domingo, 22 de abril de 2007

Passar à capa...

Li há dias, no jornal O Sol, um texto da Margarida Rebelo Pinto (sem fazer juízos de valor quanto à sua qualidade como escritora), que aqui transcrevo - com a sua esperada licença - pelo curioso que achei do "Grito de Alerta" que deixa transparecer (conhecem o "Grito de Alerta" da Bethania ? bem lindo, digo eu... se quiserem ouvir, encontrarão na coleção - gramática já segundo o acordo luso-brasileiro- sorrisos - musica brasileira, neste blog).

Passar à capa...
HÁ uma frase do Jules Michelet que nunca me canso de citar. «O homem caça e luta, a mulher intriga e sonha». O homem caça tudo; coelhos para o jantar ou coelhinhas para a sobremesa. E luta para ser o mais forte, ou o melhor, para conseguir uma promoção, um aumento de ordenado ou os aplausos dos amigos da equipa cada vez que marca um golo nos jogos de futebol amador de fim-de-semana.
E quando é a mulher a caçar? Pois é, os homens não gostam. Mesmo que saibam que são as mulheres que escolhem os homens, precisam sempre de sentir que elas dão algum trabalho a apanhar. Se não tiverem de correr atrás delas, se a caça não lhes proporcionar aquela dose de adrenalina necessária para os fazer correr e suar as estopinhas, perdem o interesse com facilidade. Daí que as mulheres aprendam desde cedo a arte de os fazer passar à capa, expressão taurina de meu agrado pela sua densidade metafórica e, entenda-se, nenhuma maldade subjacente, até porque gosto da lide enquanto espectáculo – nisso sou muito portuguesa e pouco verde. Que me perdoem os ecologistas, mas uma boa corrida de touros é um grande espectáculo nacional e faz parte da nossa cultura.
Há quem diga que o *** Teasing é um desporto como outro qualquer e há quem diga que *** Teasing é O desporto. A sedução é um jogo com regras explícitas e implícitas no qual o poder oscila entre um lado e o outro. Os homens pensam que são as mulheres que detêm todo o poder, as mulheres concentram-se para não o perder, e para que os homens não percebam o poder que têm sobre elas. Complicado? Claro que sim, como tudo o que dá sal e pimenta à existência, tem de dar um bocadinho de luta, senão não tem graça nenhuma.Não atender o telefone sempre que ele nos liga, não estar sempre disponível para almoçar, jantar ou para o bem-bom, não suspirar para cima dele mesmo que nos pareça o homem mais sexy do mundo são pequenos truques que ajudam a manter as relações equilibradas, sobretudo no início. E caso ele estique a corda, há que esticá-la também do lado de cá. Não é manipulação, é bom senso.
Quando um homem está mesmo interessado numa mulher, faz o que for preciso para estar com ela; atravessa países, apanha aviões, vem de barco, de bicicleta, de camelo ou de trotineta, até alcançar o seu objectivo. Passar os homens à capa, dando-lhes a entender que somos difíceis de agarrar, é uma arte feminina milenar cuja eficácia nem vale a pena discutir. A única prática com a qual não concordo é a de dar esperança a tipos que não nos interessam nada só para ganhar uma companhia para jantar. O *** Teasing enquanto desporto não deve ser praticado com nenhum adversário que não tem à partida qualquer hipótese de vencer. Isso sim, é maldade e manipulação. Há que jogar limpo, play fair. E já agora, ter fairplay quando se perde, seja de que lado for.

Sem comentários: