quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Cada um na sua...

Noite de brincadeira, fim de semana. Ele convidou uma amiga arco-íris  para jantar e aos quais, mais tarde, se juntou uma outra. Riram, beberam, dançaram, conversaram. Numa discoteca. Falaram sobre assuntos variados, numa conversa que ia subindo de intimidade à medida que o álcool se revelava como uma ajuda cúmplice e convidativa. Falava-se sobre o sexo que ambas tinham tido com ele, one at time . Elas conheceram-se naquela noite. Estavam contentes, soltos, felizes. Tesão no ar que se sentia. Fim de noite e uma das amigas ofereceu-se para conduzir o carro dele enquanto os dois iriam no banco de trás; ela sentiu-se voyeur e talvez com possibilidades de uma participação. A três. No carro.
Horas tardias, já na estrada, ambiente hot, música, perspectivas de uma experiência por todos desejada. Fora da rotina.
Ela, por desconhecer os comandos do carro, liga inadvertidamente os máximos. Olhando pelo espelho retrovisor, pergunta: como se desligam? Ele, distraído e já noutro planeta, responde momentos depois mas não os suficientes para um polícia, que fazia parte de uma operação stop, ter mandado parar. Documentos e teste ao álcool. Por ela ter jantado pouco, acusou 1,2. Ele, numa tentativa de ameninzar e resolver a situação, pede que lhe seja feito a teste: 0,39, apenas e possivelmente por ter jantado bem.
Ele: sr. guarda, e não podia considerar  a possibilidade de ser eu o condutor?
Guarda:  E era?
Ele:  Pois... (disse, resignando-se perante um "e era?" tão desconcertante...)
Ele, curioso: Oh sr. guarda, entre tantos carros, porque nos mandou parar?
Guarda: Porque tinham os máximos ligados!
E lá fomos os 3 para a esquadra para ser feita a contra-análise, onde ficámos 3 horas.
Ela para Ele: Azar!
Ele: É mesmo! Paciência...
Saímos já o sol se levantava.
E assim se acabou a noite.
... 

Vi o filme do Woody Allen, Match Point, há algum tempo e recordei esta cena passada. Recordo também o dizerem-me, quando solto, por esta ou aquela razão, um "que azar! ou "que sorte!", não existir sorte ou azar. Tudo terá a sua razão de acontecer. O acaso não existirá! E fico a pensar... a pensar nestas duas cenas do filme... na primeira, a bola cai, depois de bater na rede, para a frente ou para trás. Por sorte, para quem ganhou o ponto? Por azar, para quem o perdeu?

 

Nesta segunda cena, o anel, por ter tombado para o chão e não para o rio, livrou a personagem, por razões diversas, de ser condenado por homicídio.

 

Por tudo isto, fico a pensar...

O destino existirá ou será mesmo tudo uma questão de acasos, de sorte ou azar?

Pensar em questões destas leva-nos a ter que acreditar ou não na existência de um tal ser superior - que não compreendemos - e que carimba ou não o nosso futuro à nascença...

É como falar de política, religião ou futebol... cada um na sua, respeitosamente...

Respeitemos a liberdade de pensamento, opinião e forma de estar, sem julgamentos.
Afinal, é tudo uma questão de fé...

Era bom que fosse sempre assim, não era ?

 

Notinha: fazem-me o favor de ver os dois vídeos que acho serem imperdíveis? Além disso, deram-me uma trabalheira: pôr o filme Match Point no pc, fazer os cortes destas cenas, upload para a minha página do Imeem, e daí para o blog ! :)
Já sei que, por vezes, com a nossa pressa, damos uma vista de olhos e lá vamos à frente mas digo-vos que valem mesmo a pena serem vistos e, ainda por cima, muito curtos: um 30 segs e o outro pouco mais.

(sou chatinho às vezes, não sou ? ihihiih)

19 comentários:

Devaneante disse...

Já vi que neste blog posso encontrar temas interessantes sobre os quais divagar...

sorte... azar... acaso...
Três palavras que, na realidade, se referem exactamente à mesma coisa. Mas o que é afinal o acaso?... Sem dúvida um assunto que daria para muita conversa e muitos posts...

Bem vistas as coisas, nós próprios somos, também, o resultado do acaso... afinal, de entre os 200 a 500 milhões de espermatozóides que o meu pai depositou na minha mãe, poderia ter sido outro o primeiro a chegar aquele óvulo... e nesse caso eu não estaria agora aqui a divagar sobre este tema, porque não existiria eu, mas sim um outro eu...

A vida é, afinal, uma grande sucessão de acasos... mas, uma vez mais, o que é o acaso?... o caos ou uma ordem que nos ultrapassa?...

Sim, a fé é o último refúgio, quer seja a fé numa ordem divina, ou a fé de que existe uma ordem que desconhecemos e que está à espera de ser descoberta.

PS: obrigado pelo simpático comentário deixado na minha "descoberta indiscreta".

Abraço

Anónimo disse...

Se eu ainda não tivesse visto o Match Point... agora tinha ficado muito zangada com o Sr. Shelyak... pois acabou de revelar o twist final do filme! :P Mas como já vi, no harm done... :)

Nessas coisas do destino ou não... eu acredito num compromisso entre os dois mundos, a predestinação e o acaso. Acredito que exista uma espécie de esboço daquele que será o nosso caminho, com umas quantas linhas mestras... pessoas que temos de conhecer, lugares por onde passaremos, etc. E depois nós, com as nossas escolhas, tropeções, avanços, derrotas, asneiras... vamos construindo o desenho final. A obra prima que é a nossa vida. :)

Kiss**

GataHari disse...

Estimado Shelyak!!! NADA é por acaso.....
Passa no meu cantinho, tenho um desafio para ti....se tiveres paciência!!!!
;)

Anónimo disse...

Pá, eu quero comentar este assunto de que hoje nos falas, mas estou chateado porque não consigo ver os vídeos... vou fazer aqui uma birra até conseguir ver...

Adore disse...

Eu já vivi um episódio muito parecido com o teu, só que eram 4 no carro :)

Tens uns prémiozitos no meu blog, quando puderes,passa por lá.

beijinho

ana disse...

Caro Shelyak,estas coisas do destino são um pouco complicadas,a mim cabe-me dizer que acredito que tudo o que acontece tem sempre uma razão para acontecer! Nada nesta vida é ao acaso penso eu!
Como sempre os teus posts são uma delcia,:)

Espera-te desde ontem no meu cantinho um mimo que te ofereço de coração,passa lá para apanhá-lo

Beijnhoo doce!

Anónimo disse...

o destino vai ser usado quando nos resignamos com algo: "é o destino"
A sorte ou azar vai depender de que lado da trincheira estamos:)

Anónimo disse...

"One man's loss is another man's gain"...destino de ambos?Coincidência?Mas tudo aconteceu por uma razão...E ficamos na mesma!

Kiss from Black Betty...

Anónimo disse...

O Matchpoint é muito bom sim. Tenho-o e já o vi bastantes vezes...

Confesso que quando estava a ler a história,pensei que aquilo ia descambar para outro sitio :-) ai esta mente!

Maria José disse...

Sorte, azar. Como tudo, uma questão de perspectiva. Como sempre, a propósito de nada ou coisa nenhuma, levando o mortal comum a indagar-se. E a recordar-se que ainda não sabe a resposta, quando filmes e histórias assim acontecem no meio da vida do dia-a-dia.

Pekenina disse...

Na vida, além de acções reflectidas das quais sabemos as consequências, também dependemos um pouco da sorte, ou da falta dela. Porque às vezes, nem tudo depende de nós.
Beijinho*

Luís Galego disse...

O destino às vezes apresenta-se como uma roleta russa...interessante e com algum humor este teu post.

Eärwen disse...

Tudo é questão de fé!
Gostei imenso do teu post, como sempre meu amigo.

Pérolas incandescentes de carinho.

Eärwen

luafeiticeira disse...

Eu vi os filmes, mas confesso que foi pela tua insistência e só então os relacionei com o 1º texto. Destino ou coincid~encias, para mim o 2º....
Beijocix meus e de...

MARIA MERCEDES disse...

Desculpa lá, mas com esse falatório todo a dar-te para o sentimento e para a religião, devias acusar para aí uns 3,5. Pelo menos!

beijinhos bem cépticos

Anónimo disse...

Anónimo Conhecido (do costume...)

Depois de ler os comentários aí para cima sobre o Acaso e o Destino, confesso que me sinto um pouco só!

grande abraço

Peach disse...

nem sei que te responder!

sempre disse que não acreditava no "destino"... mas será que é apenas de acasos, de sorte ou azar?

estou contigo... será?

beijo

ps- vi os videos!

Anónimo disse...

Eu acredito no destino,por vezes acho que o podemos modificar mas outras vez afirmo o contrário... Mas que ele existe, existe
Jokas

Francisco del Mundo disse...

vi o filme, mas como pediste com jeito, voltei a ver os videos!:D Quanto ao destino, sempre defendi que ele existe! Existem certas circunstancias que estão destinadas, mas onde o nosso livre arbitrio decide o caminho. A vida é um infinito caminho de escolhas! E o destino vai moldando-se, mas introduzindo elemento comuns... Como por exemplo duas pessoas que se encontram ao fim de um tempo, apesar de se terem afastado... Quanto a entidade superiora, acho que é um espectador com um comando!:D Assiste e só de vez em quando intervém...
abraço