terça-feira, 5 de junho de 2007

Dia Mundial do Ambiente - Money Talks...

Porque hoje é Dia do Ambiente, umas muito breves palavras...



O grande responsável pelo descalabro que hoje se verifica, em termos ambientais, é, como sabemos, o petróleo. Acompanhando a revolução industrial e motores de combustão interna - nossos carros, por exemplo - o primeiro barril de petróleo comercializado data de 1859, na Pensilvânea, USA, para uma produção actual de 83 milhões de barris diários, sendo que a distribuição da produção se encontra dispersa um pouco por todo o mundo, uns locais com mais relevância que noutros.

Em termos de poluição de CO2 (o principal e, como exemplo, os tais gases de escape dos automóveis), a sua distribuição alterou-se recentemente, sendo que a Ásia passou a ocupar o primeiro lugar, com relevância para a China (nada de inesperado):


E não os cavalos mas sim as árvores... também se abatem... Lembro-me da Amazônia, o até agora chamado pulmão da Terra, com uma superfície de sete milhões de quilómetros quadrados, um pouco maior que a superfície da Europa. O tal CO2, dióxido de carbono, que vai para a atmosfera e aí forma uma escudo que dá origem ao efeito estufa (e portanto, ao aquecimento global que temos vindo a sofrer na pele), era, até há pouco, significativamente neutralizado por todas aquelas árvores, através de um processo de nome fotossíntese, em que as folhas, os troncos e o solo capturam e aí armazenam este CO2. Hoje, essa capacidade tem vindo a ser drasticamente reduzida através da desflorestização por via do abate de árvores, em nome do progresso, e incêndios sem fim, criminosos ou não.



Porque apenas o dinheiro e o poder contam, ninguém está interessado em interromper esta sequência. Energias alternativas, essas, vão-se desenvolvendo, lentamente, num ambiente do "politicamente correcto". O tal grupo que comanda os destinos do mundo, G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e, agora, recentemente, Rússia) , manda ainda sim, só que, agora, perdeu parcialmente o controlo: China juntou-se à festa, pelas mãos do G8, e faz agora o que muito bem entende, por força do seu desenvolvimento e sede de poder, como aliás, todos os outros países o fazem ou tentam.


Todo o mundo está em conflito, nuns casos por dinheiro, noutros por rivalidades de etnias, religiões e zangas; nestes últimos, assumem uma importância secundária em face da ausência de dinheiros envolvidos: África tem sido disso um exemplo, em que se assistem a genocídios constantes, assim como outros países pobres em que vencem as ditaduras.



Nos casos em que o dinheiro fala mais alto,lembro-me, resumidamente de:
- Médio Oriente: Arábias, Iraque, Irão, Koweit e todos os outros países da zona andam preocupados pois sabem que as suas reservas de petróleo não vão durar muito mais; por isso, com os petro-dólares, vão comprando os USA e Europa, como a formiguinha que vai amealhando para o futuro;
- Irão, de maioria xiita, num mundo islâmico dominado pelos sunitas,e que se quer vingar da guerra perdida há anos contra o Iraque, agora tudo faz para dominar aquela zona do globo e pelos vistos, com sucesso; Os USA aceitaram agora sentarem-se à mesa de negociações com eles o que é um reconhecimento, por parte dos USA e portanto, Mundo, do domínio de um Irão que diz a todos "se os USA e muitos outros países desenvolvidos têm a bomba atómica, porque não posso eu ter também?";
- Uma Rússia de Putin, que orgulhosamente fez a Rússia juntar-se à mesa dos países que dominam o mundo (G8) e que utiliza como arma o fornecimento crescente de petróleo e gás natural, ameaça agora direccionar os seus mísseis para a Europa;
- Os USA apoiando, desde sempre, Israel, na esperança de que controlem os palestinianos e todo o Médio Oriente mas que, ultimamente, com o aparecimento do Irão e que tem a Israel um ódio de morte, tudo complicou;
- A China, inteligente, paciente e com visão para o futuro, tem ido, de mansinho, controlando a África e petróleo lá existente; agora que os USA e países afins se estão a virar para este continente esquecido à procura de petróleo barato, vão-se deparar com a China,dizendo "eu já cá estava!".




Energia Nuclear... uma alternativa verde? Chernobyl responde por isso. Tudo o que é comandado pelo Homem, tem falhas e, neste caso, desastrosas. Todo o mundo foi afectado, em maior ou menor escala. Poluição lançada pela China demora cêrca de dois dias a chegar ao outro lado do mundo.


