sábado, 30 de junho de 2007

Não comer do mesmo prato...

«Mas o que é que te aconteceu?» - «Não sei», disse ele hesitante, «talvez as harpias tenham voado sobre a minha mesa.»
Acontece hoje, de vez em quando, um homem pacato, comedido, reservado, tornar-se, de repente, furioso, partir pratos, virar a mesa, gritar, berrar, ofender todo o mundo e, por fim, afastar-se envergonhado, furioso consigo próprio. Para onde? Para quê? Para morrer de fome? Para sufocar nas suas recordações? Quem tiver os apetites de uma alma elevada e requintada, e só raras vezes encontrar a sua mesa posta e a comida pronta, correrá, em qualquer altura, grande perigo; mas hoje, ele é extraordinário. Lançado numa época barulhenta e plebeia, com a qual não quer comer do mesmo prato, facilmente pode perecer de fome e sede ou se, finalmente, apesar de tudo, «se servir» - morrer de um nojo repentino.
Nós todos, verosimilmente, já comemos em mesas onde não tínhamos lugar; e precisamente os mais espirituais de entre nós, que são os mais difíceis de alimentar, conhecem aquela perigosa «dispepsia» que resulta de repentinamente nos apercebermos e ficarmos desiludidos com a comida e com a companhia à mesa - o nojo do «após-mesa».
Friederich Nietzsche

8 comentários:

*Um Momento* disse...

Esses texto está...Poderoso
Bem verdadeiro!
Parabéns
!

Já agora...
Partilhamos o mesmo prato? :))

Um beijo de bom fim de semana :)

PS: adoro esta musica (*)

Maria Ostra disse...

É o que se chama engolir sapos... :P

CS disse...

Que engraçado... Lembrámo-nos os dois de Nietzsche no mesmo dia! Hoje também me deparei com uma frase dele que fez muito sentido para mim... e tinha praticamente acabado de fazer o post, quando vejo este teu. :)

Beijinho

Silêncio © disse...

Shelyak,

Texto fabuloso.

Um Beijo Silencioso

Anónimo disse...

Tiraste-me as palavras da boca...
Em algumas situações da vida acontece...
Não comer do mesmo prato..
Está muito directo e sucinto o texto tão bom que me fez sentir isso mesmo... Não é fácil quando nos apercebemos disso...entendo-te
Meforever :)

Maria R disse...

A mim ficou-me a sensação de sentir o nojo do pós mesa...bolas q este texto me levou numa viagem, alto lá c ela...
É o ter de comer pq n se resiste e dps ficar agoniado...e n estou a falar de comida
Obgda! Tava a precisar de me lembrar de sentir isto!

Ana Luar disse...

A magnifici�ncia do texto � patente... e perfeitamente adapt�vel... poderei dizer-te de forma concisa que sendo adepta da boa mesa... opto sempre pela originalidade de pratos que nem sempre requintados, s�o donos de uma variedade de sabores, que nos faz desejar a pr�xima refei�o.
Agora uma coisa te garanto... at� hoje nunca me sentei em nenhuma "mesa" em que n�o existisse um lugar para mim... E engolir, posso engolir muita coisa... mas "sapos" Jamais! (risos)

Shelyak disse...

Um Momento,
Maria Ostra,
Cookie,
Som do Silêncio,
Anónimo,
Maria R,
Ana Luar,

Fiquei preso a esta ideia no momento em que a li... um texto que não nos deixa esquecer ou que nos faz recordar que, infelizmente, já nos encontrámos em tais situações mas verdade também que, à medida que nos vamos sentindo mais seguros e auto-confiantes, não temos que comer de pratos que não gostamos...