sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O Segredo - Momento da Verdade

 

                                             

 Já todos devem ter ouvido falar ou mesmo visto o Momento da Verdade, na Sic, em que são colocadas as questões mais íntimas da vida de cada um. Nem vou aqui julgar a justeza de tal programa ou se é bom ou mau. Não é o que está em causa.
Julgo e revolto-me sim é contra a já conhecida hipocrisia da sociedade em geral quando condena este programa. Não por ser francamente mau. Porque, isso sim, prefere o silêncio e seguir a máxima "faz o que digo e não o que eu faço" !!!

Ali, naqueles momentos, por certo que não se sente bem  ao ver-se confrontada com questões de pessoas-tipo de que se compõe o nosso universo. Pessoas de que a sociedade é composta. Pessoas como nós.

Imagino que um casal não se sinta muito bem quando se vê confrontado, na privacidade da sua casa, com questões tão íntimas como estas duas que aqui deixo nos vídeos - bater na mulher e infidelidades- e, quer queiram quer não, obrigam as pessoas olharem para si próprias  e sentirem-se desconfortáveis. Sentirem-se atacadas pelas suas próprias consciências (e possivelmente também pela sua cara metade). Sentirem velhas feridas serem abertas de novo.

Poderia ser bom o resultado de tal programa. Um alerta para todo este tipo de situações. Para fazer reflectir. Para, talvez, pensar em mudar algo. Uma conduta. Mas não. A sociedade prefere esconder e continuar a guardar silêncio. Bem mais cómodo. Tudo em segredo. É que o segredo é algo que se diz ao mundo inteiro, sim, que todos sabem mas em voz baixa. Nunca em voz alta. Desta forma, todos podem continuar as suas vidinhas como se nada tivesse acontecido.

28 comentários:

Anónimo disse...

Pois, eu continuo a achar o programa um lixo.
Acredito que cause desconforto a muita gente pelas razões que apontas, sim. Mas continuo a achar decadente que se construa um circo baseado nos "podrezinhos" daqueles que escolhem expor-se daquela maneira.
Sim, todos nós temos segredos. Sim, todos nós temos a tal cave onde guardamos o que não queremos que seja visto. Mas será isso errado? Isso faz parte de nós, do nosso mundinho, da nossa individualidade. A crucificação publica não me parece de todo a melhor forma de aprender a lidar com as nossas consciências... Isso é um processo interior.

Shelyak disse...

Olá Marla,
Claro que também considero um programa como algo de muito mau mas quando dizes que é à custa dos "pobrezinhos", pois concordo mas, se pensarmos bem, são esses "pobrezinhos" que constituiêm grande parte da nossa sociedade e onde a violência doméstica será mais frequente.Nós (modéstia à parte) somos uma minoria que vivemos numa espécie de redoma.
Fala-se já em suspender o programa. Fala-se se as autoridades deverão fazer algo contra estes infelizes que lá vão e se expoêm como vemos.
Pelo menos, por caminhos direitos ou tortos, estas tão infelizes questões voltam a ser faladas e, quem sabe, poderão ter alguma evolução positiva.
Mas, como te disse, o programa é lixo e nem estou a seu favor.
Um beijinho para ti e gostei de te ver por aqui.

Anónimo disse...

Por acaso, quis mesmo dizer "podrezinhos" e não "pobrezinhos"... :) E os "podres" existem em todas as classes sociais.
Mas percebi o teu ponto de vista.

Anónimo disse...

Por acaso nunca vi o programa, mas pelo que vi nos videos... realmente acho triste que se continue a querer manter em segredo os podres da sociedade onde vivemos, mas também daí adizer que é certo ou errado tal programa existir... acho que não existe uma resposta certa para isso... acho que quem lá vai sabe para o que vai e pronto, sijeita-se a que meio mundo saiba todos os podres.

Beijinhos

Shelyak disse...

Aiiiiiiiiii desculpa...enganei-me. Li mal.
No entanto, percebe-se o sentido sim.
See you

O Profeta disse...

És um pintor de humanidades...



Aquele abraço

Vitória disse...

Pois, até porque é nitido que as respostas seriam sim, custa mas é ouvir como bem dizes em voz alta, para mim aquilo é o confirmar de quanta tristeza,hipocrisia, e falta de amor próprio que existe por aí.;)

Beijo nino

WOLF disse...