Não vejo grande futuro para o nosso planeta, sinceramente...a condição humana, seja em criança ou em adulta, só aprende quando se queima e, por enquanto, apenas tem apanhado alguns escaldões... Acredito que só vai mesmo mudar quando se confrontar com um cenário tipo "The Day After", como a foto que se pode ver abaixo. E aí, poderá ser tarde demais... parte da população poderá sobreviver e recomeçar este ciclo sinusoidal, avanços e recuos, cujo o início se verificou há cêrca de 4.5 biliões de anos... até ao dia...




Por último... com mágoa e algum sarcasmo misturados, um conselho para os que têm interesses em locais junto ao mar, sejam casas ou negócios: fujam daí e mudem-se para o interior; não tem que ser hoje mas vão pensando nisso... em nome dos vossos netos e descendentes. Previsões muito seguras apontam para uma inundação geral da costa portuguesa, com o aspecto que podem ver na zona centro, no ano 2100 (mais detalhes, pf, ver meu post de 10 de Fevereiro passado).

Ah! e uma coisa mais... será que o Al Gore vai cair na tentação de se candidatar à presidência dos USA ? Esperemos que não... é que o poder corrompe...

17 comentários:

Momentos Inolvidáveis disse...

Olá...

Que belo post... para um dia tão especial... acompanhado claro está como sempre de linda música...

Deixei-te um desafio no meu blog...

kiss

Alexandre disse...

Shelyak,

um post completíssimo e utilíssimo! Com a agravante que nos últimos dias a Rússia amuou com a Europa, o Irão iniciou a contagem decrescente para eliminar Israel, a ETA acabou com o pseudo-cessar fogo e um pouco por todo o lado nascem mais e mais conflitos.

Ironicamente, acho que não teremos que nos preocupar com a falta de petróleo, acho que a humanidade se calhar não chega ao fim do petróleo, com estas perspectivas ainda vai sobrar petróleo para a meia dúzia de habitantes deste planeta que sobreviva a algum holocausto...

Um abraço!!!

Anónimo disse...

O melhor post!!! É preciso relembrar que o ambiente está um caos.O ambiente..."porque apenas o dinheiro e o poder contam, ninguém está interessado em interromper esta sequência" Energias alternativas? Muito teremos que esperar!E como dizes..." Acredito que só vai mesmo mudar quando se confrontar com um cenário tipo "The Day After", infelizmente será essa a solução...
Espero o melhor mas sou realista estamos no culminar de um holocausto...que já começou.

Sabina disse...

Al Gore passou por aqui e inspirou-te.

Está muito, muito bom o texto. Todos os problemas, alternativas e propostas foram muito bem comentadas por ti por isso pouco há a acrescentar.

O meu comentário vai apenas para a tal sinusóide (essa curva maravilhosa de altos e baixos que também descreve os altos e baixos da vida).

O problema do homem em relação ao ambiente (e generalizando para tantas coisas) é que essa sinusóide é semelhante aquela que descreve uma função seno, ou seja ilimitada e sempre com o mesmo máximo e mínimo. Traduzindo para português: andamos para baixo e para cima, temos catástrofes seguidas de épocas de bonanza e o homem mostra-se impotente para ajustar esse curva sinusóidal.

Perfeito, perfeito era encontrar-se o equilibrio entre tanto avanço e recuo, e o homem conseguir ter uma sinosóide de equilibrio, semelhante à que descreve o movimento de um pêndulo...para bem do ambiente.

Beijos e obrigada pelo excelente texto

Francisco del Mundo disse...

Essa última pergunta põe-me a pensar... Mas não tenho a certeza que ele ganhe as primárias...
Abraço

Silêncio © disse...

Sem dúvida um completissimo post.
Adorei lêr o que aqui escreves, tem tanto de verdade, mas as pessoas só quando o mundinho vier abaixo, aí sim vão tomar consciencia do que nunca fizeram para melhorar em nada este mundo que é de todos...

Um Beijo em Silêncio

Anónimo disse...

Lá fora o rio está estrangulado, as muralhas reproduzem cada vez mais o calor em forma sufocante e o sol queima os poros, fecha-nos os olhos, o vento tenta fazer tudo para correr até nós, quente e agora leve, misturando-se connosco num sorriso meio tímido e sozinho. Ouvem-se, ruidosas, ameaçadoras, as cores a crescer, as outras cores que a cidade não tinha e quase muralham os invólucros onde vivemos, para que o vento e a luz natural cheguem intermitentes somente. Nos intervalos são as cores apenas da memória que recebemos. E os olhos dessa memória têm a forma de setas, não se comem como as amêndoas. Ilusão. Fios de pensamento, pegajosos, correm-nos pelo corpo.
Quando regressarmos a casa haverá escuridão em cada canto do quarto?
Estamos rodeados de calor por todos os lados. Como de apostadores. O calor é uma época. Os apostadores são uma praga. Apostam em todos os cavalos, dão cabo deles, dos cavalos e deles. Não sei se ganham. Nós outros somos empurrados para continuarmos a apostar nos burros!
Considere-se beijado etc e assim:)

Marta Vinhais disse...

