sábado, 28 de abril de 2007

Reviver o passado na Abadia de Westminster...

Hoje li um post num blog delicioso - Fundamentalidades - onde por vezes se consegue perder a noção do tempo. Esse post, sob o nome "O cão preto morreu", era triste mas adorável. Fez-me, algo inesperadamente, recordar tanta coisa ao mesmo tempo ao ponto de ter deixado um comentário que aqui transcrevo.
__________________________
Não tenho qualquer problema em chorar, pelo simples facto de ser homem mas muito raramente me acontece. Formas de sentir, creio...No entanto, tenho dolorosamente presente as duas últimas vezes que tal aconteceu e em ambas estava sózinho...a primeira, em 6 de Setembro de 1997, no preciso momento em que se ouviu a voz do Elton John entoando a despedida da Princesa Diana na Abadia de Westminster. A segunda, quando lia a parte final do livro Marley & Eu, a história de um labrador adoravelmente travesso, em que foi necessário pô-lo a dormir, depois de creio que 12 anos de uma vida intensa e feliz. Nessa altura, olhei para o meu cãozinho, um adorável (aos meus olhos, pelo menos) golden, e senti saudades dele. Tinha então um ano e pouco meses. Hoje tem pouco mais de ano e meio. Nessa altura - e pode parecer disparatado - senti todo o peso da mortalidade, não apenas por ele mas também por mim e por todos os que me rodeiam e me são queridos. Foi muito mau. Passou-se algum tempo antes que esta sensação se fosse amortecendo. Mas continua tão fortemente gravada no meu espírito...

___________________________

Sei que não se pretende que um blog nos faça trazer más recordações ou tristezas, pelo contrário, mas também é verdade que reviver o passado faz parte do nosso presente ou mesmo futuro; e quando ele é partilhado, por vezes inesperadamente, como agora, pode-se sentir algum bem estar... Neste caso, não será Reviver o passado em Brideshead mas sim em Westminster. Depois de ter deixado o comentário que falei há pouco, fui relembrar aquele momento mágico na Abadia e que aqui vos deixo.

2 comentários:

Alexandre disse...

Obrigado! Quem ficou agora comovido fui eu!!!

Muitas vezes até os homens choram no escurinho do cinema... e comigo já aconteceu até em filmes de desenhos animados... eles fazem as coisas de tal maneira que mexem mesmo connosco.

São as emoções e ainda bem que elas existem e que de vez em quando nos «pegam»... quando nos emocionamos sentimos mais as coisas, vivemos mais intensamente esses momentos e recordamos isso com mais facilidade - e recordar é fundamental para nos mantermos lúcidos... acho eu!!!

Um abraço!!! Obg pela visita e pela referência!!! Volta sempre!!!

eudesaltosaltos disse...

Eu n tnh probs em chorar... mas n gosto q me vejam a faze-lo... da última x q chorei, senti-me injustiçada, irritada, furiosa... normalmente nc choro de calma... bj