quinta-feira, 21 de junho de 2007

Portugal também tem coisas boas mas não resisto a uma marotice...




O nosso amigo Francisco del Mundo, no seu post de ontem, dizia que, por ter já criticado o nosso país anteriormente, era agora altura de relevar algumas das suas partes boas ou mesmo - e agora digo eu - contar um pouco da sua história, o que acho perfeitamente justo; este exercício poderia ser através de 3 elementos, sejam eles música, imagem, frase, por exemplo. Ah! E de tal forma representativo ao ponto de dar uma ideia de Portugal a alguém que o desconhecesse...
Então, aqui vai a minha sugestão...:)


1. Mariza, num fado lindo... ligação do Portugal moderno com a nossa história...






2. E porque não uma breve mas compreensiva história no nosso país até aos dias de hoje?





3. Obrigatório...
As armas e os Barões assinalados
Que da Ocidental praia Lusitana
Por mares nunca de antes navegados
Passaram além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo reino, que tanto sublimaram;




4. Uma informação adicional, que não deixa de ser útil...
A partir de um index recentemente criado, em termos de segurança, Portugal está em nono lugar dos países mais seguros num conjunto de 121 (fonte:Time - fazer duplo clique em cima da foto para melhor visualização).


E agora a marotice...


Lia no Sol, último fim-de-semana, uma muito pequena notícia relembrando a data de 12 Junho 1947, que assinalava a presença do nosso então ministro dos Negócios Estrangeiros, Caeiro Dias, na Conferência de Cooperação Económica Europeia realizada em Paris, a propósito de uma reunião dos países afectados pela segunda guerra mundial e candidatos à sua inclusão no recém criado Plano Marshall.


Dizia o brilhante ministro: «As felizes condições internas de Portugal permitem-me declarar que o meu País não precisa de ajuda financeira externa.»
Claro que, pertante tal afirmação bombástica, ficámos de fora deste plano, orgulhosamente sós.
Curioso é que, um ano e pouco depois, em 27 Setembro 1948, o agravamento da situação financeira e cambial portuguesa levaram o governo português a anunciar a intenção de Portugal em se candidatar a este plano, o que veio a ser formalizado quase dois meses depois, em 24 Novembro.
Nem vale dizer que, nesta altura, e também pela neutralidade que assumimos durante a guerra, apenas ficámos com algumas migalhas.


Ao ler tudo isto lembrei-me, de imediato, no nosso "querido" ministro Mário Lino, a propósito do Aeroporto da Ota; uma dia diz que não tem volta atrás com a veemência que lhe conhecemos - para não falar em outras saídas brilhantes que tem tido - para logo de seguida, dar o dito por não dito...


Se tudo isto não fosse triste, todas estas mentiras a que os políticos, em regra, nos têm vindo a sujeitar, sorrir-me ia...
Bom....também, verdade seja dita, todos nós temos uma certa tendência para dizermos ou tomarmos posições segundo as nossas conveniências, só que uma coisa é quem está no Governo, gerindo o dinheiro dos nossos impostos, e outra somos nós, em que, cada um dos nossos actos, é da nossa única e inteira responsabilidade. Digo eu !


E, como diz o Alexandre... entretanto vamos dançando o flamengo...

Um excelente fim-de-semana que a todos desejo...

Notinha: Para os interessados, não esqueçam que este fds é o Salão Erótico de Lisboa

6 comentários:

Francisco del Mundo disse...

Boas escolhas... Estes gajos que fazem desafios destes...:D ahahah
Abraço

Marta Vinhais disse...

Como sempre, um post interessante, bem estruturado...
Tive pena de não ver o video da Mariza, de quem gosto...
Obrigada pela visita, desta vez ao meu outro blog - sempre apreciadas as tuas visitas.
Por cá, vamos gozar o S João...
Beijos e abraços
Marta

Anónimo disse...

Pois é este concerto ao vivo da Mariza é lindo, tenho comigo e não me canso de ver e ficou... traz muitas recordações... As coisas vulgares que há na vida
Não deixam saudades
Só as lembranças que doem
Ou fazem sorrir
Um abraço forte a um cão que sente esta música..
Me

R. disse...

Sim senhor,parabéns pela tua escrita aqui :)eu fiquei-me pela chuva da Mariza,que é um fado que eu adoro!bj

Alexandre disse...

Obrigado pela referência a mim, heheh! É assim: Portugal não existe, foi formado por um aglomerado de invasores que foram sendo escorraçados do centro da Europa e que chegaram aqui e não tiveram outra saída que não fosse o mar - esta foi uma tese que eu defendi no meu 12.º ano - há muitos anos - e que pelo menos valeu uma discussão entre todos os professores de História da escola na altura.

Quanto ao ministro num qualquer outro país já teria sido demitido - o Governo deve governar e não achincalhar os contribuintes. Por falar em Governo vamos ter um intervalo de 6 meses na governação - por causa da presidência europeia - o que só pode ser bom sinal... se a Europa quiser levar também o Sócrates faça o favor, nós não nos importamos!

Uma ressalva aqui para o Presidente da República, que se tem mostrado interventivo em inúmeros assuntos, ao contrário daquilo que é habitual nos presidentes da República no 1.º mandato. Digo mais: se não fosse este intervalo da Presidência Europeia, acho que o Governo de Sócrates não chegaria ao fim do mandato apesar de ter maioria absoluta!

Um abraço!!!

Alexandre disse...

Esqueci-me de falar do Salão Erótico! E eu que até tinha prometido que este ano não faltaria, não consigo arranjar tempo para lá dar um salto... e quem sabe, talvez até uma cambalhota...