Bem vou começar por dizer que até tive a paciência de ver este ultimo programa,visto que não gosto de falar de cor,o que mais me "chocou"foi ao que este País obriga as pessoas fazerem para poderem ganhar dinheiro para fazer face as suas despesas e dificuldades,pois eu não me iludo acho,ou quase que tenho a certeza que a 90% dos participantes em concurssos os fazem por dinheiro e porque ele lhes faz falta para pagarem algumas despessas mais prementes.
Mas mesmo assimacho que que não ha programas maus,ha é pessoas que tudo fazem para terem os seus 5m de fama nem que para isso tenham que expôr a sua vida e a sua intimidade,estou de acordo quando dizes que ele(neste ultimo programa)teve momentos em que ficava sem saber o que responder(casos de infedilidade e violência domestica),mas não sera que quando se inscreveu neste tipo de programa e até mesmo antes quando prestou as provas não sabia o que o esperava?não acredito que não soubesse.
Imaginei-me a estar ali,e sei que NUNCA o faria,mesmo em situação de desespero(e como sabes,pelo que leste la no meu cantinho,a minha neste momento não esta facil),mas para alem do respeito que me merecem os meus familiares mais chegados,(pais e irmão),e os amigos,sei que tenho "telhados de vidro"como toda a gente,e jamais aceitaria me expor para um País em troca de qualquer valor,a minha dignidade e até o meu orgulho não estão a venda.
Ha que repensar o tipo de tv que queremos,mas acima de tudo mudar as mentalidades e as condições de vida dos Portugueses para que se deixe de assistir a este tipo de "lixo" televisivo.
AMIGO,desculpa,estiquei-me na resposta,lol

UM ABRAÇO e BOM FIM DE SEMANA

JB disse...

Marla,
E ainda... como disseste e bem, os podrezinhos não escolhem classes sociais. Só que quanto mais alta é, mais graves, requintados, perversos e indesculpáveis esses podres se tornam.
E é essa mesma classe que detém o poder e tudo faz para que os seus telhados de vidro permaneçam intactos.
Beijinho

Shelyak disse...

Marla,
Este perfil "blablabla" era eu. Um perfil antigo que não consigo apagar e, pelo que o blogger diz, não se consegue mesmo.

Gandalf,
Verdade que as pessoas quando lá vão, sabem já ao que se vão expor. Só que calculo que tenham sempre a esperança que as perguntas "piores ou mais graves" possam não ser as que são mostradas no programa porque são feitas 50 perguntas no total e "apenas" 21 são as escolhidas para serem transmitidas, à sorte, creio. De qualquer forma, todas elas são "terríveis", digo eu.
Abraço renovado!

Leonor disse...

Acredites ou não, nunca vi o programa e só hoje ao almoço e em conversa com colegas, me apercebi do que tenho andado a perder.
Foi-me dito que é dos melhores programas cómicos a passar actualmente na TV...
Beijinhos

O Principe disse...

Retribuo a visita... irei passando por cá!

Pearl disse...

Opta-se sempre pelo comodo silêncio!

beijo

Anónimo disse...

Ah sim, nisso estamos totalmente de acordo!
O que eu quis dizer é que, não obstante haver muita porcaria a precisar de ser destapada, tal não justifica haver um programa que explora de forma tão básica o pior que existe no ser humano.
Agora que a hipocrisia e o falso moralismo é o pão nosso de cada dia, isso é.

Kiss**

DESIRE disse...

Conheço o programa da televisão espanhola e considero arrepiante o que algumas pessoas se sujeitam para ter cinco minutos de fama...

Bom fim-de-semana!

Beijos prometidos

Unknown disse...

Por muita necessidade que as pessoas possam ter acho que nada justifica destruir desta forma as suas vidas e acima de tudo humilhar as suas famílias.
mas cada vez me convenço mais que o ser humano se vende por dá cá aquela palha, sem a menos culpa nem rancor.

Bjs e bom fim de semana

Canuca disse...

Não vejo o programa, n me suscita interesse algum...aliás vejo pouca tv, a n ser canais de séries...agora desgraças, poupem-me lol.

Beijos

Peach disse...

vou falar em termos de fenomeno televisivo.... não vi o programa, mas calculo como é.

Um facto é que este tipo de programas é aquilo que o povo quer (e não só)...com muito sangue de preferencia.
Sobre ele fala-se ao pequeno almoço, no trabalho, no café... em todo o lado. não sei quais foram as sudiencias de tal programa (segunda-feira vejo) mas calculo que tenham batido o share em prime time.