Interessante o teu post e tens toda a razão quando dizes que o poder corrompe...
Obrigada pela visita ao meu blog - acabo de colocar novo post, na mesma linha do anterior.
Até já.
Beijos e abraços
Marta

Alexandre disse...

Viva!!! Tudo bem?

Obrigado pela tua disponibilidade sobre os Scorpions - em princípio eu tenho as músicas mais importantes deles, mas se eu descobrir alguma quer não tenha te direi. Obrigado! Entretanto, se gostares de canções à volta dos tempos do 25 de Abril, Fernando Tordo, P. Carvalho, Carlos Mendes, Simone, etc, etc, eu tenho imensa coisa e posso arranjar-te!!!

Depois diz! Eu ando a fazer uma base de dados da minha música mas ainda vai no princípio!!!

Um abraço!!!

Nanny disse...

Gostei de ver, que mesmo dessa galáxia distante, te preocupas com problemas sérios deste nosso planeta insignificante no Universo, mas imprescindível para nós Terráqueos...!

Um beijo

PS. tenho de te dizer que tenho abusado do teu blog, usando-o como música de fundo para escrever ou ler... tenho-o usado como rádio, apesar de não andar com muito tempo para o ler, todos os dias cá venho ligar o meu som de fundo :-)
Só por isso, se por mais nada for, obrigada

_+*Ælitis*+_ disse...

Este post fala sobre imensa coisa interessante e não sei exactamente onde começar. Mas vivi onze anos em Angola (até 2001) e quando la volto, vejo sempre novos predios construidos, muitas obras que se finalizam rapidamente. Isso surpreendeu-me e disseram que desde que os chineses la chegaram em força, trabalham a serio, a horarios puxados, para construir predios, pontes e estradas.

Muito que bem, quero ver onde isso nos vai levar um dia...

O facto é que temos poucas industrias mas muitos carros (e outras maneiras mais caseiras de poluir o ambiente).

Para nao poluir mais, vao nos proibir de fazer fabricas?

Nao somos nos que poluimos mais. Mas ao mesmo tempo nao temos industria e isso so nos aliena aos outros paises desenvolvidos.

Enfim...

Beijo meu.

Natureza disse...

Nunca é demais falar nestes problemas do ambiente, e é mesmo bom que se vá chamando a atenção para isso! Porque hão de estar preocupados com a economia, com o facto de não puderem evoluir sem poluir?! Se essa evolução não vai ser de todo necessária se o mundo "rebentar"! Ainda se direccionassem toda essa evolução para melhor o estado a que está a chegar o nosso ambiente...

beijito

Anónimo disse...

Pois é post muito interessante, o ambiente que ninguém se lembra em nome do poder "Money talks"...verdade verdadinha. Tambem é verdade que ás vezes nos esquecemos dos nossos amigos e só lembramos quando há uma desgraça...deixamos andar andar e só olhamos para os nossos umbigos e vamos esquecendo aqueles que pensamos que estão na nossa mão, os verdadeiros amigos aqueles que mais nos dão valor...a sociedade está de tal maneira egoista que só pensa em poder e sexo e a prova está à vista em muitos blogs em que se banaliza o sexo e se "vende o sexo" e se expõe tudo e mais que tudo para masturbar talvez os voyers...enfim espero que continues com temas como estes e que o teu blog não seja mais um como muitos... Parabéns!
Jorge

Eärwen disse...

Como sempre meu amigo nos faz refletir... o que deixaremos para a geração futura... o que sobrará da Amazônia, que quase não respira mais... É , precisamos pensar no que queremos fazer desse mundo que habitamos.

Deixo-te um pérola incandescente de iluminação, para que nos brinde sempre com textos maravilhosos.

Eärwen

Anani disse...

Fazes reflectir com mais uma coisa que deprime e que tira a esperança num mundo melhor... e num Portugal melhor. O que vale é que alternas com coisas boas... ;-)
Sabes, eu separo o lixo, ando de metro toda a semana e só ando de carro (um dos com menor emissão de co2) ao fim-de-semana e à noite, uso lâmpadas de baixo consumo, etc. Mas será que conseguirei alguma coisa, diluída numa população de 10 milhões (só no país), já para não falar na do mundo, onde existem uns EUA que não assinam o protocolo de Quioto? Pelo menos, faço o que está ao meu alcance...

Anónimo disse...

Parabéns, está aqui um artigo extraordinário sobre um tema que nos é importante a todos.
Pena que não cuidemos mais do que é nosso e do futuro que temos pela frente.
Bj doce

Sleeping Angel disse...

mui bom o texto faz nos reflectir