inglês). Em português, a tradução é linear.

19 comentários:

ana disse...

É sempre bom termos quem nos lembre que há distancia de um clique também está a segurança!e se hoje os "backup" fazem parte da minha rotina também foi ás custas de há tempos ter perdido tudo aquilo que tinha cá no computador!Lá está geralmente só o fazemos quando isso nos acontece!
Interessante este post.

Beijinho..
Boa semana

Jo disse...

e para o Windows Vista? tb há?

beijos**

*Um Momento* disse...

Gato escaldado...
Assim me senti eu o ano passado ( embora tivesse e tenha o vicio de guardar tudo) no mês em que mandei colocar um disco rigido com mais espaço o malvado ou não foi bem colocado ou lá o que o valha nem passado um mês... foi-se...Queimou!!
Resultado... foram-se os arquivos de um mês guardados...
Entretanto este mês TODOS os pc's cá de casa foram para "vistoria":)
O resultado antes de os mandar para tal, foi mesmo comprar um disco externo ( 500GB) onde guardei tudo... Mas...ainda assim o mais importante passou para a minha hiper pen..
Ou seja... não quero mesmo voltar a perder um dia de nada:)
E irei ver e guardao o que connosco partilhas com muito gosto
Muito Obrigado!!!
Apanha este beijo meu... com muito carinho:)))

Tem uma noite muito Linda

(*)

Anónimo disse...

Bom dia!:)
Este "Vista" tem-me dado trabalho qb...
Desde o ter que actualizar a minha connect box... até passar horas com a técnica da vodafone pois o pc(zinho) não havia maneira de a aceitar... ainda atiro o"vista" janela fora:D
Quanto não vale o meu"querido" XP:D
Obrigada!!
Beijo e dia muito Lindo desejo!!!

:))))

(*)

*Um Momento* disse...

Hum...
Fui directamente á Boavista , onde me queriam marcar hora para o dia seguinte para falar com a técnica que iria actualixar a Box... Mas... nanana... já tinha ido ao site e afins... nada funcionava... logo bastou dizer que ia cancelar naquele momento exacto a minha assinatura para vindo do "nada" a técnica me atender no momento... afinal já nem foi preciso esperar pelo dia não sei quando a não sei a que horas... mas te garanto...se não tratassem da conect box era mesmo na hora que cancelava a assinatura...
Muito sinceramente... a técnica foi super simpática...eu é que não tenho culpa se compro um produto supostamente viável para usar em TODOS os pc's e chega ao Vista e não dá... o problema não é meu e como eles dizem...o cliente tem sempre razão( nem sempre mas pronto)
Sorrindo !!!!
( Quanto ao Mac...ai ai... eu já tenho 4 pc's em casa e mandei um Acer para Espanha para ir visitar o seu fabricante pois um dos drives não estava a funcionar correctamente... um dia peço casamento à informática:D)

Beijo Imenso!

(*)

Anónimo disse...

por falar nisso, se acontece algo ao blogger lá se vão todos os meus textos! Tenho de tratar disso!

Red Light Special disse...

O Noivo tirou-me as palavras da boca...
Tenho que guardar os meus textos fora daqui.
Quanto a backups, sou casada com um informático, volta e meia é tudo guardado. valha-me isso.. que sou uma despistada nestas coisas.
lol
bjinhos para ti, obrigada por relembrares!

Rafeiro Perfumado disse...

Por acaso é um tema com o qual tenho muito cuidado, o PC particular, o do emprego outros que se preocupem. Agora em casa, é parte da minha vida que ali está, os meus textos, as minhas fotografias, os meus links porn... isto é, outras coisas!

Pekenina disse...

Olha..por essas e por outras comprei um disco externo! Hehe. Mando tudo para lá e está feito.
Essa do blog é que não sabia. Thanks!
Beijinhos*

Rp disse...

Dá jeito sim senhor!
Obrigado! eheh
Abraços

... disse...

Realmente é um pesadelo perder tudo o que se tem no computador...

Obrigada pelo post, porque realmente mais claro e útil não podia ter sido ;)

Beijos grandes!!

Adore disse...

Informação sempre ao mais alto nível ;)

beijinho grande

Lucia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucia disse...

sim, post muito interessante e importante, mas o que queria mesmo dizer é... estás linkado :) obrigada por todos os comentários deixados na minha página, estou muito feliz por merecê-los :)
até breve **

Alexandre disse...

Eis aqui uma dica fundamental nos tempos que correm. obrigado!

Os meus «back-ups» passam por gravar muitos cds ou dvds iguais, usar vários discos externos e mesmo assim estou sp com o coração nas mãos, porque o virtual não se vê!

NUnca perdi nada de muito importante mas às vezes tenho saudades das fotos em papel...

Um forte abraço! Obrigado pelo xi - outro muito apertado para aí!

Gi disse...

Bom depois do que me aconteceu de vez em quando peço a um dos homens da casa para me ajudarem e vai tudo para um disco, Fizeste bem em lembrar porque já uns tempos jeitosos que não o faço e é altura de repetir a dose. Quanto ao blogue interessa-me bastante, tenho que cá vir ver como se faz. Eles de blogues não pescam nada :)

Se precisar de ajuda grito. Pode ser?

Beijinhos

Viajante pelos Sentidos disse...

Pois é... tenho de tratar disso!
E também de fazer o backup dos posts!

PS - Usei o Windows Live Writer... adorei!

Beijo viajante!

Anónimo disse...

Belas dicas caro Shelyak, também fui experimentar o windows live writer por tua sugestão, é fantástico de facto seja qual for o nosso conhecimento de html e, mesmo para os que não percebem nada mas queiram aprender o minimo, o que foi o meu caso, o live writer é um bom instrutor pois dá-nos automáticamente a "tradução" para html do que fizémos num vulgar processador de texto. Mais um obrigado pelas dicas, vou experimentar essa do backup do blog...

Bombocaa disse...

Mais uma cena útil para sacar...
Obrigada
Kissinho