Um facto é que o programa é uma porcaria mas tem audiencias altas, e é o assunto do dia!
agora se ninguém gosta... quem é que o vê?

lembro-me do BB1 ... nos ultimos dias portugal quase parou! e no fim não oiço uma unica pessoa dizer que viu esses episódios. estranho.

seja como for... não tenho pena dos concorrentes...pk tal como outros programas na nossa tv... garanto-vos que é tudo uma farsa. são actores.

só quero no entanto destacar uma coisa que as pessoas parecem não entender.... a tvi e a sic, são estações privadas e o objectivo é ter audiencias para ter lucros(tal como noutras empresas privadas de outras areas)elas dão o que o espectador quer.
Se queremos programas mais culturais ou de outro estilo... a obrigação pertence á RTP, televisão do estado. essa sim, "pertence-nos" E TEM OBRIGAÇÕES.

shel - desculpa este testamento, mas quando falo em tv, não resisto lol

beijoooooo

Anónimo disse...

Eu falo por mim: eu gosto de ver o programa...a parte das perguntas. Cada um é livre de lá ir e passar por aquilo. Agora o resto: debates, irem à terra das pessoas, axincalharem os concorrentes...isso não.

Onde anda o teu contito?! :-)

Someone disse...

Ola...Passo a retribuir e a agradecer a visita...voltarei para te ler com maior atenção.

Beijo

Avid disse...

Nao conheco o programa, mas conheco alguns parecidos e a opiniao e igual, tudo um lixo desnecessario...
Bjs meus

Anónimo disse...

conheço o formato americano do programa.. acho fabulosa a ideia de se dar dinheiro às pessoas para que elas confessem publicamente os seus maiores defeitos e vícios...

Tereza (do netlog)

_+*Ælitis*+_ disse...

E ja sabemos no que dao os segredos assim abafados...

Beijo meu ♥,

A Elite

gabrielle disse...

Vim até aqui apenas para retribuir a tua simpática visita e... fiquei!
Fiquei espantada com a diversidade e acutilância dos temas aqui expostos, com a escrita e com o bom gosto musical.
Fiquei positivamente impressionada com a forma clara e sem tabus com que se conversa por aqui.
Descobri ainda que já muitas vezes nos cruzamos no imeem [e volto ao bom gosto musical (risos)].
Fiquei com vontade de voltar, e decerto voltarei.
Quanto ao programa nunca vi, não vejo televisão a não ser em salas de espera e este nunca me calhou na rifa, mas posso imaginar, e não imagino nada de bom. Lembra-me um ditado muito usado pela minha avó: a roupa suja lava-se em casa. Ninguém aprende nada de novo apenas porque se expôs num programa televisivo e a privacidade é fundamental na cicatrização de algumas feridas.
Beijinho

Ivo disse...

acho que ninguém até agora disse qual é o verdadeiro problema do programa.
acho que o que choca no programa é o facto das pessoas irem lá contar os seus 'podres' (vigarices, adultério, etc), receberem um prémio monetário (por supostamente ser verdade), e ainda por cima não serem punidas.

onde é que isto chegou?!
então agora uma pessoa vai à televisão dizer que só fez merda durante a vida e depois ainda recebe dinheiro e não lhe acontece nada!

p.s.: ainda nem vi o programa na tv (nem tou com vontade); só ouvi falar dele através de um amigo e o meu comentário é baseado no que me informaram.

2cute4you disse...

Não vi o programa mas ouvi falar e o pouco que ouvi deu-me nauseas!
A decadência não larga a tv portuguesa!

Fresquinha disse...

As pessoas conhecem as regras do jogo antes de se submeterem ao polígrafo. Só lá vai, quem quer ! Certamente que já sabem que esse tipo de perguntas vai ser feito. Ninguém as obriga, Shelyaks.

Dependendo do preço, TODAS as pessoas se vendem. Essa é a terrível verdade.

ACP disse...

Eu tive o (des)prazer de assistir a 1 pco desse programa esta semana... achei desprezível, sobretudo pela atitude execrável da apresentadora, q pretende a qq custo obter audiências! Eu n acho q as pessoas devam esconder as suas coisas, mas a TV n é certamente o local para as partilhar!

Beijinhos